terça-feira, 22 de março de 2011

Veja como foi a primeira reunião da nova coordenação do Caic

Reunião da Coordenação Caic

reunio coordcaic

A primeira reunião da Coordenação do CAIC eleita na Assembléia Geral do dia 26/02/2011, ocorreu ontem, dia 21/03/11, nas dependências da CNBB-Norte2, sob a presidência e facilitação da Coordenadora Raimunda Miranda.
Os membros da coordenação presentes foram Rev. Cláudio Lísias (Vice-coordenador – 1ª IPI de Belém), Justino Amorim da Silva (1º secretário – Luterana), Hélio Mairata (1º tesoureiro – ACER) e Maria Zolema (2ª Tesoureira – CEBI). O Rev. Marcos (2º Secretário – Ig. Anglicana) não compareceu, mas enviou justificativa, pois precisou viajar em caráter de urgência para a cidade Recife, pois seu irmão, Marcelo Barros, apresenta problemas graves de saúde e nesta quarta-feira, estará sendo submetido a uma delicada cirurgia.  O reverendo aproveitou para pedir nossas preces e orações.
Estiveram presentes, representando a coordenação anterior, o irmão Tony Vilhena e a irmã Celina Oliveira (Mov. Focolares).
As principais decisões foram:
  1. Aprovar a Ata da Assembléia do dia 26/02, que foi encaminhada via e-mail para todos os representantes das igrejas e instituições membros do Caic;
  2. Nomeou-se o irmão Tony Vilhena como responsável da Assessoria de Comunicação do Caic. O irmão ficou com a responsabilidade de atualizar o Blog, enviar e-mail, socializar informações do movimento ecumênico regional e nacional entre outras atividades específicas desta assessoria;
  3. Aprovou-se a abertura de uma conta no Banco do Brasil em nome da ACER, com o saldo do Caic.
  4. Definiu-se que as reuniões mensais da coordenação acontecerá  toda primeira quinta-feira de cada mês as 15h. Excepcionalmente, no próximo mês (Abril) a reunião será no dia 14 de abril. Local: Dependências da ACER.
Após encaminhamento dos assuntos da Pauta foram feitos alguns informes.
Belém, 22 de março de 2011
Rev. Cláudio Lísias

Fonte: Site da 1ª IPI em Belém

Pastora luterana participa de encontro da ONU

A pastora luterana Cecília Castillo Nanjarí, da paróquia do ABCD (IECLB), participou, entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março da 55ª Comissão sobre o Status da Mulher. O evento, realizado nas Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniu líderes políticos, representantes da sociedade civil e organizações não governamentais do mundo inteiro para discutir temas como equidade de gênero, empoderamento das mulheres e assuntos relacionados.
Os debates foram focados no acesso e participação das mulheres e meninas à educação, treinamento, ciência e tecnologia, incluindo a promoção e acesso equitativo de mulheres ao pleno emprego e trabalho decente. Cecília, que é coordenadora continental da Pastoral de mulheres e Justiça de Gênero do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), foi uma das três representantes de igrejas da América Latina.

fonte da notícia: CONIC

segunda-feira, 21 de março de 2011

Movimento de vítmas da violência (MOVIDA) convida

Dia: 21/03/2011Iranilde Russo - Presidente do MOVIDA - será homenageada com a Medalha Comemorativa "Isa Cunha", em alusão ao "Dia da Mulher", pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
Hora: 10:00 horas
Local: Plenário do Palácio Cabanagem - Assembleia Legislativa
Rua do Aveiro, 130, Cidade Velha - Belém/PA

Dia: 24/03/2011
Bruno Abner - 3 anos de saudades.
Será realizada uma Celebração Cristã, pelo nosso guerreiro de luz Bruno Abner e também por todas as vítimas da violência pertencentes a família do MOVIDA.
Horário: 16:00 horas
Local: Recanto da Saudade - Rod. BR 316, al. Celestino Rocha, atrás da Arena Yamada - 2ª alameda após o viaduto.

Contamos com a presença de todos.

Eu sou MOVIDA pela justiça

sexta-feira, 18 de março de 2011

Movimento Xingu Vivo na resistência contra Belo "Monstro"


Últimas Novidades

Mais de 600 pessoas em pescaria-protesto contra Belo Monte no Xingu

Cerca de 400 manifestantes receberam ontem, segunda-feira, dia 14, no porto de Altamira, os 250 pescadores que participaram da “Grande Pescaria em Defesa do Xingu e contra Belo Monte”.
A atividade,  terminando no Dia Internacional de luta contra as Barragens, reuniu mais de 600 pessoas. A pescaria começara na última sexta-feira, dia 11, com a benção do Bispo da Prelazia do Xingu, Dom Erwin Krautler.
Tecendo redes
Depois de três dias no rio, os pescadores de Altamira, Vitória do Xingu, Belo Monte, Senador José Porfírio e Porto de Moz retornaram com 6 toneladas de peixes (pirarara, pacu, piranha, surubim, tucunaré, cachorra, pescada, curimata, poraquê, etc). Os manifestantes que esperaram os barcos no porto da cidade (entre eles muitas esposas e filhos de pescadores), passaram a manhã tecendo redes para simbolizar a integração das populações do Xingu na luta contra a usina.
Extinção de peixes
A pescaria foi mais um protesto contra a construção da hidrelétrica que, de acordo com o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do próprio Ibama, deve acabar com grande parte do estoque de peixes da região e levar à extinção várias espécies que hoje são a base da alimentação e da economia das comunidades indígenas e ribeirinhas da Bacia do Xingu.
Romaria fluvial 
Ao longo da manhã desta segunda, os participantes do protesto descarregaram os peixes no porto de Altamira, próximo ao edifício da Eletronorte. Ao meio-dia, os pescadores organizaram uma romaria fluvial, que contou com a participação de dezenas de embarcações. A partir das 13.00 horas, os peixes foram preparados e distribuídos para os ribeirinhos, agricultores, pescadores, moradores da cidade, indígenas e representantes dos movimentos sociais locais presentes. Depois do almoço coletivo, também houve uma doação de pescado para entidades de apoio às famílias carentes de Altamira.
Fortalecimento da resistência
Para a coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antonia Melo, além dos 600 participantes, mais de mil pessoas passaram pelo evento. “Acredito que a população de Altamira ficou bastante sensibilizada, porque a questão da ameaça à pesca mexe muito com a população em geral. Está ficando claro para a cidade que centenas de famílias que vivem da pesca vão perder essa fonte de alimento.E os que não vivem disso, mas vão pescar nos finais de semana, também perderão esta fonte de lazer”.
De acordo com Antônia Melo, a mobilização unificou os pescadores dos diversos municípios e comunidades e fortaleceu a resistência contra a usina. “A Eletronorte tem feito fortes investimentos para cooptar lideranças nas comunidades de pescadores, e algumas capitularam. Mas isso não significa de forma alguma que os pescadores também se venderam, bem pelo contrário. Hoje os pescadores deram seu grito contra Belo Monte, vão se mobilizar muito mais contra a usina. Mesmo porque muitos que hoje moram no Xingu foram expulsos da região de Tucuruí, e conhecem muito bem a destruição que uma hidrelétrica gera”.
Assembleia dos pescadores
Os pescadores se preparam agora para a grande assembleia dos pescadores da região transamazônica Xingu, que deverá acontecer nos dias 25, 26 e 27, onde espera-se a participação de mais de 700 pescadores. No final do ato foi realizada uma coletiva de imprensa com a presença dos pescadores e, em seguida, foi feita a doação dos peixes pescados a várias entidades e instituições de caridade.
A pescaria teve por objetivo denunciar as ameaças que pesam sobre os povos do Xingu com a construção de Belo Monte, bem como tornar público o desrespeito às leis e aos direitos humanos. As populações de Altamira que dependem diretamente do rio para garantir o sustento de suas famílias como os indígenas, pescadores e ribeirinhos.
Os manifestantes exigem que não haja alterações no percurso natural do rio Xingu, preservando assim as diversas espécies vivas que habitam e dependem do rio. Os manifestantes pedem ainda a imediata paralisação da obra e o respeito ao direito das populações que sobrevivem dos frutos retirados do rio.
Fotos: Movimento Xingu Vivo para Sempre. Para ver mais imagens da “Grande Pescaria em Defesa do Xingu e contra Belo Monte”, clique aqui

Mais informações
Antonia Melo, MXVPS - (93) 9135-1505
Renata Pinheiro, MXVPS - (93) 9172-9776 
Fábio Barros, CPT – (93) 9146-6932
 






 
A manifestação dos pescadores contrapõe a abundância que a natureza oferece ao ser humano, se ele cuidar bem dela, à procura do desenvolvimento a qualquer custo, modelo econômico que já se mostra ultrapassado e sem futuro.
 
Além das espécies de peixes que servem de alimentação para a população da região, inclusive das comunidades indígenas, Belo Monte extinguirá lindas espécies ornamentais, como o zebra-cascudo, espécie endêmico da Volta Grande, famoso no mundo inteiro entre aquaristas
fonte:  Movimento Xingu Vivo para Sempre

CJP realiza curso de formação sobre Comissão Justiça e Paz e Direitos Humanos


CJP_Norte2A Comissão de Justiça e Paz – CJP da CNBB Norte 2 realizará nos dias 06, 07 e 08 de abril o Curso de Formação sobre Comissão Justiça e Paz e Direitos Humanos.
O curso é aberto para todas as dioceses e prelazias e será realizado na sede do Regional Norte 2 da CNBB. O objetivo do curso é fortalecer a rede de Comissões Justiça e Paz do Regional Norte 2.
De acordo com a coordenadora do CJP, Irmã Marie Henriqueta, o curso visa ampliar a rede de agentes para formar multiplicadores, e acrescenta “O curso oferece informações sobre os Direitos Humanos, isso é uma forma de garantir o direito a uma vida digna”.
As inscrições podem ser solicitadas via e-mail da CJP ( cjp@cnbbn2.org.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it )
DATA: 06 a 08 de abril de 2011
INÍCIO: 06/04 às 08:30 hs;
TÉRMINO: 08/04 às 12:hs
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 03 vagas para cada Diocese e Prelazia.
LOCAL: CNBB – Travessa Barão do Triunfo, 3151 – Marco 

Nota da Comissão Justiça e Paz sobre prisão de pedófilo no Pará

Irajá Fonseca




PRESO NESSA MANHÃ, NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA, Irajá Fonseca de Oliveira
No dia 21/01/2009 foi feito uma denuncia na delegacia da mulher de Itaituba contra esse senhor por um dos crimes praticados a crianças e adolescentes pelo mesmo. Em questão de se tratar de casos em família tradicional e o Sr. Irajá ser um homem influente e de posses na cidade “piloto de avião, dono de garimpo, fazendeiro latifundiário e empresário, e ser filho de um Sr. conhecido como “Pai Velho”, o qual segundo as denúncias recebidas lhe dava cobertura, onde no ano de 1993, o Sr. Pai Velho, também foi preso pela Policia Federal acusado de transportar meninas menor de idade para se prostituírem nas boates de seu garimpo Cuiú-Cuiú.

A Comissão Justiça e Paz- CNBB N2, durante a audiência realizada pela CPI no Município de Itaituba acompanhou o desespero de uma das famílias vítima desse cidadão, e foi solicitada a lutar com a mesma para que o Sr.Irajá Fonseca fosse responsabilizado pela lei.

Hoje, nessa manhã, durante a audiência o acusado teve a coragem de se entregar e finalmente preso.

Queremos parabenizar pela seriedade, competência e compromisso dos atuais Promotores e Juízes que hoje atuam em Itaituba e que com certeza trouxeram para a população local esperança e garantia de que a Lei foi feita para todos!

Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante

quinta-feira, 17 de março de 2011

CEBI lançamentos


Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Diversidade sexual e Igreja, um diálogo possível. Entrevista especial com Luís Corrêa Lima


Ao analisar a forma como a Igreja aborda temas como a diversidade sexual, o padre jesuíta Luís Corrêa Lima disse, na entrevista que concedeu por e-mail à IHU On-Line, que “nós só podemos saber o que a Palavra de Deus significa para nós hoje, e que implicações ela tem, com um suficiente conhecimento da realidade atual, que inclui a visibilização da população LGBT”. Ele relembra uma carta do Vaticano aos bispos, do ano de 1986, mencionando que “nenhum ser humano é mero homossexual ou heterossexual. Ele é, acima de tudo, criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna”.

terça-feira, 15 de março de 2011

Paróquia Luterana convida para noite dos caldos e música


Paróquia Ev. de Confissão Luterana em Belém

Convida para

 Noite dos Caldos e Música

"Quando a chuva marcar o tempo
Quando a mangueira reflorir
Eu sinto que não tem mais jeito
Em Belém me vejo viver muito mais"


Dia 19/03/2011, sábado, a partir das 19h


R$10,00
Vai ser uma delícia!!
Local: Av. Visconde de Inhaúma, 1557.
Entre Lomas e Enéas Pinheiro, Belém/PA. Fone: 3276-3196

CONIC elege nova diretoria

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) tem novo presidente, o bispo católico da Diocese de Chapecó, Manoel João Francisco, 65 anos. A eleição ocorreu na sexta-feira, 11, na XIV Assembléia Geral do organismo ecumênico nacional, para o período 2011 a 2015.

Marcelo Schneider
Rio de Janeiro, segunda-feira, 14 de março de 2011

A abertura do encontro teve um momento de demonstração de humildade e comunhão. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Alberto Moura, pediu perdão, em nome da Igreja Católica, à Igreja Episcopal Anglicana no Brasil por conta do episódio do empréstimo da catedral romana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para a sagração do cônego Francisco de Assis Silva, bispo eleito pelos anglicanos para liderar a diocese local.
Grupo de católicos tradicionalistas pressionou o bispo da Diocese de Santa Maria a retirar a cessão da catedral aos anglicanos.  “Aquela nunca foi a posição oficial da igreja”, salientou dom José Moura.
Ao final da devocional, o cônego anglicano pediu a palavra e acolheu o pedido de perdão do bispo católico, selando, assim, um dos momentos mais expressivos da atmosfera de cordialidade e compromisso que marcou o primeiro dia da assembléia.
Delegados e delegadas foram divididos, de acordo com suas denominações, para avaliar o trabalho do Conic nos últimos anos, de onde partiram reflexões sobre o cenário ecumênico brasileiro e propostas de novas ações.
A reverenda Cacilene Nobre, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), destacou que o Conic tem uma boa expressão, mas pode melhorar. “Precisamos trabalhar mais intensamente na defesa dos Direitos Humanos. Sonhamos com um conselho de igrejas que lute incessantemente pelos direitos das mulheres”, afirmou.
A presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, também da IPU, afirmou que o momento do Conic reflete a dinâmica das igrejas. Elas “estão se fechando cada vez mais”, analisou, por isso é preciso “ampliar o exercício do diálogo, para que o Conselho não se restrinja a relações institucionais, mas esteja vivo no cotidiano de nossas comunidades.”
Vão acompanhar dom Manoel na diretoria do Conic o primeiro vice-presidente, bispo Francisco de Assis da Silva, da Igreja Episcopal, a segunda vice-presidente, a presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, da Igreja Presbiteriana Unida, a secretária, Dra. Zulmira Ines Lourena Gomes da Costa, da Igreja Ortodoxa, e o tesoureiro, pastor sinodal Altermir Labes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
O Conselho Fiscal está constituído pelo pastor luterano Marcos Ebeling, monsenhor Hélio Pacheco Filho, e o anglicano Fabiano Nunes. O Conic reúne-se em assembléia a cada dois anos.

Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Centro de Estudos Bíblicos

CEBI - Centro de Estudos Bíblicos

Em oração pelo sofrimento do povo japonês e expressando nossa preocupação com as comunidades da Líbia, desejamos uma boa semana.
Diante de mais esta catástrofe em nosso planeta, perguntamos com Roberto Malvezzi: poderia haver alguma relação entre o aquecimento global e esses últimos fenômenos. Lei o artigo Haiti e Japão.
Em momentos de fundamentalismos, é bom recuperar uma leitura serena e aberta da Bíblia. É o que propõe Ildo Bohn Gass, no texto A Bíblia e a historicidade dos fatos.
Veja esses artigos e outras notícias no site do CEBI.
Boa semana!


Notícias
A Bíblia e a historicidade dos fatos
Assim como os livros da Bíblia não são livros de ciência, assim também não podemos lê-los simplesmente como livros de história. A Bíblia é como um espelho em que, através da história do povo hebreu, está refletida a história da humanidade.
Leia mais
Igrejas Evangélicas também precisam de outra Reforma, afirma pastor
Em reação ao artigo de Eduardo Hoonaert,Pastor Seno (IECLB) afirmou que o historiador se dirigia a Igreja Católica, mas que as igrejas evangélicas também precisam de nova reforma protestante.
Leia mais
CONIC tem nova diretoria
A abertura do encontro, que elegeu Dom Manoel(ICAR)como presidente do CONIC,o teve um momento de demonstração de humildade e comunhão: um pedido de perdão em nome da Igrea Católica...
Leia mais
Agricultura vive numa “bolha de veneno”
O uso excessivo de agrotóxicos nos campos brasileiros deve-se ao modelo de produção do agronegócio, alertaram as cerca de 5 mil mulheres que protestaram em vários pontos do país.
Leia mais

EcologiaHaiti e Japão - Aquecimento Global
Haveria alguma relação entre o aquecimento global e o aumento dos fenômenos sísmicos? Guardadas todas as devidas restrições, é bom pôr a barba de molho.
Leia mais


Livros
Como um só povo - reflexões em torno da unidade da Igreja Como um só povo - reflexões em torno da unidade da Igreja
Heitor da Silva Glória e Odja Barros Santos (Orgs.)
O livro é um passo em direção da unidade cristã. Ele reúne artigso escritos por pessoas de diferentes confissões cristãs, enfocando o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2009, com base no lema bíblico de Ezequiel 37,17: "Estarão unidos na tua mão". A introdução é de Jether Pereira Ramalho.

Por: R$ 6,40
Comprar Comprar
Apocalipse de João. Esperança, Coragem e Alegria. Círculos Bíblicos Apocalipse de João. Esperança, Coragem e Alegria. Círculos Bíblicos
Carlos Mesters e Francisco Orofino
O presente conteúdo nasceu a partir de constantes pedidos e apelos de pessoas, grupos e comunidades. Expressavam curiosidade e dificuldades de entendimento em relação ao livro do Apocalipse, especialmente em vista da virada do século e do milênio. Afinal, perguntas em torno do fim do mundo, da besta fera, de toda a simbologia suscitam em nós o desejo de conhecer melhor o livro do Apocalipse.Este livro é o resultado da junção dos quatro volumes, publicados pelo CEBI entre os anos de 1997 e 1999, na série A Palavra na Vida.

Por: R$ 29,90
Comprar Comprar
Porta de Entrada (vol. 1) Porta de Entrada (vol. 1)
Ildo Bohn Gass
Este é o primeiro volume da série Uma Introdução à Bíblia. É mais uma publicação a serviço da leitura libertadora da Bíblia. A série completa, além de questões introdutórias, vai abranger as grandes etapas da história que deu origem à Bíblia. Nesta série propomos fazer uma caminhada com o povo da Bíblia através da sua história e, dentro dela, situar o surgimento dos livros bíblicos. Nossa proposta de leitura da Bíblia situa os textos das Escrituras dentro do seu contexto, da sua história. Achamos isso importante, porque pensamos que a leitura histórica é fundamental para a correta compreensão da Bíblia e para a escuta da Palavra de Deus em nosso cotidiano. Para servir de “Porta de Entrada” ao estudo da Bíblia, neste volume, você poderá encontrar uma série de questões introdutórias, que oportunizam uma visão geral das Sagradas Escrituras. 2002

Por: R$ 14,80
Comprar Comprar
Exílio babilônico e dominação persa (vol. 5) Exílio babilônico e dominação persa (vol. 5)
Ildo Bohn Gass
A primeira parte deste volume aprofunda o período do exílio, o mais sofrido de toda a história de Israel. Analisa os fatos históricos, e, especialmente o significado do exílio para todo o povo de Israel e a produção literária no período. Aborda, ainda, a vida daqueles que ficaram em Judá depois da destruição de Jerusalém bem como os textos que produziram. Também se faz uma análise da vida dos deportados para a Babilônia e sua elaboração escrita. A segunda parte, sobre a época da dominação persa, traz diversas informações sobre o império persa, uma análise dos projetos de reconstrução dos primeiros repatriados e da consolidação do projeto do templo, além da redação final de coletâneas bíblicas do período. 2004

Por: R$ 19,40
Comprar Comprar
As comunidades cristãs a partir da segunda geração (vol. 8) As comunidades cristãs a partir da segunda geração (vol. 8)
Ildo Bohn Gass
Este é o oitavo e último livro da Série Uma introdução à Bíblia.Compõe-se de duas partes. A primeira é uma introdução à vida de comunidades primitivas da segunda geração cristã, especialmente à literqtura do Segundo Testamento. A segunda parte trata da vida de comunidades da terceria geração cristã, bem como da literatura bíblica que escreveram. 2005.

Por: R$ 17,90
Comprar Comprar


Equipe CEBI
CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
Visite nosso site: www.cebi.org.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Seminário Teológico do CONIC detecta desafios para o ecumenismo

O diálogo inter-religioso tem fundamentação bíblico-teológica e, junto com o movimento ecumênico, é uma maneira privilegiada pelas quais a igreja cumpre sua missão no mundo, concluíram participantes de seminário teológico promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), dias 8 e 10 de março, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Ecumenismo no Brasil - Desafios, Anseios e Perspectiva: Uma reflexão sobre o papel das igrejas e organismos no contexto do movimento ecumênico brasileiro”, o evento refletiu a atuação das igrejas cristãs frente ao diálogo inter-religioso, e discutiu estratégias para o estabelecimento de um ecumenismo cada vez mais abrangente.
“É necessário que as igrejas desenvolvam nas comunidades um processo de educação para o diálogo inter-religioso considerando três elementos: conhecimento das tradições religiosas locais, incentivar a prática da convivência efetiva e desenvolver uma espiritualidade de acolhida das diferentes expressões de fé”, defendeu o coordenador da Comissão Teológica do CONIC, padre Elias Wolff.
Uma das tônicas do seminário foi a convergência em torno de um dos passos metodológicos propostos pela Comissão. O primeiro grande passo para o diálogo seria o reconhecimento do valor do outro. Conforme o documento síntese do encontro, “reconhecer é mais do que tolerar. Reconhecer é acolher o outro no seu próprio modo de ser, de agir e de crer”.
O evento antecedeu a XIV Assembleia do CONIC e propôs aos representantes das igrejas brasileiras refletir sobre a atuação das igrejas cristãs no diálogo inter-religioso, discutindo estratégias para o estabelecimento de uma atuação ecumênica cada vez mais ampla.
“A diversidade das igrejas no Brasil é muito grande. Não há uma resposta única sobre a questão do diálogo inter-religioso. A partir daí, constatamos que nos diversos níveis, institucional ou pessoal, há, a rigor, dificuldade de comunicação de como fazer chegar ao povo a posição oficial da igreja. Falta traduzir para o povo o que a igreja tem a dizer acerca do diálogo e da cooperação com outras expressões de fé”, afirmou o pastor Ervino Schmidt, ex-secretário executivo do CONIC e delegado do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA) na assembleia.
Os participantes passaram a elaborar sugestões claras de incidência ecumênica no diálogo inter-religioso. Assim, os participantes propuseram a inclusão do tema como matéria no currículo de ensino religioso e a vigilância e eventual denúncia, por parte do CONIC, de situações de intolerância religiosa no país.
Para o pastor sinodal Jorge Schieferdecker, da delegação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), “a pluralidade cultural e religiosa do Brasil é um desafio para a Igreja cristã, especialmente no que tange à prática missionária. Reverência a diferentes expressões de fé é um dos pontos de partida do testemunho evangélico”.
As dicotomias inerentes na relação entre igrejas e organismos ecumênicos também estiveram presente na pauta das discussões. A área da diaconia, não raro, através de seus projetos, tem tido mais contato e incidência em cenários e grupos inter-religiosos.
Diante deste cenário, há temor, por parte das igrejas, que o sentido missionário e a abordagem teológica da diaconia se percam ao longo do processo de profissionalização da ajuda humanitária e apoio a projetos de desenvolvimento e defesa de causa.
O aspecto missionário, também no serviço das igrejas, foi destacado como sendo uma das ferramentas importantes na reaproximação das duas áreas. “O movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso são formas privilegiadas pelas quais a Igreja cumpre sua missão no mundo”, assinala o documento do encontro.
Conferências
Fizeram parte da programação as conferências “Pluralismo religioso no contexto brasileiro e seus desafios para o diálogo”, com a Profª Magali Cunha; “Fundamentação bíblico-teológico do movimento ecumênico”, com Dom Sebastião Gameleira; “História do Movimento Ecumênico no Brasil”, com o Profº Zwinglio Dias e, por fim, um painel sobre as práticas ecumênicas do CONIC - CLAI e CESE, moderado pelo P. Ervino Schmidt.
fonte da notícia: CONIC com informações ALC

sexta-feira, 11 de março de 2011

JOVENS DO GUAMÁ REALIZAM CAMINHADA PELA VIDA

Neste domingo (13) a juventude do Guamá (Belém/Pa) estará realizando a “Caminhada pela Vida” com o tema: “Violência e Ecologia”. Esta é mais uma ação da Pastoral da Juventude (PJ) da Paróquia Santa Maria Goretti, que visa levar a Campanha nacional contra violência e extermínio de Jovens e a Campanha da Fraternidade 2011 (CF) às ruas.

A atividade surge “por conta do alto índice de violência e pelo grande volume de lixo que encontramos em nosso bairro” afirma Priscila Cardoso, da coordenação paroquial da PJ. O objetivo é “conscientizar as pessoas em relação ao cuidado com o meio ambiente e o combate à violência que cada vez mais vem acabando com a vida de muitos jovens” completa.

A caminhada sairá às 15h00, frente à Paróquia Santa Maria Goretti, percorrendo algumas ruas do bairro e retornando para a matriz, onde encerrará com celebração e momento cultural. Neste sentido, a PJ visa levar às ruas o grito dos(das) jovens, chamando a atenção da população e do poder público para problemáticas graves que a PJ e a CF deste ano, querem intervir de forma profética.


Site Pastoral da Juventude Arquidiocesana de Belém

Justiça nos Trilhos

O Maranhão levanta a voz contra a Vale


Folha de SP descreve atrito entre Vale e União

09/03/2011
 Em mais um capítulo da disputa com a Vale, o governo cobra da mineradora uma dívida de quase R$ 4 bilhões de royalties pela exploração de minério de ferro. A cobrança gerou mais um atrito na relação da empresa com o governo na semana passada, contornado após conversa por telefone entre o presidente da Vale, Roger Agnelli, e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Enquanto isso, blog maranhense muito conhecido lança campanha "Respeita, Vale!"

 

Jornada de luta das mulheres aponta conflitos

07/03/2011
Nos dias 03 e 04 de março, trabalhadores e trabalhadoras  do MST e Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizam debate e protesto contra a Vale nos Acampamentos João do Vale e Francisco Romão, município Açailândia - MA.
 

Lucro das Empresas ou Vida do Povo? - Petição

14/02/2011
Há mais de vinte anos as famílias de Piquiá de Baixo  custam a respirar.
Ainda hoje, 300 famílias vivem ao lado de quatorze alto-fornos siderúrgicos, que se instalaram na região onde já vivia um grande número de moradores. Clique em sua bandeira, assine e divulgue a petição internacional!

TJMA confirma condenação Vale por atropelamento pelo trem

05/03/2011
A Vale deverá pagar o valor de 35 mil reais por danos morais e um quarto do salário mínimo durante três anos, por danos materiais, correspondente ao período de 2005 a 2007, à família de lavrador morto em acidente ocorrido na ferrovia do município de Açailândia, em janeiro de 2005. Veja também arepresentação de Justiça nos Trilhos sobre Atropelamentos.
 

Vale derrama óleo no rio Mearim/MA

04/03/2011
Mais um crime ambiental decorrente do trabalho realizado pela Vale. Um rebocador de uma empresa contratada pela mineradora tombou por volta das 2h desta quarta-feira e derramou muito óleo no Rio Mearim, na cidade de Vitória do Mearim.
 

União abre processo para retomada da Mina de Carajás por causa de ‘calote’ da Vale

02/03/2011
O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) no dia 25 de fevereiro abriu processo de caducidade (extinção de contrato público por inadimplência) de Carajás. Isto significa que o DNPM, usando o poder da União, exige a retomada da concessão de lavra da Vale da conhecida Mina de Carajás. Já no começo de março o diretor geral Miguel Nery anulou essa decisão, alegando falta de competência do subordinado que declarou a caducidade.

CEBI informa

CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
Em preparação a este primeiro domingo da Quaresma, nos perguntamos:
 
Como não ceder às tentações de um consumismo exacerbado? Pastor Victor Linn dá uma resposta ao deus Mercado: Nem só de pão o homem viverá.
 
Como vencer a tentação do abuso do poder e a raiva daqueles que fazem “jogo sujo”? A não-violência e o amor aos inimigos são o caminho, nos lembra José Combiln.
 
Como não querer “que todos os reinos sejam nossos”, criando outra forma de convivência com a natureza e com o “corpo cósmico de Cristo”? Marcelo Barros traz à nossa memória O mandamento esquecido.
 Além dessas leituras, sugerimos, entre outros, o livro Ser é Poder, que traz ricas reflexões sobre as relações de poder na Igreja e na Sociedade. Boa leitura!


Notícias
Água é tema de reflexão na Quaresma na Terra Santa, na Nigéria e na Guatemala
O acesso à água na Terra Santa, na Nigéria, na Guatemala estarão no foco das reflexões das Sete Semanas para a Água, que começou na segunda-feira, 7, e se estenderá pelo tempo da Quaresma. O tema deste ano analisa "A água, os conflitos e a paz justa".
Leia mais
Reverenda Maga Guedes toma posse na Catedral de Brasília
No próximo dia 27 de março toma posse como deã na Catedral da Ressrurreição, em Brasília, a Revda Magda Guedes, segunda mulher a ocupar essa função.
Leia mais
A não-violência e o amor aos inimigos – José Comblin
A não violência e o amor ao inimigo são, com certeza, as maiores características dos discípulos de Jesus e, também, as mais discutidas.
Leia mais
Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso: Igreja Luterana lança tema de 2011
Com o lema “Glória a Deus e paz na terra” (Lc 2.14), a IECLB conclama a comunidade luterana e a sociedade em geral para o compromisso com a criação.
Leia mais
“A criação geme em dores de parto” é lema da CF 2001 na ICAR
A Campanha da Fraternidade 2011 da Igreja Católica tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Leia mais


EcologiaO mandamento esquecido - Marcelo Barros
Jesus que, nos evangelhos, se identifica com cada pessoa empobrecida, também dirá um dia: "Isso que vocês fizeram a cada elemento da natureza, foi a mim que fizeram".
Leia mais


EspiritualidadeNem só de pão o homem viverá: uma resposta ao deus Mercado - Pastor Victor Linn
O mercado nos tenta com ofertas que parecem e sugerem preencher esse algo a mais, e nós, desesperadamente, vamos atrás, cada dia de novo num consumismo desenfreado. Mas nossa postura frente às tentações do consumo será bem diferente quando aceitarmos que elas nunca serão tudo. Algo sempre ficará faltando...
Leia mais


Livros
Parábolas do projeto divino no mundo Parábolas do projeto divino no mundo
Marcelo Barros
Neste livro, o autor fala das sementes, do chão onde elas crescem e das forças que se opõem à colheita dos bons frutos. Ao estudar estas parábolas em círculos e grupos bíblicos, abrimo-nos para a dinâmica da vida que se manifesta como expressão de um reino que se faz celeste aqui na terra.

Por: R$ 5,75
Comprar Comprar
As Cartas de Paulo As Cartas de Paulo
José Comblin
Paulo definiu-se como apóstolo, missionário de Jesus Cristo enviado às nações pagãs. Ele reuniu os convertidos e fundou comunidades novas. Paulo foi um missionário itinerante. Somente um fundador de comunidades sentiria essa necessidade de escrever cartas. As cartas representam exatamente a sua missão e o seu ministério. O verdadeiro Paulo, o Paulo das cartas, viveu criando conflitos e controvérsias. O livro apresenta um resumo de cada uma das autênticas cartas de Paulo

Por: R$ 4,85
Comprar Comprar
Ser é poder Ser é poder
Luiz José Dietrich (Org.), José Comblin e outros
Uma das questões centrais na sociedade atual é como conceber e como praticar o poder. O desafio de construir cidadania é o desafio do exercício do poder em seus diferentes níveis. O livro apresenta quatro importantes textos sobre o tema.

Por: R$ 15,00
Comprar Comprar
O Espírito vem pelas águas O Espírito vem pelas águas
Marcelo Barros
Bíblia, espiritualidade ecumênica e a questão da água. “Este livro nos convida a assumir uma nova visão da relação com a Natureza, capaz de perceber que algo divino se esconde em cada coisa. A Bíblia nos fala disso dizendo que cada coisa é como que ‘corpo’ de uma Palavra de Deus (cf. Gn 1), ou ‘encarnação’ de Sua Sabedoria (cf. Pr 8,22-30). Lembra-nos de que muito temos a aprender com os povos do Oriente e as culturas ancestrais dos povos aborígenes e negros. Chama-nos a assumir a sensibilidade "ecofeminista" nas relações de gênero e com o universo em geral. Convoca-nos a promover ou participar de campanhas para a democratização da água: na família, na escola, na Igreja, no ambiente de trabalho e no espaço público onde se desenrolam os movimentos sociais, dando especial atenção à arte, aos meios de comunicação e aos instrumentos de luta política.’’ (Da Apresentação, de Sebastião A. G. Soares). 2002

De: R$ 20,00
Por: R$ 16,00

Comprar Comprar
A Vida se torna Aliança. Orar os salmos em uma espiritualidade macroecumênica A Vida se torna Aliança. Orar os salmos em uma espiritualidade macroecumênica
Marcelo Barros
O que mais aprecio neste livro são os dois toques que o percorrem de ponta a ponta: a ligação da oração dos Salmos com a vida e a imensidão da natureza. Também a preocupação de orar os Salmos num contexto macroecumênico com as outras culturas e religiões. Mostra a universalidade dos Salmos da Bíblia, situando-os dentro da vida e do universo. (Frei Carlos Mesters)

Por: R$ 19,00
Comprar Comprar


Equipe CEBI
CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
Visite nosso site: www.cebi.org.br