quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mulheres louvam ao Deus Eterno por suas lutas e conquistas

Belém celebra pela nona vez o Dia Mundial de Oração


O Dia Mundial de Oração (DMO) é um movimento que reúne o povo cristão de todo o mundo e de muitas tradições para observar um dia comum de oração por ano, sempre na primeira sexta-feira do mês de março. A cada ano, mulheres de igrejas cristãs de um dado país se reúnem para propor o tema e a liturgia do encontro. Neste ano de 2010, o movimento foi preparado pelas mulheres da República de Camarões.
Em Belém do Pará, o Dia Mundial de Oração, que é celebrado desde 2002, aconteceu no dia 05, primeira sexta-feira do mês de março, abrindo o calendário de comemorações do centésimo aniversário do Dia Internacional da Mulher e aproximando mulheres das diversas igrejas cristãs num belo testemunho de fé e ecumenismo.

O ambiente estava todo colorido com as cores verde, vermelha e amarela, cores da bandeira de Camarões, além de notas musicais que expressavam o desejo de entregar todos os dons e serviços como louvores a Deus. Pois o tema deste DMO, “tudo que tem fôlego louve ao Deus Eterno”, era baseado no Salmo 150 que enfatiza que é na vida comprometida com o Reino de Deus que nasce o louvor mais sincero.

Ao chegar, cada pessoa recebia um instrumento percussivo produzido de material reciclado em oficinas de sucata pelas igrejas e entidades organizadoras do evento. Assim, todo mundo já entrava no clima de animação e sonoridade comunitária. A animação e a musicalidade foram as marcas deste DMO.

Outro destaque da celebração foi a participação do Grupo de Música e Coral formado ecumenicamente. Tudo muito bem ensaiado e cantado com vibração contagiante. Foram cantadas músicas em inglês e francês, línguas oficiais de Camarões, além de músicas nos dialetos do país que possui mais de 240 grupos étnicos com suas próprias línguas. Já o Grupo de Cultura Regional Iaçá, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, apresentou danças da tradição africana, trazendo a memória a resistência e a beleza da cultura negra.

Causou surpresa e emoção a participação do cidadão camaronês Dada Nirvedananda, monge da Ananda Marga Yoga, uma religião indiana. Com sua vestimenta laranjada, cor que representa o serviço ao próximo, ele cantou músicas em seu dialeto falando da beleza de Deus e da criação harmônica da natureza.

A liturgia foi muito participativa, envolvendo toda a assembléia para que vivesse intensamente a celebração. Ninguém ficou parado. No final foi servido suco de uva e amendoins doces e salgados, representando a hospitalidade camaronesa. Já que em Camarões é servido vinho e amendoim torrado para se demonstrar o quanto se alegra com a presença de alguém.

Veja as fotos (gentilmente cedidas pela CRB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário