quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Relato completo da morte de Pe. Ruggero Ruvoletto em Manaus

(Enviado por Almir Simões , do MPC de Salvador - BA)

Foto de http://arsenalesperanca.blogspot.com/2009/09/padre-ruggero-ruvoletto.html


Calam mais um profeta na Amazônia

23-Set-2009

http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3783/9/

Na tarde escaldante deste dia 20 de setembro, milhares de pessoas, entre lágrimas e cantos, deram seu último adeus ao Pe. Ruggero Ruvoletto. O missionário de 52, da Diocese italiana de Pádua fora, covardemente, alvejado por um tiro certeiro, preliminarmente planejado nas rodas de "boca-de-fumo" do crime organizado de um dos bairros mais violentos da periferia da cidade de Manaus.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Conheçam as novas assessorias do CONIC

Novos Assessores no CONIC

A Diretoria do CONIC, em sua reunião de 10 de setembro de 2009, após proposta do Secretário Geral, e tendo em vista uma melhor otimização de seus programas e projetos, adequando sua estrutura operacional ao seu estatuto, está implementando um quadro de assessorias para ajudar a Secretaria Geral no desempenho de suas funções nas mais diversas áreas de atuação do Conselho. Os novos assessores voluntários, juntam-se aos membros das Comissões Jurídica e Teológica do CONIC com o objetivo de servir, sob a ação do Espírito Santo, às Igrejas e entidades cristãs no Brasil para o fortalecimento da consciência e práticas ecumênicas, da vivência da comunhão em Cristo, através do diálogo, da defesa da integridade da criação e da promoção da justiça e da paz.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Veja a homilia do culto da Paróquia Luterana do próximo domingo

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM BELÉM - PA

Homilia do culto de 27.09.2009

Responsável: Hélio Mairata (convidado especial)

TEXTOS:
Primeira leitura: Nm 11, 25-29
Segunda leitura: Tiago 5, 1-6
Evangelho: Marcos 9, 38-50

Os textos lidos hoje inevitavelmente nos conduzem à uma visão macroecumênica.
Na primeira leitura, do livro dos Números, observamos como Moisés, o grande fiador da Velha Aliança, mostra sua aceitação à diversidade dos seguidores de Deus e é contra o exclusivismo de um grupo e a discriminação dos demais.
No Evangelho de Marcos, Jesus, o fiador da Nova Aliança, igualmente repreende seus próprios seguidores imediatos e próximos que são contrários à existência de outros grupos de seguidores.

Para a criançada

DIA DE CIRANDA
Tema: Água, para que te quero?
APRESENTAÇÃO
Inspirado nas experiências da Catedral Anglicana de Santa Maria e da Paróquia de Confissão Luterana de Belém de propiciar encontros de crianças de diferentes confissões de fé, apresentamos o Dia de Ciranda enquanto espaço de interação, formação e diversão para as nossas crianças.
Nesta primeira experiência, trabalharemos a temática “ÁGUA, para que te quero?”, pois todos/as nós precisamos aprender mais sobre a importância da preservação do meio-ambiente para podermos defendê-lo e promovê-lo, e a melhor forma de aprender é assim, coletivamente, juntando as mãos numa Ciranda.
AGENDE-SE
Dia 17 de outubro de 2009, sábado, de 9 às 16h.
Local: Clube de Cabos e Soldados PM e BM (Icuí-Guajará)
PÚBLICO-ALVO
Crianças de 05 a 12 anos das Igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida e convidadas.
PROGRAMAÇÃO
9h- Chegada
9h30- Acolhida e Abertura:
10h- Merenda
10h15- Teatro:
11h- Brincadeiras:
12h- Almoço:
13h- Cinema:
13h30- Oficina:
14h30- Brincadeiras:
16h- Despedida
INSCRIÇÕES
  • As Igrejas devem entregar a lista das crianças inscritas até o dia 12 de outubro de 2009;
  • Junto com a lista, repassar o valor de R$2,00 por participante;
  • Outras informações (ligue 88769371)
www.redecaic.blogspot.com

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CAIC recebe saudação do novo Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas

O pastor Olav Tveit, recém eleito Secretário Geral do CMI, respondeu com muita simpatia os desejos de bom trabalho enviados pelo CAIC.
Disse ele:
"Querido Tony Vilhena,
Eu encontrei tua amigável mensagem no Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Obrigado pelas palavras agradáveis, vosso apoio e vossas orações.
De verdade, sou teu em Cristo.
Rev. Dr Olav Fykse Tveit
Secretário Geral do CMI"

CMI elege pastor norueguês para a secretaria geral
O teólogo e pastor luterano norueguês, Olav Fykse Tveit, 48 anos, foi eleito pelo Comitê Central, hoje, secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Tveit é o sétimo e o mais jovem eleito para o cargo desde a fundação do organismo ecumênico, há 60 anos.

CAIC se posiciona contra a redução da maioridade penal

CARTA ABERTA À DELEGAÇÃO DO PARÁ NA 1ª CONSEG


Belém, 26 de agosto de 2009

Prezadas e prezados,


A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG – apresenta-se como excelente oportunidade de pontuarmos os princípios e as diretrizes que serão prioridades nas políticas de segurança pública no Brasil. Apesar dos percalços naturais, já que se tratava de uma primeira experiência, fazemos um balanço muito positivo da jornada de construção coletiva da Etapa Estadual, ocorrida em Belém de 17 a 19 de junho. Nesta oportunidade, pela via democrática da eleição, vocês assumiram a gloriosa tarefa de representar o Estado do Pará na Etapa Nacional, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto, em Brasília-DF.

Nós do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC, que contribuímos na Sub-comissão de Mobilização da Etapa Estadual, e que representamos regionalmente o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, membro da Comissão Organizadora Nacional da CONSEG, percebendo o agravamento da violência e da criminalidade e considerando que o espaço de uma Conferência propicia um importante meio de o diálogo entre sociedade e governo, viemos animar a Delegação do Estado do Pará para que atente e defenda os seguintes itens do Caderno de Propostas para a Política Nacional de Segurança Pública:


Princípios

9- Valorizar e reconhecer os princípios fundamentais de direitos humanos expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como as convenções e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

11- Assegurar atendimento humanizado a todas as pessoas, com respeito às diversidades de gênero,orientação sexual, religiosa, cultural, étnico-racial e geracional. Deve ainda combater a criminalização da pobreza, da juventude, dos movimentos sociais e seus defensores, valorizando e fortalecendo a cultura de paz.

24- Assegurar a proteção da criança e do adolescente conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, bem como a interação com os movimentos de juventude.


Diretrizes

1.7- Estabelecer, estruturar e fortalecer os mecanismos de controle interno e externo, tais como as corregedorias, inspetorias e ouvidorias, com a garantia da participação da sociedade civil organizada em instância superior colegiada e recursal, representativa de todos os órgãos do Sistema de Defesa Social e Justiça, resguardando o sigilo do conteúdo, a transparência na realização dos procedimentos e favorecendo o empoderamento político, orçamentário e administrativo desses mecanismos.

1.21- Garantir a autonomia orçamentária e administrativa dos mecanismos de controle interno e externo das policias (corregedorias, inspetorias e ouvidorias, em todos os níveis governamentais), instituindo mecanismos de ação para a erradicação da tortura e das violências e criando condições para que atuem plenamente como órgãos independentes, transparentes, justos e imparciais.

3.1- Criar um piso salarial, digno, justo e igualitário, para os profissionais de Segurança Pública, nas três esferas governamentais, com reajuste periódico e plano de carreira, visando à garantia da dedicação integral e exclusiva desses profissionais ao serviço de Segurança Pública.

5.1- Construir creches e escolas públicas com educação integral e de qualidade; garantir padrões de funcionamento com estrutura para esporte, cultura e lazer; reformular a metodologia do sistema educacional. Instalar e disponibilizar para os alunos laboratórios de informática nas escolas.

5.4- Promover sistematicamente campanhas educativas para a prevenção e combate ao uso de drogas em parceria com organizações da sociedade civil.

5.17- Propor, elaborar, garantir e fortalecer políticas, leis e programas de combate à violência e às drogas..

5.34- Garantir os direitos fundamentais do cidadão; eliminar a pedofilia; combater a tortura; respeitar os princípios universais dos direitos humanos estabelecidos pela Carta das Nações Unidas; garantir os direitos individuais e coletivos; garantir os direitos de ir e vir dos Deficientes Físicos; proteger o direito à informação, educação e tratamento.


Por fim, nós apelamos para esta Delegação para que rechace destemidamente as propostas reacionárias contidas no item 5.41 que defendem a redução da maioridade penal. Reduzir a idade penal é uma resposta imediatista que não resolverá o problema do recrudescimento da violência. Quem defende a redução da maioridade penal o faz por superficialidade analítica da questão do envolvimento da juventude com os atos infracionais e/ou por oportunismo de ocasião de querer encobrir a realidade que brada por justiça e mudança nas estruturas sócio-políticas do país. Chamamos a atenção para a defesa e implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, também enquanto estratégia de segurança pública.


Lembramos que durante a CONSEG, nossas igrejas e comunidades de fé, junto com outras religiões que compõem o Comitê Inter-religioso do Pará, estarão cobrindo vocês com pensamentos positivos, meditações, rezas, preces e orações para que realizem com êxito seu papel de cidadania.


Boa viagem e boa CONSEG!



Tony Vilhena

Presidente do CAIC

PRIMAVERA PARA A VIDA CAIC recebe convite da CESE

“Deus ama a justiça e o direito.

A terra está cheia da bondade do Senhor.”

Sl 33.5

Caro Amigo Tony Vilhena,

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, inspirada pelo Evangelho anunciado por Cristo, vem apoiando, ao longo de seus 36 anos, grupos e entidades ligadas ao movimento popular que tem por objetivo defender os direitos de setores menos favorecidos e o acesso destes a uma nova realidade onde reina a justiça e a paz. Este trabalho sempre contou com o apoio das Igrejas associadas no Brasil, além de igrejas e agências de cooperação de outros países.

Desde 2001, realizamos durante a estação da primavera a CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA, que chama as Igrejas e grupos ligados à CESE a refletir sobre um tema específico e a realizar atividades que visam arrecadar fundos nacionais para a continuação do apoio a projetos de grupos populares em todo o país. A Campanha tem contribuído para esta reflexão e motivado pessoas e grupos a se integrar com alegria nesta atividade ecumênica.

O tema da CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA de 2009 será “Direitos e Justiça”. Este ano, além da sugestão de Liturgia a ser utilizada nas celebrações de sua comunidade ou dos grupos ecumênicos locais, no período da Primavera, temos algumas novidades.

Nesta edição da Campanha, realizaremos um Concurso de Desenhos direcionado a crianças com idade entre 6 e 12 anos. O tema do concurso é “Toda Criança tem Direitos” e os desenhos devem conter o Girassol, símbolo da CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA. Os três primeiros colocados vão receber prêmios da CESE. Com o concurso, pretendemos levar também aos pequenos um pouco do trabalho da CESE, estimulando a reflexão sobre a importância da solidariedade, do respeito aos direitos e da realização de ações que contribuam para que reine a justiça.

Outra novidade serão os Boletins Informativos que seguirão, por correio eletrônico (e-mail), para todos os nossos contatos. Neles, todos e todas poderão conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela CESE e receberão notícias sobre atividades desenvolvidas no período da Campanha. Quanto mais pessoas receberem estes informativos, mais força terá a nossa iniciativa. Por isso, pedimos a todos e todas colaboração para ampliar nosso mailling, reencaminhando estas informações para seus contatos e amigos.

Contamos com o seu apoio na divulgação da CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA e com o seu valoroso empenho para que tenhamos êxito na realização desta iniciativa. Queremos também nos colocar a disposição para o diálogo, para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Nosso endereço para contato é primavera@cese.org.br.

Vamos, juntos, formar uma imensa corrente de amor solidário e de serviço em favor de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos e todas têm acesso aos seus direitos fundamentais. Acolhamos em nossos corações e templos essa Campanha da CESE e façamos eco com todas as pessoas de nossas Igrejas que já abraçaram a Primavera para a Vida.

Disponibilizamos no site da CESE a Liturgia (formato A4 e formato caderno) e o Regulamento do Concurso

Solidariamente em Cristo.

Eliana Rolemberg

(Diretora Executiva da CESE)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

RETIRO DA JUVENTUDE 1º e 2 de maio de 2010

CONVOCAÇÃO DA JUVENTUDE


Querido/a

Recordar e reagir! De 1º a 03 de setembro de 2006, na Catedral Anglicana de Santa Maria, ocorreu a OFICINA DE LIDERANÇA – PAZ E VIDA! VOCACIONADOS/AS PARA O AGIR, promovida pelos Departamentos de Educação Cristã da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Parte dos recursos financeiros que possibilitaram a realização da Oficina foi garantida pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.
O objetivo do encontro foi o de animar e instrumentalizar a juventude para o exercício confiante de sua liderança, proporcionando uma discussão sobre vocação e o agir da juventude em suas comunidade de fé, bem como uma vivência da espiritualidade, comunhão e partilha de experiências.
O pastor luterano Cláudio Becker e o reverendo anglicano Dessórdi Leite, enquanto facilitadores da oficina, garantiram o protagonismo da juventude a partir de uma dinâmica que abriu espaço para a interação dos/as jovens, troca de experiências, diálogo e muita participação. Deste curso ficou semeada a vontade de aprofundarmos mais as temáticas e termos uma articulação em rede dos/as jovens das Igrejas. É daí que temos a base da proposta do RETIRO DA JUVENTUDE, promovido pelo CAIC, a ser realizado de 1º e 2 de maio de 2010.
Para que o RETIRO DA JUVENTUDE aconteça, precisamos de você! Traga sua contribuição de idéias, sonhos e ousadia para construímos coletivamente este encontro.

Se você quiser maiores informações mande um e-mail para unidadecaic@gmail.com