terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Secretário do CLAI/Brasil, Presbítero Darli Alves de Souza, visita Belém do Pará


Café Teológico, na CNBB
Em 2010 comemoramos o Centenário da Conferência de Edimburgo, marco de inauguração do movimento ecumênico, quando lideranças cristãs de todo mundo se reuniram na cidade escocesa para unirem seus esforços para levar as Boas Novas ao mundo, superando suas próprias divisões. Também neste ano tivemos a 3ª Campanha da Fraternidade Ecumênica enfatizando a temática de uma economia a serviço da vida.
Finalizando este ano tão importante para o ecumenismo nesta região, visando celebrar a caminha de unidade trilhada e fortalecer os laços de fraternidade e comunhão entre as igrejas cristãs no estado do Pará, o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC) trouxe a Belém o secretário do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI, regional Brasil): presbítero Darli Alves de Souza.
Numa agenda agitada de quase uma semana houve reunião com representantes das igrejas do CLAI e do CAIC; visita a projetos de organizações ecumênicas como o Instituto Universidade Popular (UNIPOP) e Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião (ACER); confraternização com o Comitê Inter-religioso do Pará, entidade que reúne mais de dez religiões na luta contra a intolerância; e conferência na Universidade Estadual do Pará (UEPA) sobre "Ecumenismo na América Latina”.
Darli Alves também se reuniu com os/as participantes que compuseram a delegação do Pará na 4ª Jornada Ecumênica e representação de jovens das igrejas para apresentar a Rede Ecumênica da Juventude (REJU). O resultado desta reunião é o fortalecimento do movimento de articulação da REJU no norte do país. Já ficou agendado para janeiro de 2011 o primeiro encontro pró-REJU.
Destaca-se nesta visita do secretário do CLAI/Brasil a palestra no Café Teológico com o tema "Ecumenismo: balanço e desafios após cem anos da Conferência de Edimburgo". O Café Teológico foi coordenado pela assessoria teológica do CAIC e cumpriu o seu papel de trazer uma reflexão sobre um tema atual para a sociedade e para a vida das comunidades de fé e das diversas organizações que atuam em cooperação e diálogo.
Das várias articulações e propostas, firmou-se o desejo de construção da 1ª Jornada Ecumênica Amazônica e de realização da Semana Ecumênica, esta em setembro no período de comemoração do Dia Estadual do Ecumenismo no Pará.
Veja as fotos abaixo.
Texto: Tony Vilhena
Fotos: Roseane Brito

Reunião na ACER
Pró-REJU, na IPI





Nenhum comentário:

Postar um comentário