terça-feira, 2 de março de 2010

Veja como foi a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica em Belém do Pará

Caminhada marca abertura da CF Ecumênica 2010




Cerca de três mil integrantes das igrejas Católica, Luterana, Metodista, Anglicana e Presbiteriana (entre outras igrejas) realizaram passeata ao longo da avenida Presidente Vargas, ontem de manhã, para marcar a abertura da Campanha da Fraternidade 2010, que tem cunho ecumênico. Este ano, a campanha tem como tema 'Economia e Vida', para discutir as práticas e efeitos do modelo econômico nas cidades brasileiras, e buscar, como alternativa, a economia solidária, em que iniciativas comunitárias consigam garantir renda e empregos para os mais pobres.
'Diante do modelo econômico atual, podemos ter núcleos de produção, em um regime de economia solidária, como é o caso das cooperativas, em que as pessoas possam unir seus esforços e se inserir no mercado de trabalho, de forma a garantir sua cidadania', afirmou o administrador diocesano, monsenhor Raimundo Possidônio. Para ele, o sistema econômico deve defender a vida e sustentá-la, mas, como isso não ocorre na sociedade, a economia solidária, ecnomia de comunhão, mostra-se como um caminho. Nesse sentido, é fundamental que os governantes a serem eleitos este ano tenham claro que muito podem fazer em prol desse tema, como lembra Possidônio. 'O povo confia nos governantes e parlamentares, nas autoridades em geral, para que as demandas sociais e econômicas sejam atendidas, mas algumas dessas autoridades colocam seus interesses particulares acima de tudo', observou o monsenhor.

Nesse processo de buscar sistemas alternativos de produção, a Arquidiocese de Belém pretende organizar grupos comunitários voltados para trabalhar a reciclagem do lixo. 'Esse trabalho serve tanto para a conscientização das pessoas envolvidas e, também, para se tratar a questão do lixo, tão presente em nossas vidas', completou o administrador diocesano.

Igrejas se unem por objetivo em comum

A Campanha da Fraternidade 2010, lançada na quarta-feira de cinzas, foi aberta com pronunciamentos dos dirigentes de igrejas cristãs em um palco armado diante da baía de Guajará, na área da escadinha do cais do porto, e contou, em seguida, com apresentação de número coreográfico do corpo de dança do colégio Gentil Bittencourt e saída da caminhada rumo à praça da República, onde a programação se encerrou. 'O momento de hoje (ontem) marca a união das igrejas cristãs em busca de um objetivo único, de uma economia voltada para a vida, e se constitui em um primeiro passo para um trabalho integrado pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano', ressaltou o padre Cláudio Barradas, ao lado do reitor da Basílica Santuário de Nazaré, José Ramos.

'Esse tema da Campanha da Fraternidade indica que se nós queremos um mundo melhor, é fundamental buscarmos a igualdade de acesso para educação, saúde e empregos, por exemplo, para todas as pessoas, ou seja, uma economia que tenha resultados para todos', disse a pastora luterana Marga Rothe, primeira ouvidora do Estado do Pará.

Economia tem reflexo na violência local

Para os representantes do Movimento pela Vida (Movida), formado por familiares de pessoas mortas em virtude da violência na Grande Belém, a Campanha da Fraternidade deste ano tem tudo a ver com a prevenção de crimes e atos violentos em geral. 'A ganância das pessoas faz com que se mate por R$ 1,00 ou R$ 10,00, existe uma falta de limite das pessoas com o que se tem, Deus é o dinheiro para o ganancioso', afirmou Iranilde Russo, mãe do promotor de eventos Gustavo Russo, morto ao ser baleado durante perseguição policial na João Paulo II, em 10 de janeiro 2005.

Enquanto caminhava na passeata da Campanha da Fraternidade 2010, a pastora luterana Sibele Kuss declarou que a mobilização das igrejas cristãs serve para discutir o modelo econômico neoliberal que atinge negativamente os cidadãos e os recursos naturais. 'A capacitação das pessoas faz parte desse momento em que estamos propondo a discussão do modelo econômico', acrescentou. Os participantes da caminhada concluíram a programação de ontem às proximidades do Teatro da Paz, na praça da República.

Mais fotos










Fonte: Amazônia Jornal http://www.orm.com.br/ em 22 fev 2010
Fotos: Nete e Rose Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário