quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Prelazia do Xingu promove Encontro da CF Ecumênica

Roseane Silva, teóloga e assessora do CAIC,  foi a facilitadora do Encontro em Altamira
Aconteceu em Bethânia, a cerca de 8km de Altamira-Pa, o Encontro de Multiplicadores da CFE 2010. No primeiro dia, 05 de fevereiro, foi apresentada a introdução do texto base da CFE 2010 com o tema Economia e Vida e o lema "não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). Pela terceira vez se tem uma Campanha da Fraternidade Ecumênica com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem e denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. Falou-se de ecumenismo e foi apresentado o CAIC ( Conselho Amazônico de igrejas cristãs) e o CONIC (Conselho Nacional de igrejas cristãs).
No segundo dia, 06 de fevereiro, foi estudado o Ver e o Julgar. No Ver – A vida em primeiro lugar, foi apresentado o filme Ilha das Flores. Após foi realizada uma rodada de debates e ideias. O grupo reagiu com várias reflexões, canções e dramatizações sobre o tema da CFE. O dia foi de muito trabalho produtivo, encerrando-se com o filme da CFE 2010 e confraternização com muito forró, pipoca, refrigerantes, e um bom vinho.
No terceiro dia, 07 de fevereiro, foi à hora do AGIR- COMO VIVER HOJE A BOA NOVA DE JESUS? No Âmbito social: Política de direitos, Participação consciente por justiça, Escolha e acompanhamento de políticos, no Âmbito comunitário, Unir forças na luta por direitos e igualdade, Militância através da sociedade organizada, no Âmbito eclesial, Serviço a Deus e aos irmãos, Espaço para educação e mobilização, Formação da consciência e no Âmbito pessoal, Respeito aos direitos, Cuidado com a natureza e Justa hierarquia de valores.
-Propostas e ações: - visitas às famílias para conhecer a realidade e depois conscientizá-las sobre as CFE para valorização da vida.
-cada pessoa é chamada a não prática a corrupção afastando-se da desonestidade e viver em partilha no amor fraterno.
As ações concretas os participantes irão tirar após o encontro com suas comunidades.


“Disse Jesus: peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” João: 1721

Por Roseane Brito das Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário