quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marabá realiza o encontro de multiplicadores da CFE 2010

A teóloga Roseane Brito e a estudante de teologia Viviane Salgado, representantes do CAIC, assessoram o encontro de Marabá.

O encontro começou no dia 15 de janeiro com a acolhida e inscrição dos participantes. A abertura ficou por conta da Pastoral da Juventude e Ceb’s que expressaram logo no início toda a mística envolvente de chamado à participação popular que permearia todo o encontro.
É a terceira vez que temos uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. Os participantes vieram de vários lugares: Goianeses, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina, Brejo Grande do Araguaia, Tocantins, Rio Mar, Bom Jesus, São Domingos, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte, Paraopebas, Eldorado dos Carajás, Utupiranga, Curionópolis e Marabá.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica a todo vapor

Acompanhe as mobilizações da CFE 2010

Esta Campanha da Fraternidade tem tudo para ser uma das mais participativas dos últimos anos. Pois além de ser ecumênica e, por isso, ampliar o raio de igrejas participantes, ela trás um tema muito instigante para os dias atuais: a economia.
Vale lembrar que o tema foi escolhido ecumenicamente por uma comissão de representantes das igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC - antes da crise econômica mundial mais recente que combaliu os alicerces do neoliberalismo, fazendo com que os maiores bancos do mundo entrassem em bancarrota e apelassem por socorro ao Estado.
Por se tratar de um tema amplo - "Economia e vida" - dá para abordar várias facetas da realidade social de nossas comunidades: miséira, desigualdade social, degradação ambiental, alternativas populaes de produção e consumo de bens, economia popular e solidária, etc. Tudo isto sustentato pela provocação do lema - "vocês não podem servir a Deus e ao diheiro" - que nos remete a uma opção entre os valores do Reino, que são justiça e paz, e os valores do mundo, que são o consumismo e a dominação de uma pessoa sobre a outra.
Diante de uma possibilidade como esta que teremos ao longo deste ano de estudar e desenvolver ações concretas sobre estes temas, vamos nos animar em convidar, estimular e envolver nossa comunidade de base na CFE 2010. E não esqueça, envie as fotos e os fatos dos eventos da CFE para o nosso blog pelo e-mail unidadecaic@gmail.com.

Bento XVI pede união de todas as Igrejas cristãs

Fonte: Diário do Pará
http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=76264


O papa Bento XVI pediu neste domingo a unidade de todas as Igrejas cristãs, porque "a comunhão dos cristãos torna mais crível e eficaz o anúncio do Evangelho", antes de rezar o Ângelus dominical na Praça de São Pedro, diante de cerca de 50 mil fiéis.

Bento XVI anunciou que assistirá amanhã à cerimônia ecumênica presidindo as solenes vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros, no encerramento da Semana de Oração para a União dos Cristãos, que coincide com a conversão de São Paulo.

"A Igreja é concebida como o corpo, do qual Cristo é a cabeça, e forma com Ele um uno", acrescentou o papa, citando São Paulo: "Todos fomos batizados mediante um só espírito em um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou libertos, e todos saciamos nossa sede espiritual".

sábado, 16 de janeiro de 2010

Ato em Belém lembra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

COMITÊ INTER-RELIGIOSO PROMOVE ATO POÉTICO-POLÍTICO-RELIGIOSO

DIA 24 DE JANEIRO, DOMINGO, PELA MANHÃ, NA PRAÇA DA REPÚBLICA


O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi instituído pela Presidente da República, com a Lei 11.635, em 27 de dezembro de 2007, também homenagem em Mãe Gilda, Sacerdotisa Afro-Religiosa, que morreu de infarto por ter tido sua foto associada à charlatanismo, sendo vítima de intolerância religiosa. Mãe Gilda faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, aos 64 anos.
No mês dos 394 anos de aniversário da cidade de Belém vai acontecer o primeiro Ato de Combate à Intolerância religiosa realizado pelo Comitê Interreligioso do Pará. A ação faz parte do Calendário nacional de lutas e será realizada no dia 24 de janeiro, de 9h às 12h no Anfiteatro da Praça da República.
O ponto de partida na organização do movimento interreligioso se deu com a campanha a favor da proibição do comércio de arma de fogo e munição no Referendo de 2006. Um grupo diversificado de representações religiosas, junto com outros movimentos sociais e entidades de luta pelos direitos humanos, promoveu celebrações interreligiosas e ações articuladas a favor do SIM à proibição da comercialização de armas de fogo e a favor da disseminação da cultura de paz. Desde então, ainda que sem planejamento, o movimento interreligioso continuou se encontrando em outras atividades de promoção e respeito à diversidade e de denúncia das injustiças sociais e intolerância religiosa;
Atualmente em fase mais consolidada com 24 representações religiosas, o Comitê vem assumindo frentes de lutas como referência na defesa dos direitos humanos e liberdade religiosa, cumprindo sua missão que é a de promover o diálogo interreligioso para incentivar a cultura de justiça e da paz. A luta pela tolerância e diálogo entre as religiões produz a cultura de paz e novas relações de respeito e fraternidade.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Matéria de jornal enfoca a diversidade religiosa em Belém

Reprodução de matéria do Jornal Diário do Pará de 09 de janeiro de 2010.


394 anos: Belém, capital da diversidade religiosa




Belém tem uma das manifestações religiosas mais importantes do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em um único dia, mais de dois milhões de pessoas se unem pela fé na Virgem de Nazaré. Mas a cidade também se destaca pela grande diversidade de religiões, assim como pela liberdade de escolha e pela tolerância.

Em toda parte da cidade, é possível encontrar pessoas adeptas das mais diversas religiões, como o espiritismo e o protestantismo. Também estão muito presentes na capital do Pará as religiões afro-brasileiras trazidas da África pelos escravos. Há ainda manifestações de muitas outras religiões, vindas dos mais diversos lugares do mundo, como o islamismo, o judaísmo, o neopaganismo ou o mormonismo.

Mas, como será que os integrantes das diversas religiões encaram as diferenças? Como fazer para que a crença de cada um seja respeitada por todos?

sábado, 9 de janeiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

Participe do Encontro de Multiplicadores da CFE 2010
Região Metropolitana de Belém



Dias: 18 a 22 de janeiro de 2010

Horário: 19 às 21h
Local: Centro Social de Nazaré
Inscrições gratuitas
Informações: 32157001


A Campanha da Fraternidade 2010 é ecumênica e será promovida em conjunto pelas Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, tendo o tema “Economia e vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.


O objetivo desta Campanha da Fraternidade é “unir Igrejas cristãs, religiões e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo na construção de uma cultura de solidariedade e paz”. Para isso, conclamamos as Igrejas,  entidades religiosas e toda sociedade civil para se fazerem presentes.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vamos acompanhar esta viagem

A presidente dos Focolares Maria Voce em visita às comunidades do Movimento na Ásia

Para um mundo de paz, pela harmonia e unidade da família humana


6 DE JANEIRO – 20 FEVEREIRO 2010

É com a bênção do Papa Bento XVI, “com o desejo de abundantes graças”, que terá inicio a primeira viagem no continente asiático da presidente dos Focolares, Maria Voce. Uma Bênção “extensível às comunidades dos países visitados, particularmente caros ao coração do Papa”. Assim se lê em uma carta assinada pelo Cardeal Secretario de Estado Tarcisio Bertone.
As etapas em programa: Corea (6-10.01); Japão (11-16.01); Filipinas (17-31.01 com etapas em Tagaytay, Manila e Cebu); Tailândia (1-20.02 com etapas em Bangkok e Chiang May).
De particular importância os encontros inter-religiosos:
Japão - Tokyo - no dia 15 de janeiro Maria Voce foi convidada para falar a 5000 aderentes do Movimento budista laico Rissho Kosei-kai.

Tailandia – Bangkok – no dia 3 de fevereiro vai falar ao IV simpósio cristão budista com o tema: “Dharma e compaixão budista - Agape cristão, no mundo contemporâneo” promovido pela Universidade Mahachulalongkorn de Chiang Mai, pelo Movimento dos Focolares e pela Associação Japonesa Rissho Kosei-kai. Os participantes não são apenas da Tailândia, mas também do: Japão, Taiwan, Filipinas, Usa, Inglaterra e Itália.

Tailândia - Chiang Mai – no dia 5 de fevereiro encontrará o Grande Mestre Ajahn Thong e vai falar aos jovens da Universidade Mahachulalongkorn.
“ É um diálogo em continuidade com o diálogo iniciado há 30 anos por Chiara Lubich”- disse Maria Voce. “Com a sua partida não deve parar, mas ter um novo impulso”.

Nas cidades onde Maria Voce fará etapa, visitará o Bispo local e a comunidade dos Focolares. Na Coréia também está agendado um encontro com um grupo de deputados que aderiram ao Movimento político pela unidade dos Focolares. Nas Filipinas, no dia 28 de Janeiro estará em Manila, alí falará em uma mesa redonda durante o grande encontro que a cada 10 anos se reúne todo o clero Filipino, juntamente com os Bispos.