terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pastora luterana Marga Rothe é condecorada pela EST


Testemunha viva do Evangelho e do amor de Cristo no extremo norte do país, a antropóloga e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Ma. Rosa Marga Rothe, foi condecorada na última sexta-feira, 3, por seu engajamento na luta pelos Direitos Humanos, com o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdades EST.
“Este título é dedicado não só à pastora Rosa Marga, mas a todas as pessoas injustiçadas e marginalizadas pelas quais ela dedicou grande parte de seu trabalho pastoral”, pontuou o reitor da Faculdades EST, Dr. Oneide Bobsin, ao realizar a outorga do título honorífico.
Presente à cerimônia junto a outros pastores Sinodais, o presidente da IECLB e moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dr. Walter Altmann, disse que Rosa Marga tem sido uma mulher perseguidora de seus ideais dentro da IECLB, oferecendo à Igreja uma de suas faces mais dignificantes.

Ao externar a satisfação da Faculdades EST pela outorga do título honorífico, o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Hilmar Kannenberg, recordou o “estimado serviço” prestado pela pastora luterana na condição de Ouvidora do Sistema de Segurança Pública do Pará, cargo que exerceu por quatro mandatos, de 1997 a 2004.
Em suas primeiras palavras de um discurso emocionado, o amigo e colega de Rosa Marga, pastor Dr. Roberto E. Zwetsch, disse que “para nós que temos o privilégio de participar deste evento nesta noite, ficará gravado na memória a tranqüilidade, a leveza e a demonstração de fé e esperança que marcou e continua a ser uma característica da pastora Rosa Marga”.
Ao destacar os gestos de convivência ecumênica presentes na trajetória da pastora ao longo dos anos, Roberto disse que, junto à sociedade paraense, é público e notório o serviço prestado por Rosa Marga Rothe, uma mulher “reconhecida por sua teimosia esperançosa na luta pela dignidade humana, seja de quem for, pela coragem civil e pela fé inabalável na paz e na justiça”.
Ao tomar a palavra, a pastora Rosa Marga disse que a homenagem prestada pela Faculdades EST representava uma dose muita grande de emoção para um só coração.
Em seu discurso, ela destacou o trabalho realizado na pequena comunidade Evangélica de Belém do Pará que, ao longo dos anos, vem sendo referência de como ser cristã e cristão no extremo norte do Brasil através do anúncio vivencial do evangelho na luta pelo respeito à cidadania daqueles considerados “invisíveis”.
“Foram justamente essas pessoas – consideradas invisíveis socialmente –, que me ajudaram a reconhecer Jesus Cristo nas camadas populares da nossa sociedade”, ressaltou Rosa Marga.
Integrante da Mesa de Honra, o prefeito do Município de São Leopoldo, Sr. Ary Vanazzi, enalteceu o espaço das igrejas como referência para aqueles desamparados socialmente e, o título concedido a Rosa Marga, como motivo de inspiração para a busca de novos ideais na área dos Direitos Humanos.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes à Mesa de Honra para a entrega do título honorífico, realizado no auditório da Faculdades EST, o vice-reitor da Unisinos, Dr. José Ivo Follmann, e a Promotora de Justiça do Ministério Público, Dra. Carla Adami da Silva.

Leia aqui: Laudatio para Rosa Marga

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs
Fonte: www.est.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário