terça-feira, 29 de junho de 2010

Luterana partilha a alegria de seu aniversário e da pastora Marga

Queridos amigos e amigas,


“Fé e amor perfazem a natureza do cristão.
A fé recebe, o amor dá;
a fé leva a pessoa a Deus,
unio amor a aproxima das demais.
Através da fé ela aceita os benefícios de Deus,
 através do amor ela beneficia seus semelhantes.“
Lutero

No dia 30 de maio vivemos uma linda celebração de ação de graças pelos 25 anos de nossa Paróquia e 70 anos da Pra. Rosa Marga Rothe. A capela multi-uso estava repleta de gente amiga e querida de muitos anos de desafios repletos de alegrias e tristezas, baseados na fé e no amor. E foi com amor e fé que recebemos, naquele domingo, irmãos e irmãs de igrejas e organizações sociais. Celebramos os 25 anos desta comunidade, fundada no dia 13 de maio de 1985, tendo como sua primeira pastora, a querida Rosa Marga Rothe, que completou 70 anos no dia 1 de junho. As histórias da comunidade e de Marga se misturam de uma forma muito especial! Não daria para celebrar de outra forma!

Semana de Oração 2011 já tem texto-base e nova logomarca

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em parceria com o Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos, produziu o texto-base da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) 2011. Agora, esse material será traduzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, depois, adaptado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) para ser encaminhado às comunidades que celebrarão a Semana.
O enfoque da Semana de Oração 2011 será, além de promover a unidade entre irmãos de fé, mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo. “Sem dúvidas, a SOUC é e sempre será um grande marco na busca pelo diálogo. Para o próximo ano, queremos fortalecer a Semana e, para isso, estabelecemos um acordo para promover a atividade em parceria com o Conselho Latino Americano de Igrejas, CLAI Brasil”, disse o secretário geral do CONIC, Rev. Luiz Alberto Barbosa.
Tome nota
Esse ano, milhares de comunidades cristãs de todo o Brasil, inclusive de igrejas que não compõem o CONIC, celebraram a Semana. Isso mostra que o diálogo está ganhando espaço no cenário religioso nacional.

Logomarca da SOUC
Até 2010 a Semana não possuía uma logomarca que a identificasse. A partir de 2011 esse cenário vai mudar. Em virtude do crescimento contínuo da SOUC, o CONIC encomendou uma logomarca que a diferencie. Desse modo, o evento terá identidade visual própria, o que harmonizará os materiais produzidos. CLIQUE AQUI e veja a nova logomarca da Semana de Oração ampliada.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CNBB avalia CF Ecumênica

No dias 22 e 23 de junho o Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez a avaliação da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010. O CAIC, que foi convidado pela Regional Norte 2, esteve representado no encontro pelo seu coordenador Tony Vilhena  e contribuiu nas análises desta caminhada e no levantamento de idéias e propostas para as próximas Campanhas.
Abaixo, notícia publicada no site da CNBB:
----------------

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) avalia, nesta terça-feira, 22, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, realizada neste ano com o tema “Economia e vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Pela terceira vez, a Campanha foi realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
Segundo o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, a Campanha atingiu seus objetivos, mas é necessário que as dioceses e paróquia melhorem o planejamento para a realização da Campanha. “Sobre o planejamento na realização da Campanha da Fraternidade, já houve uma melhora em relação ao ano passado, mas é preciso aperfeiçoar ainda mais, definindo melhor os objetivos e as ações da campanha e dos agentes”, disse padre Vanzella.

O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, disse que esta Campanha ajudou as pessoas e as comunidades a desenvolverem o sentido crítico em relação ao uso do dinheiro e dos bens materiais.
Os responsáveis pela Campanha nos Regionais da CNBB também participam da reunião de avaliação da CF, além dos secretários regionais e assessores da CNBB.
“A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi um gesto genuinamente cristão”, disse o cientista político, Tony Welliton da Silva Vilhena, do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs. “Com esta Campanha a CNBB deu um exemplo de como se constroem relações ecumênicas”, acrescentou.
Além de avaliar a CF-2010, o Consep escolherá o cartaz da Campanha do ano que vem cujo tema é Fraternidade e a vida no planeta com o lema A criação geme em dores de parto. Os bispos escolherão, ainda, o tema da Campanha de 2012.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

2ª Festa do Chico Bento

Alegria e solidariedade

A Igreja Presbiteriana Independente convida para a Festa do Chico Bento. Evento cultural que, além de proporcionar muita alegria com apresentações, venda de comidas típicas e sorteios de prêmios, visa arrecadar fundos para a regularização do Centro de Estudos Pequenos Raios, projeto educacional mantido pela igreja.

Vamos participar e contribuir!



Data: nesta sexta-feria, dia 25 de junho
Local: Igreja Presbiteriana Independente
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 3085 - entre Castelo e 14 de abril
Hora: A partir das 18h30

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resistência popular contra projeto de morte

PAUTA - Visita de Lula a Altamira, PA, terá protestos contra Belo Monte
No próximo dia 22 de junho, terça feira, ribeirinhos, pequenos agricultores e movimentos sociais organizam protestos contra a hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, Pará, quando o presidente Lula visita a região para lançar os projetos de asfaltamento da Transamazônica, o programa Luz para Todos e a usina de Belo Monte no rio Xingu. 
Os movimentos sociais repudiam a insistência do governo federal em empurrar Belo Monte goela abaixo da população do Xingu e estão convocando a população para as seguintes ações: 
Dia 21/06 - Fechamento da rodovia Transamazônica 
Dia 22/06 - Manifestação em protesto a construção da barragem. Local de concentração: 8h da manhã na Praça do Matias, em frente a orla do caís (Altamira). 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Religião e política no clima de copa

No mês da Copa, o Grupo de Intercâmbio tem o prazer de convidá-la(o) para um debate tão imprevisível e emocionante como um ReXPa. 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

CEB's em ação


CEBs discutem sobre Economia e Vida

As CEBs da Grande Belém estiveram reunidas em torno do tema: "A Economia que gera a Vida – uma visão a partir dos Textos Bíblicos" (baseado na CFE-2010). A atividade aconteceu no dia 06 de Junho de 2010, no salão da Paróquia Imaculada Conceição (Castanheira - Belém/Pa) e contou com representação das CEBs de diversas paróquias da Região Metropolitana de Belém.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Celebração nas ondas do reggae

Venha celebar seu amor a Jah!

A Paróquia Anglicana de São Lucas convida para a 1ª Celebração Reggae

Será dia 13 de agosto, uma sexta-feira, às 19h

Apresentação da Banda Naticongo e Dj's

Local: Gleba II - 5ª Rua, nº 137, Nova Marambaia - Belém/PA
Próximo à Rua da Marinha

Informações: Rev. Marcos Barros (81185785 / revmarcos@oi.com.br

Muitas pedras rolarão!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010

Uma semana ainda foi pouco. Foi este o sentimento que ficou em quem participou da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010 no Pará. No estado, a Semana de Oração iniciou um dia antes e encerrou um dia depois da programação oficial, reunindo diversas igrejas num envolvente testemunho de diálogo e ação ecumênica para a sociedade.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Junte-se a nós nesta luta!

CASO GUSTAVO RUSSO: nos dias 07 e 08 de junho ocorrerá o julgamento de 3 PM´s (Jorge Luis Cardoso Aquere, José Augusto da Purificação e Paulo Reginaldo Correa Batista) envolvidos na morte do produtor de eventos Gustavo Russo. Esse julgamento deveria ter acontecido no dia 15/03/2010, mas devido manobras judicias dos defensores, houve o adiamento.
Mas a família de GUSTAVO RUSSO e o MOVIDA, estarão de vigília desde o domingo, dia 06, na esperança que haverá uma condenação ao final e a justiça dos homens prevalecerá.

Vigília: 06/06/2010 a partir das 17:00, em frente ao Fórum Criminal
Julgamento: 07 e 08/06/2010 a partir das 08:00, no Fórum Criminal.

Eu sou MOVIDA pela justiça

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Num vâmo perdê essa, sô!!!

3º FORROZÃO DAS CEB'S
19 de junho, a partir das 17h
Salão Paroquial da Igreja de São Raimundo Nonato