segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do Conselho Mundial de Igrejas

Coros de anjos nas alturas anunciam o nascimento de Cristo e humildes pastores espalham o evangelho nos campos de Belém. Enquanto isso, um pai e uma mãe cuidam de seu filho recém-nascido. Na pousada não havia espaço para eles, então eles se refugiam em um estábulo com o gado. Sua situação é muito precária, no entanto, o nascimento do menino dá lugar ao canto dos anjos:
De repente, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens! Lucas 2:13-14
O esplendor de Natal destaca os muitos contrastes que nos cercam. Primeiro, trata-se daquilo que – surpreendentemente – Deus nos deu. A revelação da glória nas alturas é dada a pessoas que vivem da terra, que dependem de pequenas bênçãos encontradas em campos e currais, no cuidado de suas ovelhas e da celebração de um novo nascimento. Elas são as primeiras a ouvir a promessa de algo que é muito mais que a mera sobrevivência, ou os pequenos prazeres. Atrevem-se a imaginar a possibilidade real de paz na Terra. O cântico dos anjos encoraja-os a louvar apenas a Deus e a buscar paz com os demais, os de longe e os de perto.
Os contrastes das condições de vida no mundo de hoje são pelo menos tão grandes como nos tempos de Jesus. Por toda parte vemos casos extremamente contraditórios entre pobreza e riqueza, entre tirania e justiça, violência brutal e sinceras tentativas de reconciliação. No entanto, estamos plenamente conscientes da necessidade de uma paz que seja digna desse nome: uma paz justa para todos.
Nesta época do ano, ao olharmos o Ano Novo, encontramos, aqui no Conselho Mundial de Igrejas, encorajamento na possibilidade de buscar a paz que nos dá a Convocação Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP), a realizar-se em Kingston, Jamaica, em maio de 2011. Com a adoção do lema Glória a Deus, Paz na Terra, o CEIP será o culminar da Década para Superação da Violência (2001-2010) e a oportunidade para renovar nosso compromisso comum em prol do estabelecimento de uma paz justa entre os povos.
Nós o incentivamos a garantir que sua igreja participe do CEIP, um evento para o qual todas as igrejas-membros são convidadas a enviar representantes. Para o CMI e suas igrejas-membro a paz é um aspecto essencial da vida da comunidade de igrejas e a construção da unidade dos cristãos.
Nestes dias ouvimos novamente os primeiros episódios da vida de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Mais uma vez, nossos corações e nossos espíritos são renovados e nós, em resposta a isto, voltamos a nos dedicar ao louvor a Deus nas alturas e a nossos ministérios de paz na Terra.
Que a bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo estejam convosco.

Nota:
O Conselho Mundial de Igrejas promove a unidade cristã na fé, no testemunho e no serviço na busca de um mundo justo e pacífico. Comunhão de igrejas fundada em 1948, o CMI reúne hoje 349 igrejas protestantes, ortodoxas, anglicanas e outras igrejas que representam mais de 560 milhões de cristãos, e trabalha em cooperação com a Igreja Católica Romana. Sua sede é na Genebra, Suiça, e seu secretário-geral é o pastor Dr. Olav Fykse Tveit, da Igreja da Noruega (luterana).

Tradução: Sérgio Marcus Pinto Lopes
Mensagem da Revista Entheos
Enquanto o final do ano se aproximava, notei que, naturalmente a Revista Entheos foi ganhando reportagens que confirmavam sua vocação para o diálogo entre os povos e suas expressões de fé.
Na área de Destaques, você pode ler sobre a religião dos Sikhs, que nasceu ecumênica, ensinando que “Deus é Um”. Logo a seguir, Entheos publicou:  “Abraão tem muitos filhos...” , reproduzindo um artigo da Time lembrando-nos que o patriarca de três religiões pode ser um denominador comum para a reconciliação no Oriente Médio.
Com a proximidade do Natal chegou o especial Maria, a mulher que trouxe Deus à terra. Exemplo de fé em várias religiões (você sabia que ela é a única mulher citada pelo nome no Alcorão?), sua história é, na opinião de uma teóloga norte-americana, uma “poderosa rejeição ao sistema familiar patriarcal e aos poderes imperiais que oprimem todos a eles sujeitos”.
Por falar em poderes imperiais, a organização ecumênica Koinonia está, mais uma vez, sob o alvo de veículos da grande imprensa. Mas não conseguiu direito de resposta. Leia o que aconteceu na seção Cidadania.
E, em Reflexão, a revista que se propõe abrir espaço ao pluralismo religioso extrapolou até os limites da fé, com uma matéria sobre campanha promovida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, O direito de crer e de não crer. Mais uma vez somos chamados a um diálogo desafiador, carregado de preconceitos de ambos os lados, tanto quanto o diálogo entre ciência e fé. Daí a importância do curso que o CESEP dará no início de janeiro, exatamente sobre este tema.
Fechei a atualização do site com a sensação de que ele mesmo seria o meu cartão e mensagem de final de ano a tantos amigos e colaboradores que me apoiaram ao longo de 2010. Afinal, todas essas diferentes vozes de fé representadas pelos artigos representam o mesmo sonho. Em todas essas matérias estão o meu desejo de reconciliação e paz entre os povos e as pessoas. Paz é o meu desejo para você também, no novo ano que inicia.
Suzel Tunes
Revista Entheos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

República de Emaús convida para aniversário

O Movimento de Emaús está completando 40 anos. Para comemorar esta data faremos um grande evento que acontecerá em dois momentos:
) No dia 19 de dezembro (domingo) na Praça Batista Campos (9 às 12h) as crianças e adolescentes que participam das atividades socioeducativas farão apresentações de dança, música, teatro, poesias etc. com o tema "COM SOLIDARIEDEDE E DIREITOS CONSTRUIREMOS UM MUNDO DE PAZ"
) No dia 22 de dezembro (quarta) no Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR),  a partir das 21h, o JANTAR SHOW DE SOLIDARIEDADE com o lançamento da Exposição Fotográfica de Emaús além de um show musical com artistas da terra como Nilson Chaves, Pedrinho Cavalero,  Alcyr Guimarães, Lucinha Bastos, Andréa Pinheiro, Marco Monteiro e outros.
Será uma grande festa e você está convidado a fazer parte da "luta pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes da região amazônica". Venha, exercite sua solidariedade e comemore conosco!!!
Obs. Adquira seu ingresso pro jantar-show na sede de Mov. de Emaús (3238-8333/3238-9455) na Rua Yamada no Bengui e no CEDECA EMAÚS na Dom Romualdo de Seixas, 718 (3224-7967) ou com as pessoas ligadas ao Emaús.
Maiores informações também no www.movimentodeemaus.org

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Papa recebe Secretário-Geral do conselho mundial das igrejas

Bento XVI recebeu em audiência, ao meio-dia deste sábado, no Vaticano, o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas
Bento XVI recebeu em audiência, ao meio-dia deste sábado, no Vaticano, o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Olav Fykse Tveit, acompanhado de uma comitiva.
O Rev. Tveit, à frente de uma delegação do organismo, iniciou nesta sexta-feira uma visita oficial de três dias ao Santo Padre e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, seguindo um costume segundo o qual o novo Secretário-Geral do Conselho visita a Santa Sé após a sua eleição.
O Rev. Tveit, Pastor da Igreja Luterana na Noruega, assumiu seu novo encargo no dia 1º de janeiro de 2010. Durante sua permanência em Roma o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas fará uma homilia por ocasião da celebração da liturgia na igreja metodista da Rua XX de Setembro – no centro de Roma – e encontrará, na igreja valdense da Rua IV de Novembro, os representantes das congregações protestantes locais.
Ademais, a delegação será acolhida na sede da Comunidade romana de Santo Egidio – para a celebração ecumênica de oração, na qual o Rev. Tveit fará a homilia – e no Centro do Movimento dos Focolarinos.
Fonte: Rádio Vaticano

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 e seus frutos

FES realiza última reunião do ano em Porto Alegre (RS)
Reunidos em Porto Alegre (RS), dias 1 e 2 de dezembro, para a última reunião do Conselho Gestor do Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES) deste ano, representantes de igrejas, organismos ecumênicos e sociedade civil aprovam o repasse de verbas para 60 projetos. Cada iniciativa levará cerca de 10 mil reais, somando 600 mil reais ao todo. A maior parte dos projetos aprovados foi na linha de geração de renda e capacitação pessoal.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Secretário do CLAI/Brasil, Presbítero Darli Alves de Souza, visita Belém do Pará


Café Teológico, na CNBB
Em 2010 comemoramos o Centenário da Conferência de Edimburgo, marco de inauguração do movimento ecumênico, quando lideranças cristãs de todo mundo se reuniram na cidade escocesa para unirem seus esforços para levar as Boas Novas ao mundo, superando suas próprias divisões. Também neste ano tivemos a 3ª Campanha da Fraternidade Ecumênica enfatizando a temática de uma economia a serviço da vida.
Finalizando este ano tão importante para o ecumenismo nesta região, visando celebrar a caminha de unidade trilhada e fortalecer os laços de fraternidade e comunhão entre as igrejas cristãs no estado do Pará, o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC) trouxe a Belém o secretário do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI, regional Brasil): presbítero Darli Alves de Souza.
Numa agenda agitada de quase uma semana houve reunião com representantes das igrejas do CLAI e do CAIC; visita a projetos de organizações ecumênicas como o Instituto Universidade Popular (UNIPOP) e Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião (ACER); confraternização com o Comitê Inter-religioso do Pará, entidade que reúne mais de dez religiões na luta contra a intolerância; e conferência na Universidade Estadual do Pará (UEPA) sobre "Ecumenismo na América Latina”.
Darli Alves também se reuniu com os/as participantes que compuseram a delegação do Pará na 4ª Jornada Ecumênica e representação de jovens das igrejas para apresentar a Rede Ecumênica da Juventude (REJU). O resultado desta reunião é o fortalecimento do movimento de articulação da REJU no norte do país. Já ficou agendado para janeiro de 2011 o primeiro encontro pró-REJU.
Destaca-se nesta visita do secretário do CLAI/Brasil a palestra no Café Teológico com o tema "Ecumenismo: balanço e desafios após cem anos da Conferência de Edimburgo". O Café Teológico foi coordenado pela assessoria teológica do CAIC e cumpriu o seu papel de trazer uma reflexão sobre um tema atual para a sociedade e para a vida das comunidades de fé e das diversas organizações que atuam em cooperação e diálogo.
Das várias articulações e propostas, firmou-se o desejo de construção da 1ª Jornada Ecumênica Amazônica e de realização da Semana Ecumênica, esta em setembro no período de comemoração do Dia Estadual do Ecumenismo no Pará.
Veja as fotos abaixo.
Texto: Tony Vilhena
Fotos: Roseane Brito

Reunião na ACER
Pró-REJU, na IPI





segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Teologia da Libertação morreu? Professor da FaTeo debate a questão em seu novo livro



 
Suzel Tunes
O professor Cláudio Ribeiro acaba de lançar o livro A Teologia da Libertação morreu? Reino de Deus e espiritualidade hoje. Publicado pela Fonte Editorial o novo livro do professor Cláudio é um convite à reflexão sobre os atuais desafios que se apresentam à teologia e à pastoral no contexto latinoamericano. “A teologia e a pastoral latino-americanas não ficaram isentas dos impactos proporcionados pelas mudanças socioeconômicas e políticas no final do século passado simbolizadas pela queda do muro de Berlim”, diz o professor. “Em função disso, novos referenciais precisam ser descobertos para que a produção teológica possa ser aprofundada e adquira novos estágios cada vez mais relevantes”. O livro do professor Claudio Ribeiro é uma contribuição ao encontro desses novos referenciais, no sentido de resgatar a essência da mensagem da libertação, sempre na busca evangélica do “Reino de Deus e sua justiça”.
Fonte: CLAI Brasil

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Entidade ecumênica sofre perseguição de O Globo

Acusações falsas contra KOINONIA e comunidade do Horto

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço está sendo usada, mais uma vez, como bode expiatório para denúncias infundadas contra populações sujeitas a preconceito social e racial e sob ameaça de deslocamento compulsório, agora ao custo de  argumentos ambientais sustentados na desinformação.
Uma série de matérias jornalísticas e de opinião contrárias à permanência da comunidade do Horto (bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ) em suas terras, publicadas pelo “O Globo”, “Extra” e o “O Estado de São Paulo” (versões impressas e virtuais) nos primeiros dias de dezembro, optam pela difamação e difusão de mentiras e pelo tom de denúncia, com base em informações deturpadas retiradas de ante-projeto elaborado por KOINONIA, por solicitação da AMAHOR ( Associação de Moradores do Horto).
Já estamos acostumados com matérias irresponsáveis desse tipo, que juntam meias-verdades com inverdades para repetir mentiras e sem nenhum espaço para outras perspectivas sobre o mesmo tema. Estamos acostumados a ver nosso direito de resposta negado. Estamos acostumados a sermos citados sem sermos devidamente entrevistados ou consultados.
Nessas matérias difunde-se que:
  1. KOINONIA teria sede em Greenville, na Carolina do Norte (EUA). Na realidade somos uma associação sem fins lucrativos brasileira, sediada no Rio de Janeiro – RJ, como pode ser visto no nosso site www.koinonia.org.br.
  2. KOINONIA teria por objetivo “entronizar as invasões do Jardim Botânico”. A situação dos moradores não caracteriza invasões, mas ocupações cujo início remete há quase um século, tendo origem em formas variadas e legitimas, que só há poucos anos começaram a ser questionadas pela administração do Jardim Botânico.
  3. O Museu do Horto “Tem R$ 1,8 milhão para se instalar e quase a metade de seu orçamento reservada ao pagamento do pessoal que, mesmo trabalhando pela causa, não é de ferro”. Na verdade não há qualquer financiamento aprovado. E se tivesse, implicaria, de fato, no pagamento de um grande grupo de especialistas profissionais em atividades temporárias, que, como qualquer trabalhador, inclusive articulista de jornal, deve ser adequadamente remunerado por seus serviços.
  4. KOINONIA é financiada por “até um Fundo Mundial para o Socorro dos Primatas”. Neste caso, o arremedo de pesquisa realizada pelo competente jornalista erra na tradução, dando um tom cômico à tragédia: trata-se do “Primate’s World Relief and Development Fund - PWRDF (www.pwrdf.org) que, em bom português, seria melhor traduzido como Fundo Mundial do Primaz (da Igreja Anglicana do Canadá) para Ajuda Humanitária e Desenvolvimento.
  5. KOINONIA apoiaria “não é de hoje, “grupos histórica e culturalmente vulneráveis para todas vocações catequéticas”. Aqui vale uma nota sobre a ignorância do jornalista sobre o significado do Movimento Ecumênico, que não inclui qualquer tipo de atuação catequética ou proselitista, mas justo a promoção da convivência e do diálogo entre as religiões. Além disso, a palavra grega koinonia (comunhão) é de livre uso, sendo utilizada até mesmo por churrascarias de beira de estrada, que não são de propriedade da nossa associação sem fins lucrativos. Essa ignorância, aliás, deve ser a fonte dos erros grosseiros que nos atribuem sede na Carolina do Norte e a idéia de que somos “uma igreja em movimento pelo, para e via o poder de Deus”.
  6. KOINONIA “Instalou-se como tal no Brasil em 1994”. Na realidade, KOINONIA foi fundada nesse ano por brasileiras e brasileiros de diferentes tradições religiosas com longa tradição na luta pelo fim da ditadura e pela democracia no Brasil.
  7. KOINONIA teria prometido à candidata Dilma Rousseff  “o apoio da “População Negra” e agendado com a candidata um encontro formal com os representantes nacionais do Povo Tradicional de Terreiro, após as eleições”. Nesse caso, o articulista toma como palavras da instituição os termos de um dos vários documentos de organizações religiosas divulgados no site da instituição, justamente em seu trabalho de dar espaço para manifestações bloqueadas pela grande mídia.
  8. KOINONIA teria “um pacto de apoio incondicional à titulação fundiária dos quilombos, em sua acepção mais vaga - a da semântica antropológica, que ultimamente passou a considerar quilombo tudo o que se diz quilombo”. Na verdade KOINONIA tem um compromisso social com a causa quilombola, na forma pela qual ela se manifesta hoje, tanto na sua definição por parte do movimento social quanto nas pesquisas acadêmicas e na legislação vigente. Portanto, a definição de quilombo, aceita por KOINONIA, não é arbitrária, mas está submetida a uma série de critérios de legitimação que o jornalista poderia conhecer se tivesse interesse.
  9. “Talvez esteja em gestação um quilombo do Horto”. Sobre isso declaramos que KOINONIA não conhece nem apóia qualquer demanda dessa natureza no Horto.
10.  “Por enquanto, a ideia do Museu do Horto está limitada a um site criado pela Associação de Moradores e Amigos do Horto (www.museudohorto.org.br)”. Aqui, finalmente, há a explicitação da má informação veiculada pelas matérias mencionadas, que implica na confusão entre duas iniciativas convergentes, porém, separadas. O projeto do Museu do Horto, que hoje está em funcionamento no citado site, não é de responsabilidade de KOINONIA, mas de pesquisadores ligados ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). O ante-projeto preparado por KOINONIA para a AMAHOR implica em outras intervenções, além do apoio ao Museu: projetos de contenção de encostas, paisagísticos, de ajuste ambiental, inclusão digital e geração de renda, e melhoria da qualidade de ensino nas escolas que atendem à população.
Tais confusões parecem ter um mesmo objetivo: apresentar na forma de denúncia um projeto de promoção social e ajuste ambiental justamente para inviabilizar a aprovação de seu financiamento e sua realização final.
Nestes tempos de ocupação policial-militar e necessidade de chegada do Estado às comunidades que, por mais de 30 anos estiveram largadas ao desmando, era de se esperar que iniciativas de comunidades urbanas para conterem o crescimento desordenado, garantir uma convivência ecológica com a natureza em seu entorno e conceber uma urbanização humana e respeitosa, fossem elogiados.
A apresentação de um fantasma no Jardim Botânico, na forma de um Museu, aponta para o pânico generalizado que a cobertura jornalística promove na atual ocupação do Complexo do Alemão. São todas comunidades que estão “onde não deveriam estar”, segundo estes meios de comunicação que não são formadores de opinião, mas monopolizadores dos meios de produzir opinião. Denuncia-se um propósito comunitário de convivência com o meio ambiente, de educação qualificada e de projeto de cidadania como se fosse um demônio a ser exorcizado, e junto com ele, toda a comunidade e seus amigos.
As únicas acusações que KOINONIA aceita são as de estar ao lado de quilombolas, de negros e de terreiros de candomblé. Acusações como essas só confirmam que estamos do lado e no caminho certos.

Rafael Soares de Oliveira
Diretor Executivo de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço

LINKS MATÉRIAS
O GLOBO em 01/12/2010
BLOG DO RICARDO NOBLAT em 07/12/2010 - Texto de MARCOS SÁ:
JORNAL ESTADÃO – MARCOS SÁ CORREA em -3/12/2010:
JORNAL EXTRA em 01/12/2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Primavera para a Vida em Belém

A Celebração Primavera para a Vida", promovida pela CESE, aconteceu no dia 20 de novembro, às 18h., em Belém do Pará, no espaço da Paróquia Ev. de Confissão Luterana em Belém. As igrejas e organizações que formam o CAIC - Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, como Anglicana, Católica, CEBI, Luterana mobilizaram suas crianças e famílias para a celebração. 
A Unipop (Universidade Popular) e a ACER (Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião) participaram da celebração.
Também a turma que participou da Jornada Ecumênica estava na celebração e nos trouxe bonitas notícias desta experiência. 
Foi uma noite encantadora, com criatividade e protagonismo das crianças das igrejas que se fizeram presente no culto. A liturgia proposta pela CESE foi utilizada e as crianças, adolescentes e adultos adoraram o momento das "maluquices", em que puderam mostrar seus dons "esquisitos e engraçados". 
Também tivemos um momento muito especial de construção conjunta do girassol, em que os presentes fizeram a memória dos projetos apoiados pela CESE em nossa região. Lembramos da juventude, mulheres, quilombolas, desenvolvimento institucional, Julgamento do Caso Irmã Dorothy Stang, economia solidária, ecumenismo! A CESE é uma semente de esperança em nosso chão! 
A História da Diva, a Latinha, foi maravilhosamente contada por Myriam Carvalho, educadora da Igreja Luterana, levando-nos a momentos de riso e reflexão! Após o culto, a comunhão continuou com a venda de tapioca, cachorro-quente, bolo de chocolate, sucos e café com leite. Também fizemos a venda de livros de Leonardo Boff e do jogo ecológico da CESE. A oferta e o resultado da venda é destinado a CESE. 
Queremos agradecer a CESE pela possibilidade de celebramos de norte a sul a Campanha Primavera pela Vida!
Texto: Cibele Kuss (pastora luterana)


MOVIDA homenageado pela Câmara de Belém

CONVITE
Temos a honra de convidar você para participar da Sessão Solene de entrega do Diploma e Medalha condecorativa “Cidadão de Belém”, ocasião em que o Movida será agraciado por ter se destacado comprovadamente com relevantes serviços prestados em benefício da sociedade e especialmente a Belém
Data: 10/12/2010
Hora: 09:00h
Local: Câmara dos Vereadores de Belém – Salão Plenário Lameira Bittencourt (Trav. Curuzu, 1755)

                                                                  Ass: Eu sou MOVIDA pela justiça

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Veja os destaques da Revista Entheos (http://www.revistaentheos.com.br) neste 1º de Dezembro de 2010, Dia Mundial de Luta contra a Aids:



Suzel Tunes