Antes do início da reunião os presentes participaram de um momento de espiritualidade dirigido pelo Rev. Marcos (IEAB) e em seguida um delicioso café partilhado, onde foi possível saborear delícias e o momento favoreceu numa grata oportunidade para conversarmos e fortalecermos nossa fraternidade.
Às 9h foi iniciada a reunião pelo Coordenador Tony Vilhena e secretariada por Celina Oliveira (Movimento Focolares). A pauta da reunião já estava previamente decidida e acatada por todos os presentes.
A 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Belém foi recebida como membro pleno do CAIC. A igreja estava representada pelos seguintes delegados: Rev. Cláudio Lísias, Presbª Alda Ribeiro e Presb. Ricardo Ribeiro. Após a acolhida da igreja, o Presb. Ricardo usou a palavra agradecendo a acolhida do Conselho ao pedido da igreja, expressando que participar no movimento ecumênico é um aprendizado contínuo, com uma difícil tarefa de reconstrução. Afirmou o presbítero que pensamos apenas em construir, mas a tarefa de reconstruir é um desafio, pois edificamos pensamentos que se tornam absolutos por nós, trazendo divisões e sectarismos. A caminhada em unidade é um desafio, que para muitos são obstáculos que o impedem de perceber a importância de ser ecumênico.
A reunião prosseguiu com a apresentação dos relatórios, financeiro e de atividades 2010. A leitura do relatório de atividades foi feito a partir de destaques, como o excelente trabalho de comunicação (p. ex. o blog); a presença do Presb. Darli (Secretário do CLAI) em dezembro/2010; apoio ao Comitê Interreligioso; Eventos como o Dia Mundial de Oração (DMO) e a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) e outros destaques importantes foram feitos pela coordenação.
Em seguida foi concedido 15 minutos para que três grupos fossem organizados entre os presentes para avaliar o trabalho da coordenação no último biênio e dar sugestões para a próxima coordenação.
Foi aprovado o valor da anuidade que as entidades e igrejas contribuem ao CAIC. Neste próximo biênio será de 70% do salário mínimo, sendo que igrejas que não puderem contribuir com este valor poderão propor à tesouraria pagamento até um mínimo fixado de 50%.
Em seguida foi feita a composição da nova coordenação para o próximo biênio, ficando assim constituída:
Coordenação: ICAR – Rai;
Vice- coordenação: 1ª IPI de Belém – Rev. Cláudio;
1ª Tesouraria: ACER – Hélio;
2ª Tesouraria: CEBI – Maria Zolema;
1ª Secretaria: IECL – Justino;
2ª Secretaria: IEAB – Rev. Marcos.
A coordenação foi em seguida empossada.
No encerramento o coordenador Tony agradeceu a confiança e o apoio de todos e a Rai em nome da nova coordenação agradeceu o empenho, dedicação, presença, exemplo que o Tony deixou nestes últimos anos à frente do CAIC.
A reunião encerrou-se às 12h45min. Que Deus abençoe a nova coordenação e que o movimento ecumênico cresça cada vez mais contribuindo na promoção da paz, justiça, direitos, vida e fraternidade entre todos.
Fonte de textos e fotos: Site da 1ª IPI de Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário