sexta-feira, 12 de março de 2010

CF Ecumênica é notícia na Unama


Ação busca uma sociedade mais consciente

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Em todo o país, muitos cristãos vivem o período da quaresma, momento comemorado pela Igreja para simbolizar os preparativos para a Páscoa. É nesse contexto que a Campanha da Fraternidade de 2010 é transmitida à sociedade. Este ano, a Campanha aborda o tema “Economia e Vida”, sob o lema “Não podes servir a Deus e ao dinheiro”. 
Enquanto isso, na Unama, a Pastoral Universitária inicia as primeiras ações deste semestre, as quais, assim como a Campanha da Fraternidade, são destinadas a toda a população, independente de credo religioso. Elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a Campanha da Fraternidade é realizada pela terceira vez de modo ecumênico, sob a responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. 
A intenção é resgatar valores cristãos em uma sociedade voltada para o consumismo e o individualismo.TEMA 
De acordo com a assessora do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC para a Campanha da Fraternidade, Roseane Brito, a escolha do tema deste ano foi feita muito antes da crise econômica mundial. “Na verdade, a Campanha deste ano dá continuidade à do ano anterior, cujo tema era ‘Solidariedade e Paz’. A expectativa é levar às pessoas uma consciência de economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção de um bem comum, em vista de uma sociedade sem exclusão”, explica. 
A assessora lembra que, desde dezembro do ano passado, a Campanha é trabalhada em nível estadual, capacitando assessores para transmitir o tema deste ano, com o objetivo de elaborar projetos de economia solidária, nos quais todas as pessoas possam estar inseridas, independente da religião. Mais do que transmitir o tema, a Campanha da Fraternidade objetiva fazer com que os cristãos possam, por meio de gestos concretos, propor ações para mudar o quadro atual de exclusão.  

PASTORAL UNIVERSITÁRIA 
 Participar das atividades da Pastoral Universitária da Unama pode ser uma boa opção para concretizar essa ideia. “A pastoral realiza encontros fraternos todas as quartas-feiras, das 18 às 19h, no anexo do auditório B- 100, no campus Alcindo Cacela. Nós nos reunimos para realizar estudos bíblicos e ações em favor de irmãos mais necessitados. Procuramos sempre ajudar comunidades carentes com a arrecadação de alimentos, por exemplo, sempre em parceria com a Arquidiocese de Belém”, explica a professora Ana Cláudia Vallinoto, coordenadora da Pastoral na Unama e do curso de Pedagogia da instituição.

FUNDO ECUMÊNICO DE SOLIDARIEDADE
Além de poder se juntar ao grupo ou participar de alguma ação desenvolvida por uma igreja, quem tiver interesse em colaborar com as ações da Campanha da Fraternidade, tem a opção de fazer ofertas no Domingo de Ramos. Nesse dia, 40% do que for arrecadado irá para o Fundo Ecumênico de Solidariedade. “O Fundo ajuda a concretizar os projetos de superação de exclusão social e econômica”, explica Roseane Brito. Além da oferta, também é possível realizar doações pessoais ou familiares para o Fundo por meio de depósito na Caixa Econômica Federal, agência 2220, conta 020-1 - operação 003, e enviar comprovante de depósito para (61) 2103-8303. “Esse é um bom momento, já que a Campanha congrega as igrejas cristãs, para ficarmos atentos aos objetivos que ela propõe e nos voltarmos para uma busca por conversão pessoal, assumindo um compromisso de boa vontade para com o próximo. Viver de forma mais concreta a vida cristã”, comenta a professora Ana Cláudia. Fotos: Helder Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário