segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem da Revista Entheos
Enquanto o final do ano se aproximava, notei que, naturalmente a Revista Entheos foi ganhando reportagens que confirmavam sua vocação para o diálogo entre os povos e suas expressões de fé.
Na área de Destaques, você pode ler sobre a religião dos Sikhs, que nasceu ecumênica, ensinando que “Deus é Um”. Logo a seguir, Entheos publicou:  “Abraão tem muitos filhos...” , reproduzindo um artigo da Time lembrando-nos que o patriarca de três religiões pode ser um denominador comum para a reconciliação no Oriente Médio.
Com a proximidade do Natal chegou o especial Maria, a mulher que trouxe Deus à terra. Exemplo de fé em várias religiões (você sabia que ela é a única mulher citada pelo nome no Alcorão?), sua história é, na opinião de uma teóloga norte-americana, uma “poderosa rejeição ao sistema familiar patriarcal e aos poderes imperiais que oprimem todos a eles sujeitos”.
Por falar em poderes imperiais, a organização ecumênica Koinonia está, mais uma vez, sob o alvo de veículos da grande imprensa. Mas não conseguiu direito de resposta. Leia o que aconteceu na seção Cidadania.
E, em Reflexão, a revista que se propõe abrir espaço ao pluralismo religioso extrapolou até os limites da fé, com uma matéria sobre campanha promovida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, O direito de crer e de não crer. Mais uma vez somos chamados a um diálogo desafiador, carregado de preconceitos de ambos os lados, tanto quanto o diálogo entre ciência e fé. Daí a importância do curso que o CESEP dará no início de janeiro, exatamente sobre este tema.
Fechei a atualização do site com a sensação de que ele mesmo seria o meu cartão e mensagem de final de ano a tantos amigos e colaboradores que me apoiaram ao longo de 2010. Afinal, todas essas diferentes vozes de fé representadas pelos artigos representam o mesmo sonho. Em todas essas matérias estão o meu desejo de reconciliação e paz entre os povos e as pessoas. Paz é o meu desejo para você também, no novo ano que inicia.
Suzel Tunes
Revista Entheos

Nenhum comentário:

Postar um comentário