sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vídeos produzidos pelo Koinonia estão disponíveis na internet

O KOINONIA é uma entidade ecumênica de serviço, composta por pessoas de diferentes tradições religiosas e se propõe a mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e aqueles em processo de emancipação social e política. Para isso desenvolve programas de produção do conhecimento, informação e educação, que atuam por meio de redes, em busca de espaços democráticos, que garantem a justiça, os direitos humanos - econômicos, sociais, culturais e ambientais - e a promoção do ecumenismo e do movimento ecumênico e de seus valores libertários em nível nacional e internacional.
Um das ferramentas que o KOINONIA disponibiliza para a sociedade é a produção de audiovisuais que podem ser usados em formações, seminários e encontros. Convidamos você para conhecê-los.
Além dos vídeos, KOINONIA possui um canal no site You Tube, para conhecer é clicar em Koinos015. Lá podem ser vistas as mais recentes produções audiovisuais da instituição, cujo enfoque tem recaído sobre as populações negras tradicionais. 
Museu Estácio de Lima
Tempo: 7 min 52 seg
O vídeo apresenta a exposição no Museu Estácio de Lima que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e tem sede em Salvador. Embora tenha um pequeno acervo, ganhou notoriedade nacional pela natureza das peças que expõe. Uma parte significativa da sua mostra permanente se compõe de objetos relacionados com o crime e a contravenção: armas homicidas, instrumentos de roubo, drogas e viáticos de narcotráfico, aparato de falsificadores, etc. Outro segmento engloba restos mortais, órgãos mutilados, fetos monstruosos, aberrações recolhidas por médicos legistas. Por fim, um terceiro corpo da exposição encerra com peças de arte sacra negra: paramentos, instrumental religioso, ícones, objetos sagrados do culto do candomblé. Nesse mesmo vídeo, visitantes refletem sobre algumas questões, tais como: Qual é a origem desse acervo? Por que são expostos assim? Por que paramentos religiosos figuram ao lado de fetos mal-formados, punhas, carabinas e baralhos falsos? Qual é a lógica dessa exposição? .
AIDS: Igrejas em Ação
Tempo: 18 min
Tema: Aids e Igrejas
Produção: Sumaúma Documentários
Realização: KOINONIA e Diaconia
Resumo:
Depoimentos inspiradores de líderes cristãos mostram a importância da participação das igrejas na luta contra o HIV/AIDS
AIDS: O que é e como evitá-la
Tempo: 15 min
Tema: AIDS – Como evitá-la.
Produção: Sumaúma Documentários
Realização: KOINONIA e Diaconia
Resumo:
O que você sabe sobre o HIV/AIDS? Como se “pega”? Beijar pega? Abraças pega? Apertar a mão pega? AIDS tem cura? A grávida contamina o bebê? E amamentar, pode? Estas e outras perguntas surgem no meio popular e são respondidas por especialistas.
Saberes Tradicionais
Programa Egbé
Tempo: 5 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha falam sobre seus saberes tradicionais que são base para sua continuidade e afirmação de identidade. Quilombolas e candomblecistas falam sobre a importância da preservação de suas tradições e dos impactos disso para a vida comunitária.
Juventude
Programa Egbé
Tempo: 3 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O tema da juventude é abordado em diversas esferas do poder público, principalmente com relação às problemáticas da violência, do preconceito e da falta de empregos. Entretanto é preciso questionar: sobre qual juventude falamos?
Intolerância religiosa
Programa Egbé
Tempo: 10 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: Exu/Inzila/Elegbara, o senhor de todo movimento, da comunicação e dos caminhos, nos ajuda a na comunicação e na convivência entre as diferentes formas de cultuar os Orixás, e com as diferentes formas de fé. É ele que auxilia o povo do candomblé na convivência com a diversidade. Mesmo assim as religiões de matriz africana são quem mais sofre com a intolerância religiosa.
Meio ambiente
Programa Egbé
Tempo: 8 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo:As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha buscam se relacionar de forma harmoniosa com o meio ambiente, já que a sobrevivência das comunidades está diretamente relacionada com a natureza.
Vejam o que os candomblecistas e quilombolas falam sobre a relação com o meio ambiente.
Candomblé e Direitos
Candomblé & Direitos
Tempo: 5 spots com duração média de 4 minutos.
Tema: Identidade Quilombola; Território, Religiosidade; Racismo; Memória; Juventude Quilombola; Mulheres quilombolas.
Resumo: Série de vídeos produzidos pelo programa Egbé Territórios Negros, de KOINONIA. Com duração média de 4 minutos, esses spots apresentam depoimentos de participantes das oficinas de artes & ofícios realizadas em Terreiros de Salvador a partir de 2007
.
Tradição e Desenvolvimento – Comunidades de Terreiros de Candomblé
Tempo: 20 minutos e 10 segundos
Tema: Comunidades de Terreiros de Candomblé de Salvador discutem que desenvolvimento desejam.
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O vídeo faz parte da série Tradição e Desenvolvimento, uma das bases para o seminário Comunidades Negras Tradicionais como Agentes de Desenvolvimento, realizado em Salvador, em outubro de 2008.  No documentário, representantes de diferentes Terreiros de Candomblé de Salvador discutem que desenvolvimento desejam, passando pelos temas saúde; água e meio ambiente; território e livre associação, liberdade religiosa; saberes tradicionais e memória; e Juventude.
» Assistir o vídeo
Tradição e Desenvolvimento – Comunidades Negras Rurais e Quilombolas
Tempo: 11 minutos e 5 segundos
Tema: Comunidades negras rurais e quilombolas discutem que desenvolvimento desejam.
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O vídeo faz parte da série Tradição e Desenvolvimento, uma das bases para o seminário Comunidades Negras Tradicionais como Agentes de Desenvolvimento, realizado em Salvador, em outubro de 2008. No documentário, comunidades negras rurais e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia mostram porque são agentes de desenvolvimento, expõem suas demandas e discutem os modelos que desejam construir.
» Assistir o vídeo
Visões Quilombolas
Visões Quilombolas
Tempo: 5 spots com duração média de 60 segundos e três mini-documentário com duração média de 10 minutos.
Tema: Identidade Quilombola; Território, Religiosidade; Racismo; Memória; Juventude Quilombola; Mulheres quilombolas.
Montagem: Sumaúma Documentários
Resumo: A temática quilombola tem sido foco de muitas reportagens jornalísticas que trazem erros ou opiniões contrárias aos direitos dessas comunidades. Esse contexto adverso foi um dos estímulos que levou KOINONIA, entidade que atua junto a comunidades há mais de dez anos, a produzir vídeos nos quais os próprios quilombolas falassem, sem porta-vozes, de sua história, presente e futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário