sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Religiões em diálogo

 Diversos líderes de religiões históricas abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) estiveram reunidos, dia 10 de agosto, em São Paulo, para propor a criação do Conselho Nacional das Religiões do Brasil. O órgão pretende congregar as diferentes tradições religiosas existentes no Brasil em torno de causas comuns, como luta pela ética e a defesa dos Direitos Humanos.

O encontro foi realizado pela Rede Interreligiosa Latino Americana de Educação para a Paz - Religiões pela Paz (RILEP). A iniciativa é uma continuidade do encontro, de semelhante propósito, sediado no Rio de Janeiro, em junho deste ano. “A criação desse Conselho é um marco para as religiões do Brasil, pois trará mais respeitabilidade e, ao mesmo tempo, mobilidade na luta por uma sociedade mais justa e promotora da paz”, disse o secretário geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Rev. Luiz Alberto Barbosa.
Durante a reunião para coordenar o grupo de diálogo que visa a formação do Conselho Nacional de Líderes Religiosos, o Sheikh Jihad Hassan Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, assumiu o papel de coordenador e o Pe. Elias Wolf, assessor de ecumenismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o de secretário.
Vale destacar que o encontro teve um caráter bastante especial, pois foi realizado às vésperas do Ramadã, o mês sagrado dos irmãos muçulmanos. Neste período, de acordo com a tradição islâmica, Allah revelou os primeiros versos do Alcorão – livro sagrado dos muçulmanos – ao profeta Maomé (Muhammad).
Além das autoridades acima citadas, marcaram presença no encontro o secretário geral da RILEP, Elias Szczytnicki e o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário