segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ato pelo limite da terra em Belém incentiva a sociedade a participar do Plebiscito


O Comitê Pará, realizou neste domingo, 29 de agosto, o Ato "político-lúdico-poético" pelo Limite da Terra. A ação aconteceu na movimentadíssima Praça da República, em Belém, contanto com a apresentação do Grupo de Choro "Choramingando" e do hip-hop de Preto Maicon, artistas solidários que se apresentaram sem cobrança de cachê, apoiando o Plebiscito popular. Já para a criançada teve um espaço com atividades de pinturas e colagens abordando temas sobre o meio ambiente.
A população foi muito receptiva à consulta sobre o limite da propriedade da terra no Brasil, demonstrando interesse em debater a questão e se manifestar.
Agora todos os preparativos estão voltados para o Grito dos Excluídos do próximo dia 07 de setembro.
Limite já! Pela reforma agrária e soberania alimentar!

Fotos do Ato Raquel Gaia


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Plebiscito Popular. Não deixe de expressar sua opinião!

ATO PELO LIMITE
DA TERRA
29 DE AGOSTO

Domingo, a partir das 9h
Na Praça da República - Belém/PA

Celebração ecumênica / Atividades para crianças / Votação
Varal de fotos / Música e poesia
De 1º a 07 de setembro de 2010 estará ocorrendo em todo o Brasil o PLEBISCITO POPULAR PELO LIMITE DA TERRA.
Será a oportunidade para a sociedade brasileira manifestar-se respondendo duas perguntas:


• VOCÊ CONCORDA QUE AS GRANDES PROPRIEDADES DE TERRA NO BRASIL DEVEM TER UM LIMITE MÁXIMO DE TAMANHO?

• VOCÊ CONCORDA QUE O LIMITE DAS GRANDES PROPRIEDADES DE TERRA NO BRASIL POSSIBILITA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA NO CAMPO E NA CIDADE?

As urnas para sua votação estarão espalhadas nas igrejas, sindicatos, escolas, universidades, praças públicas, etc. Participe!


Organize um Comitê do Plebiscito no seu bairro, escola, igreja.


Para maiores informações:


Site: http://www.limitedaterra.org.br/
E-mail: secretariacaritasn2@hotmail.com
Fone: (091)3226-9273

LIMITE DA TERRA JÁ!!!
PELA REFORMA AGRÁRIA E SOBERANIA ALIMENTAR!!!

Diocese Anglicana da Amazônia está em festa


A Catedral de Santa Maria, da Diocese Anglicana da Amazônia, prepara-se para comemorar seus 98 anos de fundação. Vamos nos confraternizar com nossos irmãos e irmãs por essa história de testemunho e presença.
Vejam a programação e convite. Participem!!!




 Caros irmãos e irmãs,

1. Programação de aniversário da Catedral de Santa Maria - 98 anos - Rumo ao Centenário

- No próximo domingo, 29/08/2010, às 12:30, no salão da Catedral: FEIJOADA (apenas R$ 5,00).

- Quinta-feira, 02/09/2010, às 19:00: CELEBRAÇÃO DE ANIVERSÁRIO.

Contamos com a presença de todos!
Endereço; Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos - Belém - (entre Gentil e Conselheiro). Fone: 32421929.

2. Concurso para logomarca do centenário:

Paz e Bem!

A Catedral de Santa Maria - Diocese Anglicana da Amazônia - estará completando cem anos de fundação (1912-2012). 
Estamos nos preparando para celebrar essa data muito especial que também é a data da implantação do anglicanismo na região Amazônica .
Como parte inicial das comemorações estamos promovendo um concurso para escolha da logomarca do Centenário.
Gostaríamos de contar com a colaboração de todas as pessoas que se sintam inspiradas por Deus para nos ajudar nessa tarefa.
O  autor ou autora da logomarca escolhida será presenteado com uma Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje da Sociedade Bíblica do Brasil, e um kit completo com a logomarca.
Estaremos aguardando a sua colaboração até o dia 30 de novembro para que a Junta Paroquial possa tomar sua decisão e iniciar a divulgação da logomarca.
Qualquer orientação por favor entre em contato através e-mail do Bispo Dom Saulo Barros (saulomauricio@gmail.com) ou da Secretária da Catedral (joseaneanglicana@gmail.com).

Junta Paroquial da Catedral de Santa Maria

sábado, 21 de agosto de 2010

Pastora e antropóloga Rosa Marga Rothe será condecorada com o título de Doutora Honoris Causa

A Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Ex-Ouvidora do Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará, Ms. Rosa Marga Rothe será condecorada, no próximo dia 3 de setembro, às 20 horas, no Auditório do Colégio Sinodal, em São Leopoldo, com o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdades EST.

Na véspera da outorga do título, 2 de setembro, às 20 horas, no Auditório da Faculdades EST, a pastora luterana ministrará conferência pública sobre a temática Direitos Humanos e Cidadania – Desafios para a Teologia e a ação pastoral das igrejas
Como pioneira da vivência do evangelho de Jesus Cristo junto aos movimentos sociais do estado do Pará, afirmou o reitor da Faculdades EST, Dr. Oneide Bobsin, a pastora Rosa Marga Rothe transcendeu os limites das instituições que esqueceram de seus compromissos com a dignidade de todos os seres humanos, especialmente dos excluídos pelas desigualdades sociais.

CONIC realiza VI Conferência da Paz, em Brasília (DF)

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) realizou, dia 19 de agosto, a VI Conferência da Paz no Brasil. O evento, sediado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), reuniu líderes religiosos, representantes da sociedade civil, membros dos movimentos populares, estudantes e formadores de opinião. 'Direitos Humanos e Participação Popular: Por um Limite da Propriedade da Terra' foi o tema central do encontro.
Abriram a atividade o Rev. Luiz Alberto Barbosa, secretário geral do CONIC; Pe. Nelito Nonato, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Anadete Gonçalves Reis, Cáritas Brasileira e Fábio dos Santos, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Plebiscito Popular pelo Limite da Terra

Autônomo recebe material da Campanha
Equipe de apoio



O Comitê Pará do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra marcou o dia nacional de mobilização, dia 12 de agosto, com uma panfletagem em frente ao Mercado de São Brás, em Belém/PA.
A recepção da população foi muito boa. De início algumas pessoas pensavam que se tratava de campanha eleitoral, mas durante a abordagem eram informadas que não se tratava de cadidatos e sim de uma campanha nacional que visa limitar a propriedade de terra no Brasil. Depois de receberem explicações, as pessoas logo davam seu apoio.
Já pela tarde, esteve em audiência com o presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) José Benatti para apresentação do Plebiscito. Lá conheceu a atuação do órgão na regularização fundiária no âmbito estadual e expôs sua preocupação com as consequências danosas do processo de ocupação da Amazônia.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Famílias camponesas sofrem violência

PISTOLEIROS DESPEJAM VIOLENTAMENTE 30 FAMÍLIAS NO ASSENTAMETO “COLÔNIA VERDE BRASILEIRA”, EM SANTANA DO ARAGUAIA, SUL DO PARÁ.
No dia 03 de agosto ultimo, por volta das 05h da manhã, chegaram ao Acampamento “Pé da Serra”, dentro do PA Colônia Verde Brasileira, no Município de Santana do Araguaia, cerca de 09 pistoleiros fortemente armados e encapuzados, liderados pelo fazendeiro João Alves Moreira e expulsaram violentamente as 35 famílias que ali estavam acampadas há cerca de 2 anos.
Sem nenhuma ordem judicial, de maneira totalmente arbitrária, violenta e ilegal eles expulsaram todas as famílias da área, com ameaças de morte, tiroteios, xingamentos e agressões físicas. Na ocasião, usavam 2 carros: uma camionete L200 preta e uma Hilux cor branca, de propriedade de João Moreira. Mais tarde, chegaram 2 caminhões tipo gaiola, onde foram colocadas todas as famílias, seus pertences, suas mulheres e crianças, junto com estrume de gado e foram jogadas na beira da estrada.

Religiões em diálogo

 Diversos líderes de religiões históricas abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) estiveram reunidos, dia 10 de agosto, em São Paulo, para propor a criação do Conselho Nacional das Religiões do Brasil. O órgão pretende congregar as diferentes tradições religiosas existentes no Brasil em torno de causas comuns, como luta pela ética e a defesa dos Direitos Humanos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Presbiteriana Independente convida

Não perca o Sabor do Pará... será uma delícia!
Será sábado, dia 14 de agosto de 2010, às 19h, na Igreja Presbiteriana Independente de Belém.
Av. Conselheiro Furtado, 3075, entre Castelo e 14 de Abril.

sábado, 7 de agosto de 2010

Participe do Ciclo Ecumênico de Oração

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que reúne atualmente 349 igrejas cristãs do mundo todo na unidade, testemunho e serviço, propôs um Ciclo Ecumênico de Oração para este ano. O objetivo do Ciclo é ser uma perigrinação orante por todas as regiões do mundo, mostrando à cada semana a realidade das igrejas e comunidades, contruindo uma rede de informação e solidariedade a partir do gesto concreto da oração.
De 08 a 14 de agosto, teremos a 33ª terceira semana. Os motivos de oração estarão voltados para Nova Zelândia e Autrália. Entre os pedidos de intercessão estão a vida dos povos indígenas, a pluralidade cultural, a preservação de áreas ambientais e o fim da discriminação aos refugiados e migrantes.

Para saber de mais detalhes clique aqui.
Compartilhemos este movimento de oração nas liturgias de nossas igrejas e comunidades.

No blog do CAIC o Ciclo Ecumênico de Oração está sempre atualizado, é só acessar!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ato público pelo limite da terra

ATO PÚBLICO PELO LIMITE DA TERRA
DIA 12 DE AGOSTO, 9H
EM FRENTE AO MARCADO DE SÃO BRÁS

 O Comitê Pará da Campanha Nacional pelo Limite de Propriedade da Terra, composto por igrejas, organizações e movimentos sociais, conclama a sociedade paraense para que participe e apoie o Plebiscito Popular que vai ocorrer de 1º a 07 de setembro, em vários locais de votação.

Para dar mais visibilidade ao Plebiscito, o Comitê vai promover um Ato Público no dia 12 de agosto, às 9h, em frente ao Mercado de São Brás, com distribuição de material informativo e coleta de assinaturas, seguindo em marcha até a sede do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) para apresentar suas reivindicações.

Por que 12 de agosto?
A dia 12 de agosto é uma data muito importante para a memória de luta pelos direitos humanos e justiça no campo no Brasil. Pois nesta data, no ano de 1983, Margarida Alves, presidente do Sindicato de Trabahadores Rurais de Alogoa Grande/Paraíba, foi executada covardemente devido suas denúncias contra a Usina Tanques, de propriedade de Zito Buarque. O usineiro, só foi julgado 18 anos depois, mas por ter grande influência e poder de manipulação, foi obsolvido. Agora o caso está na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TRE do Pará, vergonha e retrocesso


Confira a nota de repúdio das organizações sociais

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

A Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Norte 2, integrante do Movimento Nacional e Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e e demais pastorais e organismos da CNBB Norte 2,  vêm externar a decepção com que receberam a notícia de que o Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por maioria do colegiado, manter as candidaturas de políticos publicamente envolvidos em malversação do dinheiro público e outro condenado por estupro contra criança.
A decisão causou tristeza, indignação e sensação de impunidade, especialmente porque a lei da FICHA LIMPA (135/2010), de iniciativa popular com mais de um milhão e setecentos mil assinaturas, sancionada pelo Presidente da República, veio ao encontro dos anseios de toda a sociedade brasileira, que clama por uma democracia plena, e o TRE do Pará se mostrou, com essa decisão, completamente divorciado dos novos tempos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CONIC se manifesta acerca da violência urbana que nos últimos dias toma conta dos noticiários

Brasília, 02 de agosto de 2010.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil vem expressar sua preocupação com a contínua violência em que os vários segmentos da sociedade brasileira têm estado submetidos. Além disso, vem expressar o sentimento de impotência e indignação ao ver que, nos recentes crimes de repercussão nacional, sempre estão envolvidos elementos das forças policiais.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fé + Reggae = Celebração


Venha celebar seu amor a Jah!
A Paróquia Anglicana de São Lucas convida para a
1ª Celebração Ecumênica Reggae.
Será dia 13 de agosto, uma sexta-feira, às 19h.
Local: Gleba II - 5ª Rua, nº 137, Nova Marambaia - Belém/PA
Próximo à Rua da Marinha
Informações: Rev. Marcos Barros (81185785 / revmarcos@oi.com.br

Muitas pedras rolarão!

Uma boa causa


O momento é decisivo para a saúde indígena. Chegou a hora de agir!
Está prevista para o dia 3 de agosto a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLC) 08/2010 que pode finalmente criar a Secretaria Especial de Saúde Indígena. Os senadores poderão reparar o descaso histórico do Estado com a saúde dessas populações.
Além disso, ao aprovar este Projeto de Lei de Conversão, o Senado garantirá o status de ministério às secretárias especiais de Direitos Humanos, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres.
Importantes interesses estão em jogo e por isso esta votação precisa acontecer antes do dia 4 de agosto, quando expira o prazo da Medida Provisória 483, a qual este Projeto de Lei de Conversão está vinculado.
Como você pode participar?
- Entre no link http://www2.socioambiental.org/saude-indigena?source=email e enviem carta aos senadores:
- Divulgue esta ação através das Redes Sociais das quais você ou sua instituição fazem parte
Vamos pressionar o Senado para que aprove, sem alterações, o PLC 08/2010 antes do dia 4 de agosto.
Apoio:
KOINONIA
http://www.koinonia.org.br
Promoção:
Instituto Socioambiental (ISA)
http://www.socioambiental.org

domingo, 1 de agosto de 2010

MANIFESTO SOBRE A INTOLERANCIA RELIGIOSA SOFRIDA PELO GRUPO MANSU NAGENTU

Comitê Inter-religioso do Pará se manifesta sobre abuso de autoridade da Guarda Municipal de Belém
Nós do Comitê Interreligioso manifestamos nossa indignação ao fato ocorrido, no dia 21 de julho de 2010, no Ver-o-Rio,  com o Grupo Mansu Nangetu diante da intolerância sofrida ao realizar a cerimônia de oferenda do Urupim – parte dos ritos de Candomblé de Angola, com ofença aos ritos sagrados ao compará-los ao lixo, mesmo diante da argumentação dos sacerdotes de que “a oferenda era composta de material orgânico e biodegradável e que tudo o que havia na oferenda poderia servir de alimento a fauna do estuário que forma o bioma local.”
A ignorância dos guardas municipais acerca das leis aplicadas à liberdade religiosa e à compreensão aos cuidados ambientais pelos sacerdotes foi tanta que não houve diálogo gerando impedimento da prática religiosa e a geração de ocorrência na Delegacia do bairro da Pedreira.
Diante de tais fatos, reforçamos e nos unimos às reivindicações antigas e novas que os sacerdotes da religiosidade afro-brasileira vêm manifestando nos diversos encontro do Comitê, como por exemplo, o que ocorreu na Assembléia Legislativa durante o encontro com a secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH, ainda este ano.
Em concreto, o Comitê Interreligioso manifesta-se publicamente, e apoia todas as reivindicações dos sacerdotes afro-religiosos, principalmente em  reunir com os comandos da guarda e polícia a fim de garantia aos direitos e implementação de uma política séria, incluindo formação de guardas e  policiais acerca da legislação aplicada ás questões religiosas.
COORD. DO COMITE INTERRELIGIOSO DO PARÁ
--
Visite o blog do Inter-religioso
www.comiter.wordpress.com

Abaixo, notícia publicada no Jornal Diário do Pará