terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vamos acompanhar esta viagem

A presidente dos Focolares Maria Voce em visita às comunidades do Movimento na Ásia

Para um mundo de paz, pela harmonia e unidade da família humana


6 DE JANEIRO – 20 FEVEREIRO 2010

É com a bênção do Papa Bento XVI, “com o desejo de abundantes graças”, que terá inicio a primeira viagem no continente asiático da presidente dos Focolares, Maria Voce. Uma Bênção “extensível às comunidades dos países visitados, particularmente caros ao coração do Papa”. Assim se lê em uma carta assinada pelo Cardeal Secretario de Estado Tarcisio Bertone.
As etapas em programa: Corea (6-10.01); Japão (11-16.01); Filipinas (17-31.01 com etapas em Tagaytay, Manila e Cebu); Tailândia (1-20.02 com etapas em Bangkok e Chiang May).
De particular importância os encontros inter-religiosos:
Japão - Tokyo - no dia 15 de janeiro Maria Voce foi convidada para falar a 5000 aderentes do Movimento budista laico Rissho Kosei-kai.

Tailandia – Bangkok – no dia 3 de fevereiro vai falar ao IV simpósio cristão budista com o tema: “Dharma e compaixão budista - Agape cristão, no mundo contemporâneo” promovido pela Universidade Mahachulalongkorn de Chiang Mai, pelo Movimento dos Focolares e pela Associação Japonesa Rissho Kosei-kai. Os participantes não são apenas da Tailândia, mas também do: Japão, Taiwan, Filipinas, Usa, Inglaterra e Itália.

Tailândia - Chiang Mai – no dia 5 de fevereiro encontrará o Grande Mestre Ajahn Thong e vai falar aos jovens da Universidade Mahachulalongkorn.
“ É um diálogo em continuidade com o diálogo iniciado há 30 anos por Chiara Lubich”- disse Maria Voce. “Com a sua partida não deve parar, mas ter um novo impulso”.

Nas cidades onde Maria Voce fará etapa, visitará o Bispo local e a comunidade dos Focolares. Na Coréia também está agendado um encontro com um grupo de deputados que aderiram ao Movimento político pela unidade dos Focolares. Nas Filipinas, no dia 28 de Janeiro estará em Manila, alí falará em uma mesa redonda durante o grande encontro que a cada 10 anos se reúne todo o clero Filipino, juntamente com os Bispos.

MAIS DETALHES DOS ENCONTROS INTER-RELIGIOSOS

Japão – Maria Voce chegará em Tokio no dia 21 de janeiro, junto com o co-presidente Giancarlo Faletti. De particular importância, no dia 15 de janeiro, o encontro com os membros da grande Associação de renovação religiosa Rissho Kosei-kai (além de 6 milhões de aderentes), distintamente laica, que também trabalham nas frentes de paz, de ecologia, de desenvolvimento. Maria Voce falará aos 5000 budistas, a convite do Presidente Nichiko Niwano. A reunião terá lugar na grande sala Sacra, onde fica a imagem de Buda, durante a formação deles quinzenal. Na parte da tarde o encontro será com os dirigentes da seção dos jovens da Rissho Kosei-kai.

Nesse mesmo contexto Chiara Lubich em 1981, tinha falado da sua experiência cristã a mais de 10.000 membros na Rissho Kosei-kai , a convite do fundador, Nikkyo Niwano, lançando assim sementes para um diálogo de vida que teve grande desenvolvimento.

“De vez em quando penso à aquele amor e unidade que transmitiu Chiara, e a compaixão e bondade que deixou o nosso fundador Nikkyo Niwano. Com esses grandes ideais continuamos a caminhar juntos e daremos a grande cointribuição para a mudança de um mundo novo”. Era o que tinha dito ao dr. Nichiko Niwano, filho do fundador, em julho de 2008, quando, durante uma viagem à Europa, queria fazer uma parada no Centro Internacional de Rocca di Papa para conhecer a nova presidente dos Focolares e os outros membros recém eleitos.

Tailândia – A segunda etapa do encontro, desta vez com o budismo Theravada, será em Chiang Mai, no norte do país. No dia 05 de fevereiro Maria Voce encontrará o Grande Mestre Ajahn Thong, a qual Chiara tinha visitado em 1997. Nos passos de Chiara, o mesmo dia encontrará os jovens mônacos budistas da Universidade.

“O Movimento dos Focolares na Tailândia têm muitos amigos budistas que compartilham deste mesmo ideal e colaboram para a realização de um mundo unido, para que tenha a paz duradoura para toda a humanidade”. Havia declarado o mônaco Tailandês Pra Thongrattana no funeral de Chiara, com o qual esteve em contato por 14 anos. Havia levado as saudações do Grande Mestre Ajahn Thong, dizendo que para ele “Chiara é aquela que traz uma luz para o mundo para aqueles que estão em trevas”..

Informações: Serviço Informação Focolares – Carla Cotignoli cell. 348.856.33.47 – Viledi Fabris cell. 339.6451524 - Centro Internacional Movimento dos Focolares – Via Frascati 306 – 00040 Rocca di Papa (Roma) – tel. 06.947989 - http://www.focolare.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário