segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pentecostais e neopentecostais na política

Annablume Editora e XIII Feira Pan-Amazônica do Livro
convidam para o lançamento do livro de Saulo Baptista



No dia 12 de novembro de 2009, quinta-feira, às 18h.

XIII Feira Pan-Amazônica do Livro

Estande da Editora da Universidade do Estado do Pará (EDUEPA)
Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/nº. - Belém - PA

(11) 4366.5600 ou (11) 4366.5976

Formato: 16x23 cm, 432 páginas
ISBN: 978-85-7419-931-3

Esta obra trata do comportamento de pentecostais e neopentecostais no cenário político nacional. A novidade dessa pesquisa foi desnudar estratégias e práticas de igrejas que atuam de forma corporativa para conquistar o poder, principalmente nos parlamentos brasileiros, com eficácia e efetividade que podem causar inveja a alguns partidos políticos.


Foram selecionadas as duas maiores igrejas do campo pentecostal e neopentecostal, respectivamente, a Assembléia de Deus, em suas diferentes versões, e a monolítica Igreja Universal do Reino de Deus. Em algumas passagens comparece, também, a Igreja do Evangelho Quadrangular. A abordagem permitiu estabelecer comparações entre esses atores institucionais, com a aplicação de recursos teóricos da sociologia e da ciência política. Foram examinadas formas de escolha de candidatos, táticas eleitorais e comportamento dos eleitos dessas igrejas no exercício do mandato.

Trata-se de texto útil, portanto, para os que se interessam pelo processo democrático brasileiro, considerando seus desdobramentos face ao ingresso desses novos atores coletivos. De igual modo, é uma obra que se dirige aos próprios personagens do livro, para que estes confrontem suas práticas com

Nenhum comentário:

Postar um comentário