sábado, 23 de outubro de 2010

Comitê Inter-religioso do Pará lança manifesto sobre eleições 2010

Manifesto Comitê Inter-religioso do Pará -  Repúdio ao Processo Eleitoral de 2010
A religião é tanto uma Ciência quanto uma experiência. Experimenta-se esta vivência em grupos e individualmente. São muitos os exemplos de grupos religiosos que firmam suas práticas na busca por justiça, cooperação e paz. 
A disputa eleitoral para a presidência do Brasil de 2010 é um caso exemplar sobre o que a religião, instrumentalizada pelo ódio misógino e conservador. Não poderia, em absoluto, promover, como o sexismo, homofobia e fundamentalismos. 
O Comitê Inter-religioso do Estado do Pará manifesta e reafirma os valores da cooperação inter-religiosa e da liberdade religiosa garantida pelo estado laico, que deve promover o respeito entre as múltiplas manifestações religiosas no Brasil. 
Preocupa-nos e nos desapontam as manifestações, em especial de lideranças cristas, de natureza difamatória, obscurantista e extremamente sexista neste segundo turno eleitoral em andamento. É necessário superar a teologia patriarcal e moralista cristas, amplamente difundida em manifestos contra ou a favor de candidato ou candidata à presidente do Brasil. 
Conclamamos para que as religiões reafirmem seus valores universais de paz, cooperação, liberdade e serviço transformador a toda a criação. 
Digamos Não à Violência Religiosa contra os corpos das mulheres e da natureza. 
Digamos Não ao aparelhamento e instrumentalização religiosa que servem a projetos conservadores das elites brasileiras.

BLOG ATUALIZADO VISITEM!!
www.comiter.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário