quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 e seus frutos

FES realiza última reunião do ano em Porto Alegre (RS)
Reunidos em Porto Alegre (RS), dias 1 e 2 de dezembro, para a última reunião do Conselho Gestor do Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES) deste ano, representantes de igrejas, organismos ecumênicos e sociedade civil aprovam o repasse de verbas para 60 projetos. Cada iniciativa levará cerca de 10 mil reais, somando 600 mil reais ao todo. A maior parte dos projetos aprovados foi na linha de geração de renda e capacitação pessoal.


Presente no encontro, o secretário geral do CONIC, reverendo Luiz Alberto Barbosa, da Igreja Anglicana (IEAB), ressaltou a importância da iniciativa. “Ao longo deste ano foram inúmeras reuniões realizadas pelo FES no intuito de levar dignidade à pessoa humana. Neste sentido, acredito que cada um dos projetos aqui aprovados é um gesto concreto em direção aos ensinamentos de partilha e doação, lembrados no seio do cristianismo e tão vivo nessa época de advento”, afirmou Luiz.
Além do secretário geral do CONIC, marcaram presença na reunião a representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Pa. Romi Bencke; pela Fundação Luterana de Diaconia, Carlos Gilberto Bock; a representante da Igreja Presbiteriana Unida, Elinete Paes Miller; da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Rev. Francisco de Assis da Silva; pela Igreja Católica Apostólica Romana, Francisco Julho e as representantes da  Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos e Leônia Marques.
Também no dia 2, os conselheiros do FES visitaram o Quilombo dos Alpes, na região metropolitana da capital gaúcha. O Fundo Ecumênico havia apoiado um projeto na comunidade que visava o fortalecimento de sua cultura por meio da valorização da identidade étnica dos quilombolas.
Parceria BNDES e Cáritas
Está sendo estudado um convênio entre o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), por meio de seu Fundo Social, e a Cáritas, voltado para a promoção da economia solidária. Caso seja confirmada, a parceria poderá trazer para o FES um aporte de 10 milhões de reais, e o limite de apoio financeiro para cada projeto será de 50 mil reais.
Quem poderá se beneficiar?
Projetos que permitam a criação ou a melhoria da infra-estrutura de produção, beneficiamento, armazenagem ou comercialização de produtos e projetos de formação e capacitação, seja na área da organização social, da educação ambiental, da gestão organizacional ou mesmo técnico-operacional.
fonte da notícia: CONIC - Geanderson Reis inserido por: Noticias CONIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário