quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pastoral de DST/ AIDS realizou a 1ª Celebração da Vida


           DSC00283_II                                                                         
A Pastoral de DST/ AIDS realizou hoje (22) a 1ª CELEBRAÇÃO DA VIDA” ( “Louvem ao Senhor, nações todas, e o glorifiquem todos os povos! Pois seu amor e sua fidelidade para conosco são eternas! Aleluia!" SL 117 (116).
O evento foi realizado na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias especiais – URE-DIPE
Participaram deste evento além dos profissionais da Unidade, o revedº. Marcos Barros – Igreja Anglicana e o vice coordenador do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC Justino Amorim, Jane Neres Durans (diretora da URE-DIPE)  e as pessoas que vivem com o vírus HIV/ DST e fazem o tratamento na Unidade, além de representantes de ONGs que trabalham neste segmento.
“A intenção deste encontro foi de agradecimento ao Deus da Vida e também de agrupar irmãos de outras denominações Cristãs e Não Cristãs, para o enfrentamento da doença”, diz o coordenador da Pastoral DST/AIDS Roberto Reis.

Fonte: CNBB N2

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diálogo inter-religioso



Diálogo Inter-religioso
Por Tony Vilhena1

Seguindo seu estilo poético, Rubem Alves abre sua obra O suspiro dos oprimidos2 com as seguintes palavras sobre religião:
Religião é tapeçaria que a esperança constrói com palavras./ E sobre estas redes as pessoas se deitam./ É. Deitam-se sobre palavras amarradas umas nas outras. / Como é que as palavras se amarram? / É simples. Com o desejo. / Só que, às vezes, as redes de amor viram mortalhas de medo. / Redes que podem falar de vida e podem falar de morte./ E tudo se faz com as palavras e o desejo
Religião é rede. Metáfora perfeita! Ainda mais Em Belém do Pará, onde é clássica a cena de pessoas se embalando numa tarde qualquer de chuva. A rede também é sempre presente nas embarcações “prenhas” de gente que singram os caudalosos rios da região. Guardam o sono dos “curumins” nas aldeias mais distantes. Ou estão esticadas entre as lonas pretas que abrigam as famílias camponesas que entre uma marcha e outra na luta pela terra param para um breve repouso. Com seu colorido, diversidade, praticidade e incontestável utilidade as redes realmente podem expressar poeticamente a pluralidade e importância do universo religioso.

REJU Norte está germinando

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=5dba68e672&view=att&th=12e4b70e4da18b80&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_gkg95jxa1&zw
Acompanhe o prcesso contrutivo da Rede Ecumênica da Juventude em Belém/PA.
Anime a juventude de sua igreja para participar do próximo encontro pró-REJU no dia 19 de março de 2011, na Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade (Conj. Maguari, Al. 11, Passagem Liberdade, nº 11)
Memória da Reunião da Rede Ecumênica de Juventude- Norte
Local:  Catedral Anglicana de Santa Maria
Data: 19 de fevereiro de 2011

Iniciamos o encontro com a recepção de uma das anfitriões da Igreja Anglicana, Aleciane Payne que realizou uma dinâmica de integração e reflexão sobre a necessidade de se trabalhar em grupo, os participantes interagiram sobre o sentido da coletividade, baseados nos valores de cada expressão de fé.

Da Formação.
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=5dba68e672&view=att&th=12e4b70e4da18b80&attid=0.5&disp=inline&realattid=f_gkg961s34&zwO membro do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC, Tony Vilhena, iniciou sua fala prevista com o tema “Diálogo inter-religioso”. Uma dinâmica foi realizada pelo expositor sobre as diferenças que nos assemelham, cada participante em trios receberam diversas frases que deveriam ser integradas em painéis espalhados no chão que constava nomes de algumas igrejas, juntos os grupos conversaram e apontaram quais as frases correspondiam às igrejas, vale destacar que todas as frases tinham muitas semelhanças, as igrejas eram identificas em pequenos detalhes que somente alguns grupos identificaram.
Durante a exposição de Tony Vilhena, muitas as falas sobre o assunto, a jovem Lidia Santos do JPA- UNIPOP ao fim da exposição afirma
- “Ecumenismo é um assunto que estou aprendendo a cada encontro gosto mais ainda de conhecer sobre esse assunto, dialogar entre as religiões é importante e formação deve ser uma atividade continua”
Como o assunto necessitava de aprofundamento durante a próxima reunião mensal continuaremos o tema, em anexo os textos usados pelo expositor.

Da reunião.

Resgatado alguns pontos do planejamento de janeiro principalmente sobre os tópicos de comunicação e formação, os membros apontara para necessidade que a REJU-Norte tenha sim um caráter organizacional, porém que pessoas sem vinculo institucional também possam ser incorporadas a rede.
A tentativa de evitar burocratização as ações da rede, agregando sempre mais pessoas de diversos espaços e movimentos. Como proposta será realizada uma campanha de mobilização de mais pessoas para rede local “ traga + 1” é a chamada para os encontros.
Nosso planejamento estratégico está em anexo e até sexta-feira os membros devem retornar com alterações e proposta para que seja finalizado e enviado a facilitação da REJU nacional.
Como interlocutor da Rede com a coordenação nacional foi escolhido Gilson Dias educador da UNIPOP que contará com o apoio do Rev. Claudio Lisias da IPI que juntos ajudarão na mobilização e organização das juventude e organizações.
O próximo encontro será no dia 19 de março (sábado) as 15h na Igreja Anglicana da Santíssima trindade ( Conjuto Maguari/ Alameda 11 / passagem Liberdade n° 11, ponto de referencia é a feira do maguari ) e será organizado por Alex Barata da IEAB e Márcia Silva da UNIPOP

Estavam presentes
Aleciane Payne- IEAB
Alex Barata- IEAB
Ver. Claudio Lisias- IPI
Márcia Silva- UNIPOP
Lidia Santos- JPA- UNIPOP
Aline
Tony Vilhena- CAIC
Alisson Castro- IEAB
Marcelle Engelke- IEAB
Gilson Dias- UNIPOP

Saudações Caboclas
+ Gilson Dias- UNIPOP
Responsável pela memória

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conselho Mundial de Igrejas: Criação de novo espaço de Diálogo Inter-religioso

Ampliar imagem








O tema do diálogo inter-religioso e a sugestão de criação de um espaço comum de convivência e diálogo sobre as questões atuais deste tema, a ser chamado de "Oikos", foram pontos importantes de uma das sessões de trabalho na manhã do segundo dia da reunião do Comitê Central do CMI, que acontece em Genebra, Suíça, entre 16 e 22 de fevereiro.

As realidades de diferentes contextos mundiais, através de narrações de histórias sobre os avanços e momentos críticos de algumas regiões, foram apresentadas aos mais de 200 delegados, conselheiros e observadores presentes.
Cristãos e cristãs da Indonésia, Sri lanka e Alemanha tiveram a oportunidade de partilhar as experiências de suas igrejas e comunidades no diálogo e cooperação inter-religiosa, o que encorajou os delegados e as delegadas do Comitê central a iniciar a elaboração de passos que podem ser dados para a criação de uma plataforma de união na qual o CMI teria o potencial de exercer o papel de moderador.
Para o reverendo Malungo António Pedro, pastor da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA) e membro do Comitê Executivo do CMI, o CMI tem sido um exemplo vivo no envolvimento do diálogo, tendo em conta que ela congrega diferentes confissões cristãs, permitindo que haja um diálogo aberto sobre os problemas globais da atualidade, um exemplo que deve ser seguido ao nível das organizações ecumênicas continentais e nacionais.   Malungo  propõe a continuidade do diálogo inter-religiosa em todos os níveis, desde o internacional ao local, por um mundo de justiça, paz e reconciliação. "Angola já deu passos significativos com a criação de um fórum inter-religioso entre os evangélicos, católicos, pentecostais e neo-pentencostais", acrescentou.   O pastor angolano ainda afirmou que uma das maiores contribuições do fórum que envolve líderes religiosos é a análise conjunta dos problemas políticos, sociais e econômicos do país.
A doutora Magali do Nascimento Cunha, professora da Universidade Metodista de São Paulo, Brasil, e membro do Comitê Central do CMI, caracteriza o atual momento como rico e variado. "Há  muitas experiências de unidade em contextos diferentes, envolvendo igrejas, organizações de serviço, pessoas jovens, mulheres e homens".  No que tange o diálogo inter-religioso, Cunha propõe a humildade e o respeito como prerrogativas indispensáveis. "Isto significa considerar cada um na fé, como elemento principal e, por outro lado, atitudes de reconhecimento mútuo e busca de ações conjuntas".
Falando de seu contexto local Cunha acredita que o Brasil vive um momento único da sua história com a consolidação da democracia com o Presidente Lula e sua sucessora Dilma Rouseff. "As igrejas brasileiras têm sido desafiadas  a deixar seus territórios e testemunharem Cristo no apoio do processo de inclusão que o governo busca fazer", destacou.
De acordo a sua constatação, o movimento ecumênico  local tem estado fragilizado por conta do crescimento do pentecostalismo independente, do carismátismo  católico-romano e das novas expressões de fundamentalismos entre as igrejas protestantes históricas, somado pelo crescimento da mídia religiosa que expõe as teologias e ideologias  mais conservadoras e anti-ecumênicas.
A confiança mútua, um dos elementos mais destacados no debate e reflexão acerca do diálogo inter-religioso, também foi destacado por Malungo e Cunha como algo essencial para que as igrejas consigam superar as dogmáticas se envolvam num diálogo franco e formas mais expressivas de cooperação.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CNBB divulga nota sobre ética e programas de TV

 O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) divulgou uma nota no final da tarde desta quarta-feira, 16, manifestando-se sobre o “baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão”.  Os bispos citam especialmente os reality shows “que têm o lucro como seu principal objetivo”.
Após destacar a importância da TV para a sociedade brasileira, reconhecida pelo prêmio Clara de Assis de Televisão dado pela CNBB anualmente, os bispos lamentam que “serviços prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral” sejam “ofuscados” por programas como os reality show.
Para os bispos, os reality shows “atentam contra a dignidade da pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira”.
A nota se dirige tanto às TVs quanto ao Ministério Público, aos pais, mães,  educadores, anunciantes e publicitários, conclamando cada um desses atores a refletir sobre sua responsabilidade em relação à qualidade dos programas na televisão. CLIQUE AQUI e veja a nota!

Fonte CONIC

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cristãos chamados a cooperar na criação de novo governo no Egito

Cristãos chamados a cooperar na criação de novo governo no Egito
Solidariedade entre Cristãos e Muçulmanos demonstrou ser um sinal de esperança
Os Cristãos egípcios tem sido chamados a cooperar com os Muçulmanos para garantir a igualdade de direitos para a minoria, enquanto a nação começa seu processo para formar novo governo.
Apesar da renúncia do presidente Hosni Mubarak, sexta-feira passada, ter sido vontade da nação, o seguinte passo é o que realmente conta, insistiu o jesuíta Samir Khalil Samir, egípcio especialista em Islã e assessor da Igreja Católica sobre as relações entre Muçulmanos e Cristãos.
Em uma entrevista com a Agência Católica de Notícias, ele assinalou que uma reforma constitucional era necessária para “ajudar as pessoas a viverem um pouco mais humanamente.”
“Talvez depois disto, depois de ter passado por um regime autoritário, as pessoas realmente tratem de fazer algo mais democrático,” disse.
Uma mostra da solidariedade entre Cristãos e Muçulmanos durante os recentes protestos demonstrou ser um sinal de “esperança do Egito,” disse Samir. “Os Cristãos e os Muçulmanos estavam juntos. Não tínhamos nenhum apelo extremo ao Islã.
No entanto, ele reconheceu que sempre existirá um impulso pela islamização no Egito, uma nação predominantemente muçulmana.
Alaa Setyan, advogado de direitos humanos com experiência em defesa dos membros minoritários nos casos de brutalidade política, expressou sua preocupação pelos direitos de todos os cidadãos, incluindo os Cristãos.
“Temo pelos direitos de todas as pessoas, como os irmãos muçulmanos e cristãos. Eu temo que poderiam ser tratados injustamente, creio que todos somos pessoas iguais e cada um deve ter seus direitos, qualquer que seja sua forma de pensar, qualquer que seja a sua religião,” foi citado pela NPR.
Enquanto os militares governam o período de transição do Egito, Samir afirmou que os Cristãos devem estar “muito involucrados na sociedade, no mundo político, social e econômico da nação.”
Ele assinalou a igualdade no mercado de trabalho, a capacidade de obter permissões para construir Igrejas e a liberdade dos egípcios de converterem-se ao Cristianismo sem a ameaça de danos, como as principais áreas de preocupação para a comunidade cristã. “O ponto principal é este : que todos estejamos sob a mesma regra,” disse.
O Conselho Supremo de Forças Armadas recebeu o poder de Murabak depois que partiu e já começou a dissolução das câmaras alta e baixa do parlamento.
O órgão legislativo temporal executará os assuntos do país até que um novo presidente seja eleito, e tem prometido aos cidadãos um referendum sobre as reformas constitucionais.
Fonte da notícia: The Christian Post inserido por: Noticias CONIC

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Calote, crimes ambientais, acidentes e conflitos: isso Vale?

 

Vale deve pagar indenização a viúva de trabalhador vítima de acidente

09/02/2011
A viúva e o filho de um trabalhador da Companhia Vale do Rio Doce morto em acidente de trabalho devem ser indenizados em R$ 140 mil pela empresa. A decisão é da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho do Espírito Santo. No acidente, 12 vagões carregados de calcário descarrilaram. As máquinas tombaram e atingiram dois trabalhadores que descarregavam o comboio. 

Duplicação dos trilhos afeta comunidades quilombolas

09/02/2011
O projeto de duplicação dos trilhos da Estrada de Ferro Carajás invade a cada dia novas comunidades e levanta novos e velhos conflitos. Veja a seguir a narração de uma reunião dos técnicos e advogados da Vale com as comunidades quilombola de Santa Rosa e Monge Belo, no Maranhão. "Diante dessa enorme serpente de ferro que se arrasta velozmente levando destruição e morte por onde passa, contamos a força e a proteção de caboclos, encantados, orixás e santos para resistir". - foto André Cypriano

Calote da Vale quebra empresa e causa demissão de mais de 2.500 trabalhadores no Maranhão

09/02/2011
No começo de fevereiro a empresa maranhense WO, que atua no setor de construção e engenharia demitiu de uma só vez mais de 2500 funcionários e está fora do mercado. Simplesmente quebrou.
O que aconteceu? A resposta é simples, mas repugnante: a gigante Vale aplicou-lhe um duro e fatal golpe. Um calote de mais de R$ 50 milhões, que resultou na falência da empresa e trabalhadores desempregados.

ThyssenKrupp briga no Brasil por usina mais cara da história do grupo

29/01/2011
O maior investimento da história da ThyssenKrupp pode também ser a maior fonte de problemas do grupo alemão na atualidade. A siderúrgica construída na baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, já rendeu à empresa uma multa de 2,8 milhões de reais por crimes ambientais, além de outros milhões terem sido gastos em projetos de compensação e nos processos de indenização movidos por pescadores locais.
Foto: vista aérea da planta da ThyssenKrupp em Duisburg

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeira Semana Mundial de Harmonia entre Fés

Por ocasião da "Primeira Semana Mundial da Harmonia Entre Fés”, designada pela Assembleia Geral da ONU em outubro passado, a Pastora McHan Elizabeth conversou com o Dr. Munib A. Younan, Bispo da Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e da Terra Santa (ELCJHL) e presidente da Federação Luterana Mundial (FLM ) sobre a importância desta semana para as comunidades de fé na Terra Santa e para a comunhão luterana global.

Na sala de aula e jogando atividades de campo na Escola Evangélica Luterana Talita Kumi, em Beit Jala, na Cisjordânia, são oportunidades para os estudantes cristãos e muçulmanos crescerem e aprenderem juntos. Esta é uma das quatro escolas dirigidas pela Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e na Terra Santa (ELCJHL). Os 2.027 alunos matriculados nas escolas da Igreja em 2011 incluem cerca de 52% de cristãos e 48% de muçulmanos. 

McHan Elizabeth - A proposta da Semana Mundial da Harmonia veio da Jordânia. Qual é o significado da Jordânia como país de nascimento desta iniciativa? 
 

Munib A. Younan - É muito apropriado que a proposta da Semana Mundial da Harmonia tenha vindo da Jordânia, e como a Jordânia é um país em que cristãos e muçulmanos têm vivido em harmonia por mais de 1.400 anos. Saúdo a iniciativa do rei Abdullah, e espero que esse paradigma da convivência entre cristãos e muçulmanos deve continuar a ser desenvolvido não só na Jordânia e no Oriente Médio, mas também em todo o mundo. É meu desejo que nós árabes-cristãos possamos ser uma ajuda para os países em que a islamofobia tem crescido e partilho como nós aqui na Jordânia e na Terra Santa convivemos com outras religiões, trabalhando para superar não só a islamofobia, mas também sentimentos e ações anti-semitas e  anti-cristãos. 

ME - Como a teologia luterana fala dos ensinamentos religiosos sobre a tolerância, o respeito pelos outros e pela paz em todo o mundo? 

MY - Em uma época de extremismo, os valores religiosos centrais do amor de Deus e do amor ao próximo devem ser promovidos. Eu acho que a nossa teologia luterana da criação e da redenção ambas querem falar disso. Nós somos criados iguais. E nós somos redimidos da mesma forma. Juntas, essas teologias fornecem uma base sólida para o diálogo com nossos irmãos e irmãs em humanidade de todas as religiões, enquanto nós também temos uma base sólida para lidar com qualquer tipo de exclusividade, o extremismo, ou complexo de superioridade. 

ME - Como é que a observância desta semana no contexto da Igreja Luterana da Jordânia? 

MY - Nossa igreja tem um papel profético no Oriente Médio. Seu papel profético é servir ao nosso Senhor e ao nosso próximo. Nossa força não está em nossos números, mas em nosso testemunho de amor, de justiça, de esperança, de perdão e de reconciliação. Isto fazemos através dos nossos ministérios de educação e através do diálogo interconfessional com os muçulmanos e com os judeus, e por meio do Conselho de Instituições Religiosas na Terra Santa (CRIHL), que compreende os dois Rabinos chefes, o tribunal islâmico, o Ministro de Assuntos Religiosos da Palestina, e os líderes das igrejas. E para mim, enquanto as igrejas são parte integrante do tecido da sociedade, elas carregam em si um testemunho vivo. 

ME - Qual é o significado para o FLM e suas igrejas-membro? 

MY - A Semana Mundial da Harmonia é importante para a Federação Luterana Mundial e todas as suas igrejas-membro porque não há lugar no mundo em que as igrejas luteranas vivam por conta própria. As igrejas luteranas, sim, convivem com outras religiões, por vezes em uma posição minoritária, e por vezes em uma posição majoritária, mas nunca sozinhas. Assim, a Igreja da Jordânia acompanha esta semana em primeiro lugar, estou convencido de que ele carrega uma forte mensagem para as nossas igrejas-membro da FLM em todo o mundo de buscar os valores comuns que promovam a justiça, a convivência, a paz, a tolerância, e trabalhar em conjunto para a erradicação da pobreza, a promoção do papel das mulheres e da reconciliação em nosso mundo. Apelo a todas as igrejas-membro da FLM para observarem essa data, na primeira semana de fevereiro, a Semana Mundial da Harmonia inter-religiosa nos próximos anos. 

ME - Para a comunidade humana global esta semana? 

MY - O meu apelo é este: que a religião seja a fonte de harmonia, justiça e reconciliação no mundo. Encontrar a partir dos escritos sagrados que constroem o mundo no amor de Deus e no amor ao próximo, não o que divide. Encontrar, a partir dos escritos sagrados, os valores comuns da nossa humanidade comum. Assim, vamos viver em harmonia.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Culto ecumênico celebra martírio de irmã Dorothy


Ontem, dia 08 de fevereiro, foi ecoado mais uma vez o brado de justiça em memória do martírio de irmã Dorothy. Em celebração ecumênica realizada na Paróquia de São Domingo de Gusmão, bairro da Terra Firme, em Belém do Pará, igrejas e movimentos sociais lembraram da luta e do testemunho da missionária que cativou o povo paraense por seu compromisso com as pessoas perseguidas e injustiçadas do campo e da floresta.
Na abertura do culto, padre Henrique Leconte, do Comitê Dorothy, falou sobre a importância de estarmos trazendo à memória a luta de irmã Dorothy. Na homilía partilhada, o reverendo anglicano Marcos Barros emprestou do imaginário amazônico a importância das águas e citou que “a memória de Dorothy é um rio que passa em nossas vidas”. Já a pastora luterana Cibele Kuss fortaleceu a idéia de que a vida de irmã Dorothy é uma herança sagrada a ser defendida. Em sua reflexão, Cibele também lembrou da história da irmã Doraci Edinger, missionária luterana brutalmente assassinada em 21 de fevereiro de 2004 em Monçabique.
Padre Bruno Sechi, pároco da igreja que acolheu o encontro, compartilhou sobre a alegria da comunidade em ver a celebração acontecer naquela igreja e destacou a motivação ecumênica da reunião.
No próximo sábado, dia 12 de fevereiro, exatos seis anos do covarde assassinato da irmã Dorothy Stang, haverá uma outra celebração em Belém, na Paróquia de Santa Maria Gorete, no bairro do Guamá, às 19h.
Foto: Raquel Gaia
Abaixo a programação.
Dia 10, quinta – 15h - Programa Pensando Bem - TV Nazaré
Saída da Caravana para Anapu
Dia 11, sexta – 09h – Coletiva de Imprensa – CNBB Norte 2
Dia 12, sábado – 19h - Celebração do 6º ano de Martírio
Em Belém - Celebração Eucarística na Paróquia Santa Maria Gorete – Guamá
Em Anapu- FESTA DE VIDA DO PDS E DE IR. DOROTHY: celebrações, debates, confraternização.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ACER promove curso ecumênico de teologia

A Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião (ACER) informa em seu blog que estão abertas as inscrições para curso ecumênico de teologia.
Este curso é uma referência em educação para a diversidade.
 


Abaixo temos mais informações:


INSCRIÇÃO
ACER – Avenida Senador Lemos, 557 – Umarizal – Belém/PA
Fone: 3241-1929
Horário: 14h30 as 21h30 (sextas-feiras: até as 18h30)
Período de inscrição: 24 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011
Seleção: 21 a 25 de fevereiro de 2011
Início das aulas: março de 2011
Valor da mensalidade: R$ 100,00 (cobrada apenas nos meses com aulas)

OBJETIVOS DO CURSO:
  • Oferecer uma formação acadêmica em Teologia de nível Superior a partir do compromisso ecumênico e da inculturação na Região Amazônica;
  • Impulsionar um trabalho inovador no campo religioso, relacionando o espiritual ao social;
  • Superar divisões, exclusões e discriminações de quaisquer tipos;
  • Preparar os discentes para atividades de Assessoria e Orientação de Grupos Religiosos; Pesquisas no campo teológico; Docência em Teologia e Ciências da Religião; Ministério e Capelania Religiosa/Militar/Hospitalar.
ANO LETIVO:
  • Divido em dois semestres;
  • Os meses de janeiro, fevereiro e julho são reservados para seminários de aprofundamento, atividades curriculares intensivas e/ou recuperação de discentes sem aprovação;
  • As atividades curriculares são ofertadas para matrículas em regime semestral.
  • As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no horário de 18h30 as 22h.
ADMISSÃO:
  • O número de vagas será estabelecido pela ACER;
  • Exigem-se como pré-requisitos: conclusão de curso de segundo grau e aprovação no processo seletivo;
  • O processo seletivo consta de: a) Carta de recomendação a ser fornecida por uma denominação religiosa, entidade ecumênica ou outra instituição eclesiástica, se for o caso; teste aferidor da capacidade de expressão escrita da língua portuguesa e da capacidade de sintetizar e sistematizar pensamentos;
  • O/a estudante aprovado/a desse modo deverá assinar um Termo de Compromisso, no qual se estabelecem as normas do Curso e suas formas de pagamento.

AVALIAÇÕES:
               Cabe a cada docente estabelecer, dando ciência aos discentes no início das suas atividades, acerca das formas de avaliação, incluindo: testes, trabalhos, seminários, pesquisas. A frequência para aprovação é de, no mínimo, 75% da carga horária, independentemente do conceito, por se tratar de curso presencial. 
               Os conceitos obedecem à seguinte escala (de 0 a 5 pontos, sujeitas as médias fracionárias ao critério estatístico de arredondamento):
 5 = Excelente; 4 = Bom; 3 = Regular; 2 ou menos = Insuficiente (Reprovado).

INTEGRALIZAÇÃO:
Concluídas com aproveitamento todas as atividades curriculares, incluindo-se a entrega e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o/a discente conclui o Curso Ecumênico de Teologia pela ACER.
Aquele/a que desejar cursar a Integralização ao Curso, que dará direito a receber o diploma de Bacharel em Teologia reconhecido pelo MEC, deverá participar de uma breve seleção e fazer parte de turma não-presencial para cumprir um ano de curso a distância.
Essa Integralização é feita através de parceria com instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo MEC. A primeira turma concluiu a Integralização no ano de 2009 e a parceria foi com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, localizado em Belo Horizonte (MG), com a supervisão e coordenação local a cargo da ACER.

ATIVIDADES CURRICULARES
SEMESTRE DISCIPLINAS C.H R.H
 I Total c/h 210 (14 CR) Ecumenismo IPsicologia da Religião Filosofia e Religião
Antropologia e Sociologia da Religião
3060 60
60
0204 04
04
 II Total de c/h 210 (14 CR) Ecumenismo IIExegese/Hermenêutica Metodologia da Pesquisa Científica
Ecologia e Cidadania
3060 60
60
0204 04
04
 III Total de c/h 210 (14 CR) Ecumenismo IIIAntigo Testamento I Antropologia Bíblica
História do Cristianismo I
3060 60
60
0204 04
04
 IV Total de c/h 210 (14 CR) Ecumenismo IVAntigo Testamento II Liturgia
História do Cristianismo II
3060 60
60
0204 04
04
 V Total de c/h 240 (16 CR)
Teologia Sistemática I (Cristologia)História do Cristianismo III Novo Testamento I
Educação Religiosa
6060 60
60
0404 04
04
VI Total de c/h 180(12 CR) História da Religião e Espiritualidade na AmazôniaTeologia Sistemática II (Escatologia) Novo Testamento II 6060 60 0404 04
VII Total de c/h 180(12 CR) Teologia Sistemática III (Eclesiologia/Sacramentos)Teologia e Relações de Gêneros Homilética e Comunicação e Pastoral 6060 60 0404 04
 VIII Total de c/h 240 (16 CR) MissiologiaPluralismo e Diálogo Religioso Latino-Americano Teologia Sistemática IV (Pneumatologia)
TCC I (orientação individual)
6060 60
60
0404 04
04
TOTAL   1680 112

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

IRMÃ DOROTHY! UMA SAGRADA HERANÇA A SER DEFENDIDA

Aproxima-se a data do 6º ano de martírio de Ir. Dorothy Stang. Na sua trajetória, ela deixou-nos uma sagrada herança que sofre constantes ameaças de dilapidação, depredação, destruição.
Cada pessoa de boa vontade é convidada ajudar a defender e multiplicar esta herança.

Participe! Divulgue!
                                                            
Semana Ir. Dorothy – 6 a 12 de fevereiro

Dia 06, domingo – 10hAbertura da Semana - Praça da República (Belém/PA) – no espaço do MOVIDA

Dia 07, segunda – 21h Programa Janela Aberta - TV Nazaré

Dia 08, terça – 19hCelebração Ecumênica – Paróquia São Domingos de Gusmão (Av. Celso Malcher – Terra Firme - Belém/PA).
Após a Celebração, Roda de conversa sobre a herança sagrada.

Dia 10, quinta – 15h - Programa Pensando Bem - TV Nazaré
Saída da Caravana para Anapu

Dia 11, sexta – 09h – Coletiva de Imprensa – CNBB Norte 2

Dia 12, sábado – 19h - Celebração do 6º ano de Martírio
Em Belém - Celebração Eucarística na Paróquia Santa Maria Gorete – Guamá
Em Anapu- FESTA DE VIDA DO PDS E DE IR. DOROTHY: celebrações, debates, confraternização.