sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coordenação do Caic encontra-se com D. Teodoro Tavares





A Coordenação do Caic, representada pela Srª Rai Miranda (CNBB), Rev. Cláudio Lísias (IPIB), Justino (PCLB), Maria Zolema (CEBI), Rev. Marcos Barros (IEAB), juntamente com o Pe. Higor Palheta (Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia) e o Pe. Henrique (ICAR) encontraram-se na manhã do dia 18/08/2011, com o novo Bispo Auxiliar de Belém, D. Teodoro Mendes Tavares, primeiro sacerdote africano (Cabo Verde) a ser ordenado bispo no Brasil. A reunião tinha como objetivo um conhecimento mútuo da coordenação com o bispo. Ficou acertado que no dia 23 de setembro, Dia Estadual do Ecumenismo, o CAIC promoverá uma Café da Manhã Ecumênico e D. Teodoro se fará presente, desta forma um grupo maior de ecumênicos em Belém terão oportunidade de interagir e conhecer melhor o bispo auxiliar. A programação do Café da Manhã Ecumênico será preparada e pensada, pela Coordenação em sua próxima reunião ordinária, no dia 25/08, às 15h, na ACER.
Nascido na ilha de Santiago há 47 anos, o padre Teodoro Mendes Tavares foi nomeado bispo auxiliar a 16 de fevereiro deste ano pelo Papa Bento XVI.
Dom Teodoro Tavares foi ordenado presbítero em Cabo Verde a 11 de julho de 1993 e, entre 1992 e 1994, cursou uma pós-graduação sobre Desenvolvimento e Mestrado sobre Ecumenismo na Universidade de Dublin, na Irlanda. Foi para Brasil em 1994 para exercer a "Missão Amazónia" e, em 2003, tornou-se Superior Maior dos Missionários Espiritanos naquela região brasileira.








CAIC Celebra SOUC 20111


Nos dias 05 a 12 de Junho de 2011, unindo-se às Igrejas Cristãs do mundo inteiro, o CAIC celebrou na região metropolitana de Belém/PA, a SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2011 (SOUC), com o Tema: "Unidos nos ensinamentos dos Apóstolos, ca comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (Cf. At 2, 42-47).
A temática tem por finalidade não apenas recordar a história da Igreja dos primeiros tempos, mas também para nos trazer à mente as experiências de Cristãos em Jerusalém hoje, e para convidar todos nós a uma reflexão profunda sobre como podemos trazer essa esperiência para a vida de nossas comunidades cristãs em cada local.
Durante a caminhada de sete dias, fomos chamados a proclamar e dar testemunho de que a Unidade em seu sentido pleno, de fidelidade ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações - nos deu a possibilidade de, juntos, nesta realidade de missão que é a Amazônia, superarmos o mal, não só em Jerusalém, mas no mundo inteiro e em especial, nos rincões de nossa bela e desafiadora Amazônia.

A semana foi marcada por várias atividades, dentre estas, entrevista à TV e Radio Nazaré:




Durante os sete dias, Igrejas sediaram a grande Semana de Oração. A abertura no dia 05, foi na Catedral Anglicana de Santa Maria, em Belém, foi marcada pela linda homenagem que o CAIC prestou à Igreja Anglicana, devido a abertura das comemorações do Centenário da Presença Anglicana na Amazônia. O segundo dia foi na IPU da Sacramenta, com linda participação. No terceiro dia houve duas celebrações : As 8:30 h na CNBB, e que segundo membros do CAIC foi bem participativa, e`as 19 h na Comunidade dos Metodistas Confessantes (ecumênicos), marcada por muita emoção.
No quarto dia o CAIC esteve como irmãos visitantes no culto da Igreja mãe da Assembléia de Deus, onde prestou uma homenagem aos Cem anos daquela denominação. O quinto dia teve sua celebração na Paróquia da IECLB em Belém, acontecendo neste dia a celebração das mulheres proposta pelo livrinho da SOUC. 
 No sexto dia a celebração foi na Paróquia São Domingos de Gusmão da ICAR, na Terra Firme e encerrando, no sétimo dia, aconteceu o encerramento, e a celebração foi na Mariápolis Glória (Focolares).

 Participação, Oração e Fraternidade marcaram os dias de encontros da SOUC:













Você participou da SOUC 2011?
Envie agora seu comentário partilhando essa experiência!