quarta-feira, 12 de maio de 2010

Assembléia do CAIC

Parte da história do ecumenismo na Amazônia em nossas mãos

Foi num clima muito festivo que ocorreu a assembléia do CAIC no dia 08 de maio, pela manhã, na sede da Igreja Presbiteriana Unida, no bairro da Cidade Nova - Ananindeua/PA.
Após delicioso café da manhã preparado pela igreja anfitriã, a assembléia iniciou seus trabalhos aprovando os relatórios de atividade 2009 e financeiro 2007-2010.
Outro motivo de entusiasmo foi o encaminhamento da proposta de criação do Dia Estadual do Ecumenismo no Pará. Essa idéia nasceu durante os preparativos da sessão solene da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 na Assembléia Legislativa do Estado e agora, com respaldo da assembléia, será formalizada pelo CAIC junto aos departamentos competentes daquela casa de leis.
O dia escolhido para a homenagem foi o 23 de setembro, data que a história registrou o acontecimento do primeiro culto ecumênico no Pará, ocorrido no ano de 1981, no contexto de luta do Movimento de Libertação dos Presos do Araguaia (MLPA). A fonte apresentada pela assessora teológica do CAIC Roseane Brito da Silva foi a obra de Antônio Carlos Teles da Silva, professor de teologia e pastor que já trabalhou no Pará, denominada "As origens do movimento ecumênico na Amazônia paraense".
Além da presença das delegações das igrejas (Presbiteriana Unida, Católica Romana e Episcopal Anglicana) e dos membros fraternos (Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião - ACER, Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB e Movimento dos Focolares), contamos com a honrosa presença das representações da Igreja Presbiteriana Independente, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Norte 2 - CNBB e do Movimento Evangélico Progressista - MEP que atuaram como observadores/as.
Devido ao estudo do Estatuto que demanda mais tempo, a assembléia foi suspensa e continuará no dia 29 de maio, sábado, de 8 às 11h, na sede da CNBB.

Fotos: Cláudio Augusto



2 comentários: