terça-feira, 17 de agosto de 2010

Plebiscito Popular pelo Limite da Terra

Autônomo recebe material da Campanha
Equipe de apoio



O Comitê Pará do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra marcou o dia nacional de mobilização, dia 12 de agosto, com uma panfletagem em frente ao Mercado de São Brás, em Belém/PA.
A recepção da população foi muito boa. De início algumas pessoas pensavam que se tratava de campanha eleitoral, mas durante a abordagem eram informadas que não se tratava de cadidatos e sim de uma campanha nacional que visa limitar a propriedade de terra no Brasil. Depois de receberem explicações, as pessoas logo davam seu apoio.
Já pela tarde, esteve em audiência com o presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) José Benatti para apresentação do Plebiscito. Lá conheceu a atuação do órgão na regularização fundiária no âmbito estadual e expôs sua preocupação com as consequências danosas do processo de ocupação da Amazônia.


Porque dia 12?
Vale lembrar que o dia 12 de agosto é uma data muito importante para a memória de luta pelos direitos humanos e justiça no campo no Brasil. Pois nesta data, no ano de 1983, Margarida Alves, presidente do Sindicato de Trabahadores Rurais de Alogoa Grande/Paraíba, foi executada covardemente devido suas denúncias contra a Usina Tanques, de propriedade de Zito Buarque. O usineiro, só foi julgado 18 anos depois, mas por ter grande influência e poder de manipulação, foi obsolvido. Agora o caso está na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Agende-se:
Dia 18 de agosto, quarta, às 18h, tem reunião do Comitê Pará. Ela é aberta para quem quiser contribuir com o processo de construção do Plebiscito e do Grito dos Excluídos 2010.
Já a próxima ação de divulgação do Plebiscito Popular será dia 29 de agosto, um domingo, na Praça da República. Todos e todas podem participar! Então não fique de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário