A religião é tanto uma Ciência quanto uma experiência. Experimenta-se esta vivência em grupos e individualmente. São muitos os exemplos de grupos religiosos que firmam suas práticas na busca por justiça, cooperação e paz.
A disputa eleitoral para a presidência do Brasil de 2010 é um caso exemplar sobre o que a religião, instrumentalizada pelo ódio misógino e conservador. Não poderia, em absoluto, promover, como o sexismo, homofobia e fundamentalismos.
O Comitê Inter-religioso do Estado do Pará manifesta e reafirma os valores da cooperação inter-religiosa e da liberdade religiosa garantida pelo estado laico, que deve promover o respeito entre as múltiplas manifestações religiosas no Brasil.
Preocupa-nos e nos desapontam as manifestações, em especial de lideranças cristas, de natureza difamatória, obscurantista e extremamente sexista neste segundo turno eleitoral em andamento. É necessário superar a teologia patriarcal e moralista cristas, amplamente difundida em manifestos contra ou a favor de candidato ou candidata à presidente do Brasil.
Conclamamos para que as religiões reafirmem seus valores universais de paz, cooperação, liberdade e serviço transformador a toda a criação.
Digamos Não à Violência Religiosa contra os corpos das mulheres e da natureza.
Digamos Não ao aparelhamento e instrumentalização religiosa que servem a projetos conservadores das elites brasileiras.
www.comiter.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário