quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Culto ecumênico celebra martírio de irmã Dorothy


Ontem, dia 08 de fevereiro, foi ecoado mais uma vez o brado de justiça em memória do martírio de irmã Dorothy. Em celebração ecumênica realizada na Paróquia de São Domingo de Gusmão, bairro da Terra Firme, em Belém do Pará, igrejas e movimentos sociais lembraram da luta e do testemunho da missionária que cativou o povo paraense por seu compromisso com as pessoas perseguidas e injustiçadas do campo e da floresta.
Na abertura do culto, padre Henrique Leconte, do Comitê Dorothy, falou sobre a importância de estarmos trazendo à memória a luta de irmã Dorothy. Na homilía partilhada, o reverendo anglicano Marcos Barros emprestou do imaginário amazônico a importância das águas e citou que “a memória de Dorothy é um rio que passa em nossas vidas”. Já a pastora luterana Cibele Kuss fortaleceu a idéia de que a vida de irmã Dorothy é uma herança sagrada a ser defendida. Em sua reflexão, Cibele também lembrou da história da irmã Doraci Edinger, missionária luterana brutalmente assassinada em 21 de fevereiro de 2004 em Monçabique.
Padre Bruno Sechi, pároco da igreja que acolheu o encontro, compartilhou sobre a alegria da comunidade em ver a celebração acontecer naquela igreja e destacou a motivação ecumênica da reunião.
No próximo sábado, dia 12 de fevereiro, exatos seis anos do covarde assassinato da irmã Dorothy Stang, haverá uma outra celebração em Belém, na Paróquia de Santa Maria Gorete, no bairro do Guamá, às 19h.
Foto: Raquel Gaia
Abaixo a programação.
Dia 10, quinta – 15h - Programa Pensando Bem - TV Nazaré
Saída da Caravana para Anapu
Dia 11, sexta – 09h – Coletiva de Imprensa – CNBB Norte 2
Dia 12, sábado – 19h - Celebração do 6º ano de Martírio
Em Belém - Celebração Eucarística na Paróquia Santa Maria Gorete – Guamá
Em Anapu- FESTA DE VIDA DO PDS E DE IR. DOROTHY: celebrações, debates, confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário