domingo, 25 de julho de 2010

Pe. Ezequiel Ramin: uma história de luta


Tinha apenas 33 anos, estava no Brasil há pouco mais de um ano... Sempre me pergunto quão forte devia ser a raiva dele, para assinar tão cedo uma condenação à morte.
Missionário Comboniano, Ezequiel Ramin foi morto em 1985, numa Rondônia em plena agitação pela febre colonizadora de fazendeiros e muitos pobres em busca de futuro.
Imensa fronteira em desenvolvimento, onde grupos poderosos disputavam cada palmo de chão. Fazendeiros contra posseiros, grileiros contra pequenos agricultores, fazendeiros e madeireiros contra índios. O missionário tomou o lado dos pobres e foi brutalmente executado. Hoje, a vinte cinco anos de seu martírio, seus companheiros combonianos escrevem uma carta aberta para ele.

Ezequiel, o que é ressurreição?
Diga-nos, mártir da luta: como acreditarmos na vida quando ainda continua tamanha violação dos direitos?
Lembramos de sua paixão pela causa dos povos indígenas. Pois é, ainda hoje mais de 50% das terras deles continuam sem identificação, demarcação ou homologação.
Você deu a vida pelo chão de seu povo, mas ainda hoje o Brasil é campeão mundial na concentração da terra. Imaginamos sua ansiedade a respeito do plebiscito de setembro 2010, para pôr um limite à propriedade, pois a terra é o bem mais essencial que temos.
Ainda ressoam suas palavras: “muitas vezes sinto uma grande vontade de chorar, ao ver os quilômetros de cerca...”

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAIC participa de curso de ecumenismo do CESEP

 







A assessoria teológica do CAIC, composta por Viviane Salgado, Eliana Santos e Roseane Brito (em ordem na foto), esteve em São Paulo/SP, nos dias 30 de junho a 17 de julho de 2010, participando do Curso de Ecumenismo promovido pelo CESEP – Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular. 
Ecumenismo é uma das linhas transversais que caracterizam não somente a formação do CESEP, mas também do CAIC e seus membros fraternos. O Curso de Ecumenismo procura responder teológica e biblicamente a essa identidade, através do diálogo ecumênico e inter-religioso.
O curso foi organizado em parceria com outros organismos ecumênicos de longa trajetória e reconhecida experiência. Acontece a cada ano, no mês de julho, e tem por objetivo oferecer um panorama do movimento ecumênico no plano local, nacional, latino-americano e caribenho.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

A sociedade brasileira é conclamada a responder esta pergunta no período de 1º a 7 de setembro

O CAIC, à convite da Cáritas Norte 2, participou da II Plenária Nacional de Organização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra, de 15 a 17 de julho, em Brasília-DF.
Neste encontro, além de vários encaminhamentos para o bom funcionamento do plebiscito, foram formuladas as seguintes perguntas que virão na cédula de votação:
1 - Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?
2 - Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

A Campanha pelo Limite de Propriedade de Terra é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. Esta campanha é coordenada pelo Fórum Nacional da Reforma Agrária.

Se você luta por justiça no campo e na cidade, ajude a construir este movimento pela reforma agrária e soberania alimentar!

Participe da reunião do dia 04 de agosto, quarta, às 18h, na sede da CNBB (Trav. Barão do Triunfo, 3151, entre Almirante e 25 de Setembro).

Foto retirada do site www.limitedaterra.org.br

Mais informações CLIQUE AQUI

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Presbiteriana Independente comemora 107 anos de presença no Brasil

Convite da Igreja Presbiteriana Independente - IPI




"Quando o senhor restaurou a nossa sorte
Tudo o que somos se pôs a sonhar
E nossa boca se encheu de sorriso
A nossa língua de júbilo a cantar"
(Guilherme Kerr e Nelson Bomilcar, Plantando a semente)


Venha participar do Culto em Ação de Graças pelos 107 anos da IPI no Brasil.
Data: 1º de agosto de 2010, domingo
Hora: 18h
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 3075, entre Castelo e 14 de Abril

Fique por dentro!No dia 1º de agosto de 1903 foi fundada a "Egreja Presbyteriana Independente Brazileira", com liderança do Rev. Eduardo Carlos Pereira. Mais informações sobre a história da IPI, clique em http://www.ipib.org/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

5ª Romaria da Floresta

Povo de fé nos céus e de pé nos chãos

(foto da 4ª Romaria, fonte: blog do Comitê Dorothy)

Após cinco anos do assassinato de irmã Dorothy Stang (12/02/05), o povo continua sua luta. Vejam o convite para a 5ª Romaria da Floresta.

CONVITE PARA A 5ª ROMARIA DA FORESTA
 

“Se quiser a Paz, faça a Justiça.”
Nos 22 a 25 de julho de 2010, em Anapu/PA, haverá a 5ª Romaria da Floresta. Os romeiros e as romeiras caminharão do túmulo da Irmã Dorothy, no Centro São Rafael até a Cruz marcando o lugar onde Irmã Dorothy foi assassinada no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança (PDS) no 12 de fevereiro de 2005.
Esta caminhada é de fé, de resistência, de celebração e esperança. Temos fé de que Deus está conosco, o povo organizado em defesa da vida, a vida do povo e da floresta. As forças de ganância que devoriam a floresta para gerar lucro são grandes e fortes. Caminhamos para declarar e mostrar que não estamos nos entregando a estas forças, mas sim, as resistindo.
Dorothy as resistiu, até as últimas conseqüências, e nós ficamos. Assumimos esta luta também e caminhamos juntas e juntos. Queremos a terra e condições e segurança para trabalhar nela em harmonia com a floresta.
Junte-se a nós, caminhemos juntas. Venha. Seja um romeiro, uma romeira da Floresta. Traga sua mensagem. Sente a força do povo unido e organizado em defesa da vida. Fortaleça sua fé e coragem em memória da
Irmã Dorothy e na confiança que esta luta pela vida continua e você pode fazer parte!
A concentração vai ser no Centro São Rafael, Anapu a partir de meio dia. Pode dormir no Centro no 21 de julho. A saída da romaria será às 15horas, no 23 de julho. Chegaremos no PDS à tarde no 24 de julho. No 25 de julho, celebramos a Santa Missa no local da Cruz onde Ir. Dorothy foi morta. Em seguida haverá almoço, e depois uma brincadeira/festa com o povo do PDS. Às 17 horas os transportes contratados trarão os romeiros e as romeiras de volta para Anapu.
Traga prato, colher, copo, rede e cordas ou barraquinha, sapatos ou sandália confortável, chapéu ou boné. Prepare uma mensagem, canto, poesia, oração, cartaz, faixa, teatro para ser partilhado ao longo da caminhada.

Estamos esperando você!

Um abraço,
A Comissão Organizativa

“Terra tem que ser para sempre, 
temos que pensar naqueles e naquelas 
que vê deois de nós.”
Ir. Dorothy

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fome no mundo

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma campanha denominada 1billionhungry (Um bilhão de pessoas com fome). O propósito é recolher um bilhão de assinaturas em todo o mundo para fazer uma pressão política junto à ONU, mostrando que a fome é um crime.

Participe! Basta clicar em  http://www.1billionhungry.org
Pode-se fazer a assinatura eletrônica, ou baixar o texto do abaixo-assinado e recolher as assinaturas, que é muito simples e não necessita de nenhum documento.