segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CAIC presente na celebração de 50 anos do "Barros Barreto"


No dia 14 de setembro de 2009, uma celebração ecumênica marcou o aniversário de 50 anos do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
Pacientes, funcionários/as e convidados participaram desta celebração que contou com a animação do reverendo anglicano Marcos Barros, do Padre João Maria, do pastor da Assembléia de Deus Evandro Andrade e do Coordenador do CAIC Tony Vilhena.

Vejam as imagens do encontro
















 

Hospital Barros Barreto comemora 50 anos

Uma programação especial marcou, na útima sexta-feira (14), os 50 anos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que começou a funcionar em 15 de agosto de 1959, com a transferência de 16 pacientes do Hospital Domingos Freire. O evento iniciou com um Culto Ecumênico e com posterior apresentação do coral “Flor de Lótus”, da Universidade Federal do Pará (UFPA,) e do servidor Natanael Santos, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.

Estiveram presentes diretores, ex-diretores, servidores ativos e inativos do Barros Barreto e convidados. O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, compôs a mesa oficial ao lado de outros dirigentes e ressaltou que “50 anos podem parecer um longo tempo para as pessoas, mas é pouco para as instituições e hoje a história do Barros Barreto já não se separa da história da UFPA, que tem 52 anos”. Segundo ele, o grande problema, hoje, é o uso de recursos do SUS para pagamento de pessoal, o que será solucionado só com a realização de concurso público. O reitor pediu aos parlamentares presentes que apoiem mais os Hospitais Universitários e as Santas Casas do Brasil, “elementos estratégicos na área da saúde”.

O diretor do HUJBB, Eduardo Leitão, enfatizou que o Barros Barreto, hoje, “é uma “marca forte no Estado do Pará e no Brasil por conta do suor das pessoas que trabalharam aqui nesses 50 anos”. E que a proposta da sua gestão é manter a qualidade da assistência à população.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Fernando Dourado, disse que não é difícil falar do Barros Barreto, pois sabe da sua importância para o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é importante que tenha sempre o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. E que, no momento, está cobrando mais recursos dessas instituições para o atendimento de casos suspeitos de gripe A (H1N1).

Após a solenidade, foi exibido um vídeo antigo com depoimentos de ex-diretores, alguns já falecidos, como o primeiro diretor do Hospital, Antônio Lobão. E, finalmente, foram ouvidos relatos dos ex-diretores presentes Almir Gabriel e Isaac Benchimol.

Texto: Roberta Vilanova/HUJBB
http://www.ufpa.br/ascom/index.php?option=com_content&view=article&id=3951:hospital-barros-barreto-comemora-50-anos&catid=1:noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário