segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) a criação da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, com a qual a Casa agraciará personalidades que tenham oferecido contribuição relevante a essa causa no Brasil.
A indicação dos candidatos, acompanhada do respectivo currículo e justificativa, deverá ser feita à Mesa do Senado até 1º de agosto. A comenda será conferida a cinco personalidades, anualmente, durante sessão do Senado especialmente convocada para esse fim.
O autor do projeto, senador José Nery (PSOL-PA), destacou o papel de Dom Helder Câmara, ex-arcebispo de Recife e Olinda, como um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952, e do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em 1955.
Firmeza
Proibido de se manifestar pelo regime de 1964, Dom Helder atuou com firmeza contra a ditadura e a tortura de presos políticos, como lembrou José Nery.
O senador Eduardo Suplicy, além de ressaltar a trajetória do ex-arcebispo de Recife e Olinda na defesa dos direitos humanos no Brasil, citou o seu engajamento na luta pela erradicação da fome.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que Dom Helder tinha uma "coragem serena" e pregou "resistência pacífica" contra o regime militar de 64. Segundo ele, o ex-arcebispo de Recife e Olinda "doava-se aos mais pobres e indefesos da sociedade".
Símbolo
A comenda, segundo Arthur Virgílio, ajudará o Brasil a manter vivo na memória "um símbolo que deve ser lembrado por todos na luta pelos mais humildes".
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) afirmou que o ex-arcebispo de Recife e Olinda era uma figura franzina dotada de grande autoridade. O senador observou que ninguém poderia encarnar mais a luta pelos direitos humanos do que Dom Helder.
O projeto, que vai à promulgação, foi apresentado em 2008, quando se comemoravam os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Fonte: Agência Senado
Imagem: Boletim eletrônico, Ano 7, n. 297, do deputado federal Chico Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário