quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marabá realiza o encontro de multiplicadores da CFE 2010

A teóloga Roseane Brito e a estudante de teologia Viviane Salgado, representantes do CAIC, assessoram o encontro de Marabá.

O encontro começou no dia 15 de janeiro com a acolhida e inscrição dos participantes. A abertura ficou por conta da Pastoral da Juventude e Ceb’s que expressaram logo no início toda a mística envolvente de chamado à participação popular que permearia todo o encontro.
É a terceira vez que temos uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. Os participantes vieram de vários lugares: Goianeses, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina, Brejo Grande do Araguaia, Tocantins, Rio Mar, Bom Jesus, São Domingos, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte, Paraopebas, Eldorado dos Carajás, Utupiranga, Curionópolis e Marabá.

Após as apresentações do Conselho Nacional de igrejas Cristãs - CONIC - e Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs - CAIC, foi apresentado o painel A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR. Trazendo a CFE o tema Economia e vida: vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24), qual é a provocação que esta reflexão apresenta? A ênfase dada foi demonstrar que estar do lado dos pobres não é uma opção, mas um mandamento. Estar ao lado dos pobres é atitude individual, eclesial e social.

Outra abordagem interessante foi a partir da distribuição de citações bíblicas para serem relacionadas com os textos ou experiências vividas a partir dos temas propostos. Os temas dos Trabalhos em grupos foram os seguintes:
- A dádiva da vida e a lógica do mercado. (Mt 6,25-34)
- Agradecer é diferente de pagar. (Lc 12,15)
- A vida de cada um ligada à vida de todos. (Is 1, 15-20)
- Economia a serviço da vida ou vidas à disposição da economia. (Mt 4,4)
- Planeta terra, casa de todos. (Gn 1,28)
-Valor econômico da água . Este tema foi trabalhado a partir da realidade de cada um/uma.
- Desafios e esperanças.(Mt 24,6-14)

As intervenções da plenária foram riquíssimas, mostrando o quanto as comunidades estão decididas a fazer desta Campanha uma oportunidade para mudanças e abertura de novos horizontes. Pois esta Campanha pretende trabalhar nos âmbitos pessooal, comunitário, eclesial e social.

Após várrias rodadas de idéias, o plenária levantou as seguintes propostas do Pólo de Marabá:

• “Luz para todos”, promover e incentivar a organização de coletivos de família rurais e provocar toda a sociedade rural e as lideranças governamentais representativas e eclesiais, e em especial o D. José, para a reivindicação da implantação deste programas (luz para todos);

• Informações, divulgação e implementação de projetos de projetos de “Economia Solidaria” nas comunidades e grupos envolvendo as instituições Emater,coopserviços, sema, incubadora da UFPA;

• Encontros diocesanos para trabalhar o perfil dos coordenadores, a identidade de grupo e preparação de projetos (anuais);

• Elaboração de projetos de estudo, debates e sensibilização do tema da campanha;

Objetivo: aprofundar o assunto “A luz da palavra de Deus” colocar a economia a serviços da vida;

Quem: – igreja – escola e associações

• Realização de atos concretos na escola e comunidades

Por: Roseane Brito

Vejam as fotos do encontro em Mais Informações

2 comentários:

  1. Achei muito interessante os trabalhos que estao sendo feitos pela pastoral da juventude com o tema da campanha da fraternidade 2010. Gostaria de receber sugestoes de atividades para trabalhar com o tema em sala de aula com turmas do 6º ao 9º ano, pois leciono com a disciplina educação religiosa.Desde já muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa, em breve lancaremos prpostas para estas atividades.
    Envio um e-mail para unidadecaic@gmail.com para que possamos responder diretamnte para você.
    Saudações ecumênicas,
    Tony

    ResponderExcluir