A Coordenação do Caic, representada pela Srª Rai Miranda (CNBB), Rev. Cláudio Lísias (IPIB), Justino (PCLB), Maria Zolema (CEBI), Rev. Marcos Barros (IEAB), juntamente com o Pe. Higor Palheta (Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia) e o Pe. Henrique (ICAR) encontraram-se na manhã do dia 18/08/2011, com o novo Bispo Auxiliar de Belém, D. Teodoro Mendes Tavares, primeiro sacerdote africano (Cabo Verde) a ser ordenado bispo no Brasil. A reunião tinha como objetivo um conhecimento mútuo da coordenação com o bispo. Ficou acertado que no dia 23 de setembro, Dia Estadual do Ecumenismo, o CAIC promoverá uma Café da Manhã Ecumênico e D. Teodoro se fará presente, desta forma um grupo maior de ecumênicos em Belém terão oportunidade de interagir e conhecer melhor o bispo auxiliar. A programação do Café da Manhã Ecumênico será preparada e pensada, pela Coordenação em sua próxima reunião ordinária, no dia 25/08, às 15h, na ACER.
Nascido na ilha de Santiago há 47 anos, o padre Teodoro Mendes Tavares foi nomeado bispo auxiliar a 16 de fevereiro deste ano pelo Papa Bento XVI.
Dom Teodoro Tavares foi ordenado presbítero em Cabo Verde a 11 de julho de 1993 e, entre 1992 e 1994, cursou uma pós-graduação sobre Desenvolvimento e Mestrado sobre Ecumenismo na Universidade de Dublin, na Irlanda. Foi para Brasil em 1994 para exercer a "Missão Amazónia" e, em 2003, tornou-se Superior Maior dos Missionários Espiritanos naquela região brasileira.