sábado, 23 de outubro de 2010

Comitê Inter-religioso do Pará lança manifesto sobre eleições 2010

Manifesto Comitê Inter-religioso do Pará -  Repúdio ao Processo Eleitoral de 2010
A religião é tanto uma Ciência quanto uma experiência. Experimenta-se esta vivência em grupos e individualmente. São muitos os exemplos de grupos religiosos que firmam suas práticas na busca por justiça, cooperação e paz. 
A disputa eleitoral para a presidência do Brasil de 2010 é um caso exemplar sobre o que a religião, instrumentalizada pelo ódio misógino e conservador. Não poderia, em absoluto, promover, como o sexismo, homofobia e fundamentalismos. 
O Comitê Inter-religioso do Estado do Pará manifesta e reafirma os valores da cooperação inter-religiosa e da liberdade religiosa garantida pelo estado laico, que deve promover o respeito entre as múltiplas manifestações religiosas no Brasil. 
Preocupa-nos e nos desapontam as manifestações, em especial de lideranças cristas, de natureza difamatória, obscurantista e extremamente sexista neste segundo turno eleitoral em andamento. É necessário superar a teologia patriarcal e moralista cristas, amplamente difundida em manifestos contra ou a favor de candidato ou candidata à presidente do Brasil. 
Conclamamos para que as religiões reafirmem seus valores universais de paz, cooperação, liberdade e serviço transformador a toda a criação. 
Digamos Não à Violência Religiosa contra os corpos das mulheres e da natureza. 
Digamos Não ao aparelhamento e instrumentalização religiosa que servem a projetos conservadores das elites brasileiras.

BLOG ATUALIZADO VISITEM!!
www.comiter.wordpress.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Café ecumênico


Venha participar de um momento de partilha e fraternidade. 
É o CAFÉ ECUMÊNICO promovido pelo movimento ecumênico de Belém. 
Além de um delicioso café da manhã, sentiremos também o sabor gostoso de estarmos juntos/as, testemunhando a comunhão que temos em Jesus Cristo.

Programação:
7h30: Chegada e Acolhida
8h: Momento de espiritualidade (organizado pelo CEBI)
8h15: Café da manhã
9h: Despedida 

Obs: Traga algo para partilhar à mesa (se possível)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Plebiscito Popular tem resultado divulgado

Cerca de meio milhão de brasileiros e brasileiras dizem SIM ao limite da propriedade de terra.
O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo entregou hoje à sociedade brasileira o resultado do Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade, realizado de 1º a 12 de setembro.

Participaram deste plebiscito 519.623 pessoas, em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Só não participaram do mesmo, Santa Catarina, Amapá e Acre que optaram por fazer o abaixo-assinado, somente. Eram admitidas à votação pessoas acima de 16 anos, portanto em condições de votar.
Duas foram as perguntas formuladas às quais se devia responder sim ou não.
A primeira: Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil, devem ter um limite máximo de tamanho?
A segunda: Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?
95,52% (495.424) responderam afirmativamente à primeira pergunta, 3,52% (18.223), negativamente, 0,63% foram votos em branco e 0,34%, votos nulos.

Em relação à segunda pergunta os que responderam sim foram 94,39% (489.666), 4,27% (22.158) responderam não, 0,89 % foram votos em branco e 0,45%, votos nulos.

Considerando as dificuldades enfrentadas tanto na produção, quanto na distribuição de um mínimo de material, pela falta de recursos e de pessoal disponível; considerando que o Fórum e outras entidades envolvidas não tiveram acesso a qualquer veículo de comunicação de massas; considerando o momento, quando as atenções estão voltadas e os militantes envolvidos nas campanhas eleitorais, pode-se saudar o resultado como muito positivo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Feijoada na Luterana, vamos lá!

Vamos participar do almoço no dia 24 de outubro, domingo, a partir das 12h.
Além de uma super feijoada, a programação cultural conta com sambas de primeira. Cartela por apenas R$6,00. Que delícia!

domingo, 17 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude, divulgue e participe!

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
Quando: Domingo, 24 de outubro, 15h:00
Onde: Panorama XXI (em frente ao Mangueirão) (mapa)
Descrição: A Arquidiocese de Belém estará celebrando o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE, com uma grande MARCHA CONTRA VIOLÊNCIA. Concentração às 15h. na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Av. Augusto Montenegro, Rua Damasco - Frente a Churrascaria Rodeio). 
A Caminhada seguirá rumo a Paróquia Santa Edwiges, onde haverá MISSA DA JUVENTUDE e um grande show!!! 
Confira informações relacionadas ao Jubileu de 25 anos de DNJ, clique aqui

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vídeos produzidos pelo Koinonia estão disponíveis na internet

O KOINONIA é uma entidade ecumênica de serviço, composta por pessoas de diferentes tradições religiosas e se propõe a mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e aqueles em processo de emancipação social e política. Para isso desenvolve programas de produção do conhecimento, informação e educação, que atuam por meio de redes, em busca de espaços democráticos, que garantem a justiça, os direitos humanos - econômicos, sociais, culturais e ambientais - e a promoção do ecumenismo e do movimento ecumênico e de seus valores libertários em nível nacional e internacional.
Um das ferramentas que o KOINONIA disponibiliza para a sociedade é a produção de audiovisuais que podem ser usados em formações, seminários e encontros. Convidamos você para conhecê-los.
Além dos vídeos, KOINONIA possui um canal no site You Tube, para conhecer é clicar em Koinos015. Lá podem ser vistas as mais recentes produções audiovisuais da instituição, cujo enfoque tem recaído sobre as populações negras tradicionais. 
Museu Estácio de Lima
Tempo: 7 min 52 seg
O vídeo apresenta a exposição no Museu Estácio de Lima que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e tem sede em Salvador. Embora tenha um pequeno acervo, ganhou notoriedade nacional pela natureza das peças que expõe. Uma parte significativa da sua mostra permanente se compõe de objetos relacionados com o crime e a contravenção: armas homicidas, instrumentos de roubo, drogas e viáticos de narcotráfico, aparato de falsificadores, etc. Outro segmento engloba restos mortais, órgãos mutilados, fetos monstruosos, aberrações recolhidas por médicos legistas. Por fim, um terceiro corpo da exposição encerra com peças de arte sacra negra: paramentos, instrumental religioso, ícones, objetos sagrados do culto do candomblé. Nesse mesmo vídeo, visitantes refletem sobre algumas questões, tais como: Qual é a origem desse acervo? Por que são expostos assim? Por que paramentos religiosos figuram ao lado de fetos mal-formados, punhas, carabinas e baralhos falsos? Qual é a lógica dessa exposição? .
AIDS: Igrejas em Ação
Tempo: 18 min
Tema: Aids e Igrejas
Produção: Sumaúma Documentários
Realização: KOINONIA e Diaconia
Resumo:
Depoimentos inspiradores de líderes cristãos mostram a importância da participação das igrejas na luta contra o HIV/AIDS
AIDS: O que é e como evitá-la
Tempo: 15 min
Tema: AIDS – Como evitá-la.
Produção: Sumaúma Documentários
Realização: KOINONIA e Diaconia
Resumo:
O que você sabe sobre o HIV/AIDS? Como se “pega”? Beijar pega? Abraças pega? Apertar a mão pega? AIDS tem cura? A grávida contamina o bebê? E amamentar, pode? Estas e outras perguntas surgem no meio popular e são respondidas por especialistas.
Saberes Tradicionais
Programa Egbé
Tempo: 5 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha falam sobre seus saberes tradicionais que são base para sua continuidade e afirmação de identidade. Quilombolas e candomblecistas falam sobre a importância da preservação de suas tradições e dos impactos disso para a vida comunitária.
Juventude
Programa Egbé
Tempo: 3 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O tema da juventude é abordado em diversas esferas do poder público, principalmente com relação às problemáticas da violência, do preconceito e da falta de empregos. Entretanto é preciso questionar: sobre qual juventude falamos?
Intolerância religiosa
Programa Egbé
Tempo: 10 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: Exu/Inzila/Elegbara, o senhor de todo movimento, da comunicação e dos caminhos, nos ajuda a na comunicação e na convivência entre as diferentes formas de cultuar os Orixás, e com as diferentes formas de fé. É ele que auxilia o povo do candomblé na convivência com a diversidade. Mesmo assim as religiões de matriz africana são quem mais sofre com a intolerância religiosa.
Meio ambiente
Programa Egbé
Tempo: 8 min
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo:As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha buscam se relacionar de forma harmoniosa com o meio ambiente, já que a sobrevivência das comunidades está diretamente relacionada com a natureza.
Vejam o que os candomblecistas e quilombolas falam sobre a relação com o meio ambiente.
Candomblé e Direitos
Candomblé & Direitos
Tempo: 5 spots com duração média de 4 minutos.
Tema: Identidade Quilombola; Território, Religiosidade; Racismo; Memória; Juventude Quilombola; Mulheres quilombolas.
Resumo: Série de vídeos produzidos pelo programa Egbé Territórios Negros, de KOINONIA. Com duração média de 4 minutos, esses spots apresentam depoimentos de participantes das oficinas de artes & ofícios realizadas em Terreiros de Salvador a partir de 2007
.
Tradição e Desenvolvimento – Comunidades de Terreiros de Candomblé
Tempo: 20 minutos e 10 segundos
Tema: Comunidades de Terreiros de Candomblé de Salvador discutem que desenvolvimento desejam.
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O vídeo faz parte da série Tradição e Desenvolvimento, uma das bases para o seminário Comunidades Negras Tradicionais como Agentes de Desenvolvimento, realizado em Salvador, em outubro de 2008.  No documentário, representantes de diferentes Terreiros de Candomblé de Salvador discutem que desenvolvimento desejam, passando pelos temas saúde; água e meio ambiente; território e livre associação, liberdade religiosa; saberes tradicionais e memória; e Juventude.
» Assistir o vídeo
Tradição e Desenvolvimento – Comunidades Negras Rurais e Quilombolas
Tempo: 11 minutos e 5 segundos
Tema: Comunidades negras rurais e quilombolas discutem que desenvolvimento desejam.
Produção: Sumaúma Documentários
Resumo: O vídeo faz parte da série Tradição e Desenvolvimento, uma das bases para o seminário Comunidades Negras Tradicionais como Agentes de Desenvolvimento, realizado em Salvador, em outubro de 2008. No documentário, comunidades negras rurais e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia mostram porque são agentes de desenvolvimento, expõem suas demandas e discutem os modelos que desejam construir.
» Assistir o vídeo
Visões Quilombolas
Visões Quilombolas
Tempo: 5 spots com duração média de 60 segundos e três mini-documentário com duração média de 10 minutos.
Tema: Identidade Quilombola; Território, Religiosidade; Racismo; Memória; Juventude Quilombola; Mulheres quilombolas.
Montagem: Sumaúma Documentários
Resumo: A temática quilombola tem sido foco de muitas reportagens jornalísticas que trazem erros ou opiniões contrárias aos direitos dessas comunidades. Esse contexto adverso foi um dos estímulos que levou KOINONIA, entidade que atua junto a comunidades há mais de dez anos, a produzir vídeos nos quais os próprios quilombolas falassem, sem porta-vozes, de sua história, presente e futuro.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Agenda litúrgica, com apresentação de dom Pedro Casaldáliga

Conheça este lançamento!
www.apostoladoliturgico.com.br


Culto Ecumênico do Círio na Vila da Barca

Culto Ecumênico do Círio na Vila da Barca
Há  10 anos a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e Paróquia Luterana realizam, no sábado da Romaria Fluvial, o Culto Ecumênico do Círio de Nazaré. A comunidade luterana e católica da Vila da Barca tem muitas coisas em comum a dizer sobre Maria. E dizem em comunhão! Venha e participe deste momento ecumênico de fé e esperança.
Dia: 09.10.10 (sábado)
Horário: 08h
Local: Vila da Barca (Margem da Baía do Guajará)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entrevista com Faustino Teixeira


Diversidade e diálogo: Entrevista com Faustino Teixeira

01/10/2010 | Jaime C. Patias

foto: Roseane Brito         Curso sobre Ecumenismo do CESEP- São Paulo-SP
"As religiões deveriam transparecer com sinais vitais na história o mistério de um Deus de misericórdia". 
"A diversidade é um dom que se insere na dinâmica misteriosa dos desígnios divinos. O pluralismo de princípio significa reconhecer a diversidade como um valor, como uma riqueza fundamental, como parte do mistério de Deus que nós não conseguimos compreender na sua totalidade", afirmou o professor Faustino Teixeira, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (UFJF), em entrevista à revista Missões durante curso sobre Ecumenismo, promovido pelo Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização Popular - CESEP, no mês de julho, em São Paulo. Faustino é pós-doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), Itália, doutor em Teologia pela mesma universidade, mestre em Teologia, pela PUC-RJ e graduado em Filosofia e em Ciências da Religião pela UFJF. É autor de vários livros, dentre os quais "Nas teias da delicadeza" (Paulinas, 2006) e "As religiões no Brasil: continuidades e rupturas" (Vozes, 2006), este em parceria com Renata Menezes.

sábado, 2 de outubro de 2010

Veja a reflexão de Frei Henri



O BEZERRO DE OURO

Frei Henri Burin des Roziers 
Advogado da Comissão Pastoral da Terra
Assistindo ao espetáculo que foi a Cavalgada de abertura da Feira Agropecuária de Xinguara, no dia 18 de setembro fiquei impressionado com a grandiosidade do evento, os inúmeros cavalos enfeitados, com seus cavaleiros e amazonas, as carroças, os carros antigos puxados por bois fortíssimos... até uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, com um locutor profissional fazendo uma oração.
Contemplei a apresentação de várias fazendas, destacadamente, daquelas pertencentes ao “Grupo Quagliato”.
Em primeiro lugar, desfilou a comitiva da Fazenda Rio Vermelho, a qual estava muito bonita, com expressivo numero de animais e trazia uma faixa parabenizando o povo de Xinguara. Naquele momento, lembrei-me de que dentro dessa Fazenda existem 2.000ha de terra pública pertencente à União Federal, que foram indevidamente apropriados pelo “Grupo Quagliato”. Recordei-me também que este imóvel foi classificado neste ano como improdutivo pelo INCRA, não cumprindo a sua função social, diante da existência de 11.000ha sem nenhuma utilização e com desmatamento ilegal, bem como de quantas denuncias de trabalho escravo foram feitas, desde os idos de 1980.