sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Famílias camponesas sofrem violência

PISTOLEIROS DESPEJAM VIOLENTAMENTE 30 FAMÍLIAS NO ASSENTAMETO “COLÔNIA VERDE BRASILEIRA”, EM SANTANA DO ARAGUAIA, SUL DO PARÁ.
No dia 03 de agosto ultimo, por volta das 05h da manhã, chegaram ao Acampamento “Pé da Serra”, dentro do PA Colônia Verde Brasileira, no Município de Santana do Araguaia, cerca de 09 pistoleiros fortemente armados e encapuzados, liderados pelo fazendeiro João Alves Moreira e expulsaram violentamente as 35 famílias que ali estavam acampadas há cerca de 2 anos.
Sem nenhuma ordem judicial, de maneira totalmente arbitrária, violenta e ilegal eles expulsaram todas as famílias da área, com ameaças de morte, tiroteios, xingamentos e agressões físicas. Na ocasião, usavam 2 carros: uma camionete L200 preta e uma Hilux cor branca, de propriedade de João Moreira. Mais tarde, chegaram 2 caminhões tipo gaiola, onde foram colocadas todas as famílias, seus pertences, suas mulheres e crianças, junto com estrume de gado e foram jogadas na beira da estrada.
Algumas famílias que não se encontravam no local tiveram os seus pertences totalmente extraviados, uma vez que os barracos foram derrubados. Desde o ocorrido, tem havido disparos de arma de fogo todas as noites na área e nas proximidades e há um clima de ameaças e de terror contra as famílias vizinhas, que são solidárias com as vítimas.
A Delegacia de Polícia de Santana do Araguaia registrou a ocorrência apenas de uma acampada e tem dificultado muito o registro de ocorrências de outros trabalhadores, sobre novos fatos, apesar de todo esforço das vitimas e da CPT.
A grande ironia dessa tragédia é que o acampamento encontrava-se dentro do Projeto de Assentamento Colônia Verde Brasileira, o qual foi invadido ilegalmente por vários fazendeiros, dentre os quais, o Sr. João Moreira e há tempos os trabalhadores, as organizações sociais e a CPT reivindicam junto ao INCRA a retomada da área. O acampamento era mais uma forma de pressão.
O processo judicial de retomada da área está sendo preparado pelo INCRA.
A CPT e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia, repudiam essa violência, exigem a apuração dos fatos e a responsabilização dos culpados, bem como a máxima agilidade do INCRA no processo de retomada da área.  
Xinguara-PA, 12 de agosto de 2010.
Nádia Pinho da Silva Brito
Junta Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia

Frei Henri Burin des Roziers
Coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Xinguara

Nenhum comentário:

Postar um comentário