domingo, 9 de maio de 2010

48° Assembleia dos Bispos promove culto ecumênico

Foi celebrado nesta sexta-feira, dia 7 de abril, um culto ecumênico durante a 48° Assembleia dos Bispos. Na ocasião, o presidente do CONIC, P.Sin. Carlos Möller (IECLB) fez uma pregação acerca da importância do diálogo e da busca pela unidade cristã. O ato também contou com representantes de outras igrejas, como a Presbiteriana Unida do Brasil, todas as Igrejas Ortodoxas do Brasil, Igreja Anglicana e algumas comunidades pentecostais, além da Católica Romana - já que a Assembléia é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em sua homilia, P.Sin. Carlos Möller falou em comunhão, respeito e amor cristão. “Diante do aumento da secularização, e da desconstrução dos valores cristãos em curso na sociedade, a Igreja, corpo de Cristo, precisa estar unida, seus membros fortalecidos, e a missão definida e compreensível”, alertou.
Ele lembrou, ainda, o sucesso da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010 que, a exemplo de 2000 e 2005, reforçaram os laços das igrejas no caminho da unidade e das ações pastorais conjuntas. “A realização da CFE é, sem dúvida, um testemunho muito significativo da CNBB, que coloca um de seus maiores projetos de evangelização para realização conjunta, coordenada pelo CONIC”, disse Carlos.

Para dom José Alberto Moura (que presidiu a celebração), arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Ecumênica da CNBB, o culto mostra que as igrejas podem caminhar juntas em busca do bem comum. “Podemos estar separados pelas divergências históricas, mas unidos no amor de Deus. Temos que fazer um esforço para nos compreendermos mais, sermos mais fraternos. Se caminharmos sozinhos teremos muitas dificuldades, por isso devemos sempre nos apoiar em nossos irmãos, assim Jesus nos ensinou, e assim devemos agir”, finalizou o arcebispo.
Também participaram do momento alguns representantes da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE); o moderador da Igreja Presbiteriana Unida, pastor Enoc Teixeira; a pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, Diva Chagas; pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Cibele Kuss; o padre da Igreja Ortodoxa Antioquina, Dimitrios Nikolayïdis e o bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, dom Maurício Andrade.

Preparação
Antes do culto ecumênico, os bispos fizeram um aprofundado estudo sobre o empenho ecumênico da Igreja Católica Romana no Brasil e uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, “Economia e Vida”. O dia também foi oportuno para o lançamento oficial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), que neste ano será celebrada entre os dias 16 e 23 de maio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário