sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pará e Amapá realizam Encontro de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010




De 20 a 22 de novembro, aconteceu em Belém o Encontro de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, envolvendo representantes das Igrejas Católica Romana, Presbiteriana Unida, de Confissão Luterana e Episcopal Anglicana, além de lideranças de outras igrejas cristãs dos estados do Pará e Amapá. Foram os primeiros passos para uma Campanha bem participativa e dinâmica. E esta expectativa de garantir o maior envolvimento possível das comunidades foi a tônica que norteou o planejamento regional.
Após uma animada celebração, tivemos a mesa de abertura composta pela Pra. Marga Rothe (luterana), Revdo. Marcos Barros (anglicano), Pe. Henrique Leconte (católico), Tony Vilhena (metodista, representando o CAIC) e Pe. Gabriele Cipriani (representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC). Nos discursos, ficou em evidência a excelente oportunidade de estreitarmos mais os laços de trabalho entre as igrejas cristãs numa campanha ecumênica como a CFE 2010. Em seguida, o professor Roberto Marinho, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, apresentou um painel de experiências e conceitos de economia solidária, como uma alternativa concreta a este modelo econômico que privilegia o consumismo e a concentração de renda.
No segundo dia, Pe. Gabriele Cipriani, assessor nacional da Campanha, apresentou o texto-base e idéias que ajudarão no desenvolvimento das atividades durante todo o ano de 2010. Segundo Cipriani “a campanha tem que ser desenvolvida em áreas onde se evidenciem a exclusão social, marca desta economia que vigora hoje”. Já colocando em prática as orientações, o dia foi encerrado com uma celebração ecumênica na Sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde mais de 300 famílias despejadas de assentamentos em vários municípios de Pará estavam acampadas pressionando para que o Governo as atendesse e atentasse para o drama delas terem perdido tudo no despejo.
No final do Encontro, os participantes assumiram o compromisso de divulgar os materiais da CFE e de promover outros encontros ecumênicos em suas paróquia e igrejas locais.



Vejam as fotos do Encontro







Nenhum comentário:

Postar um comentário